Buscar

Limite do Fator de Potência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique porquê as concessionárias definem como fator de potência limite para consumidores industriais o valor de 0,92. Disserte também sobre a punição aplicada aos que não se encaixam nesse limite.
Elas definem esse valor devido ser próximo de 1, ou seja, o quanto de S é P, quanto mais próximo de 1, melhor, pois estará indicando o uso eficiente de energia, quanto menor for a potência reativa estará em uso uma energia mais eficiente, já que as distribuidoras de energia perdem eficiência energética devido a energia reativa ocupar espaço. Além disto, as concessionárias ganham vantagens ao corrigir o fator de potência, onde a corrente que passará pelos fios até a chegada ao padrão diminuirá, terá menos transformação de energia em calor, onde a empresa prestadora de serviço é responsável pelo transporte desta energia, por consequência vão pagar menos pelo o transporte do mesmo. Também e de interesse da mesma que a queda de tensão seja pequena, devido a normas técnicas, não deixando de citar que se utilizará menos espaço na rede, podendo atender outros clientes.
Caso, a empresa não esteja com o fator corrigido é dado uma punição na conta de energia elétrica sofrendo um acréscimo em reais, onde: 
 
É uma punição que pode ter um valor significativo para o liquido de uma empresa. Portanto para a anulação desta multa é necessário corrigir o fator de potência através de um banco de capacitores que é um elemento conectado ao equipamento impedindo com que produza uma energia reativa alta, assim evitando sobrecargas.

Outros materiais