Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Sistema Endócrino
 Sistema integrador do organismo,em paralelo com o sistema Imune e Nervoso. Trabalham em conjunto e podem ter componenetes comuns. 
É composto com glândulas endócrinas que produzem hormônios(é uma forma de sinalização que através da circulação chegam nos órgãos). 
Glândulas clássicas
Hipófise,Tireóide,Paratireóide,glândula adrenal,pâncreas,ovários,gônodas femininas e masculinas e o hipotálamo sendo um grande sinalizador e comunicador com sistema endócrino e Nervoso.
Não Clássicas
Principal função não é secreção hormonal,como trato gastrointestinal(permite a absorção de nutrientes),rim,placenta,coração.
Hormônios
Substância química produzida por tecidos especializados e secretada na corrente sanguínea onde é levada até tecidos-alvo. 
Característica classificatórias:
Secretadas diretamente no sangue,são produzidas por células especializadas, essas células podem estar organizadas em órgãos ou não,produzem respostas específicas,precisa de um estímulo sinalizador. 
Célula alvo do hormônio
 É a célula que tem receptor ligante para o hormônio onde ele se liga e produz uma resposta. 
O produto de hormônio chega na célula alvo? 
Tem hormônios que vão produzir seus neurotransmissores que vão interagir com suas células alvos de maneira específica, o mediador que vai interagir com a célula alvo através da sinapse,mas,tem como o neurônio produzir hormônios clássicos na corrente sanguínea,chamada comunicação neuroendócrina. 
A célula secretora percebe o estímulo ou o desiquilíbrio celular e vai informar para a célula alvo o que precisa ser feito para voltar ao metabolismo basal. Parte do hormônio pode ser armazenado e outra liberada para a corrente sanguínea que nela,parte será degradado e outra seus constituintes iram para as suas células alvos(modifica o que precisa ser feito). 
Na corrente sanguínea possuem hormônio livres,proteínas plasmáticas livres e hormônio associados a proteínas livres,mas quem tem afinidade com o receptor é o hormônio e as vezes precisa de ptns que tem afinidade para se ligar.A fração livre será mais facilmente degradada na metabolismo, é a ptn que evita que o hormônio seja degradado,caso caia na corrente sanguínea. 
A quantidade de hormônio afeta seu efeito. 
Regulação Heteróloga- quando um hormônio interfere no receptor de outro hormônio. Ex: hormônio tireoidiano em grande quantidade interfere nos receptores de células cardíacas,que tem maior sensibilidade à adrenalina. 
Quem regula?
Tem o eixo hipotalâmico que estimula algumas células da adeno-hipófise a produzirem hormônios que vão chegar na célula alvo que vão produzir hormônios que responda ao estímulo específico,que dependendo da quantidade de hormônio presente no sangue vai fazer a retroalimentação negativa,portanto diminuir a expressão de seu próprio estimulador, tanto a nível hipofisário quanto a nível hipotalâmico. Harmonizando a funcionalidade dos eixos. 
Maior pico de GH é no sono da noite. 
Sinais químicos liberados por células endócrinas
-Distribuídos pelo organismo através dos vasos sanguíneos ou no intersticio para células adjacentes
-Incluem 3 tipos de componentes:
-Esteroides: derivados de colesterol (ovários, testículos, adrenal) liberados na corrente sanguínea e transportados ligados a proteínas carreadoras, no citoplasma da célula.Ex: Progesterona(é um esteroide) pode ganhar um citoplasma, interagir dentro da célula com seu receptor e regular a transcrição gênica diretamente(ela e seu receptor). OBS: para todos os esteróide há um receptor de membrana.
-Peptídeos, proteínas, glicoproteínas: sintetizados por hipotálamo, hipófise, tireoide, paratireoide, pâncreas, células enteroendócrinas no sistema digestório,encontra seu receptor na membrana. Ex: LH, IGF1,vão acionar a maquinaria celular acoplada a esse receptor que vai variar também (no caso do LH(proteína GS,que vai aumentar a constante de AMPc,ativar a PKA e regular em última instância a transcrição gênica. IGF1 interage com seu receptor que leva a fosforilação de ptns no citoplasma,posteriormente vai fazer que haja a regulação de um gene específico.)-Análogos ou derivados de aminoácidos, incluindo catecolamina são sintetizados pela medula adrenal e neurônios, também se incluem os hormônios tireoidianos iodados. 
OBS: Interfere na sua maneira de agir, a ligação que o hormônio faz com o receptor não é covalente.
A resposta celular depende de sinalizadores,influenciada pelo que acontece fora da célula. Matriz extracelular interfere no mecanismo de resposta intracelular. 
Ca++ resulta na abertura do canal(efeito instantâneo). 
O hormônio regula os mais diferentes processos do nosso organismo,mantendo o basal e adotando condições adversas. 
Diferenciar? Como diferenciação celular,como todas as nossas células basicamente tem o mesmo DNA,mas possuem compostos diferentes,precisa acontecer nessa célula uma repressão de genes que não são necessários para seu funcionamento.
Imaturidade Pulmonar- os alvéolos não estão prontos para respirar. 
Os hormônios necessários para a maturação é o T3,T4,maturação do GH,cortisol,diferenciação sexual a gônoda que produz hormônio X e Y que produz testosterona vai se diferenciar em sexo masculino. Maturação do hormônio necessário para uma célula,mesmo comprometida com um fenótipo,funciona de maneira unica.EX: manutenção da homeostase,crescimento,sexualidade. 
Comunicação entre SE e SN
 Se comunicam para ter função adequada para o organismo como um todo,se auto regulam. Ex: O que acontece com a produção de prolactina, que são hormônios hipotalâmicos capazes de produzir, dopamina que inibe que inibe a produção de prolactina, o que estimula a prolactina são as células capazes de produzi-la como algumas células da adenohipófise, que tem vários efeitos mas o maior deles é produzir a síntese de leite nas mamas, que é anfitricado pelo estímulo neural, sensorial que vem do mamilo da mulher. Quando o bebê mama, acontece uma aferência neuronal vai até o hipotálamo que permite que haja maior estímulo para a produção de prolactina. Quanto maior o estímulo sensorial maior vai ser a produção de uma determinada substância, maior a liberação de hormônios reprodutores. 
Estrogênio Ovariano, exerce seus efeitos pela retroalimentação negativa a nível hipotalâmico e a nível hipofisário e o seu funcionamento depende do seu efeito nuclear quanto seu efeito de membrana. Ex: O estrogênio interagindo com o receptor de membrana na região de cavéola gera óxido nitrico,faz com que haja sinalização de DTP 3k onde vai ter liberação de óxido nítrico sintase e liberação de óxido nítrico,basicamento um efeito de membrana. 
Testosterona-produzida pelos testículos regulada pelo eixo feedback negativo,e centralmente por feedback negativo no eixo hipotálamo. 
Pode ser convertida em outros hormônios,como estradiol. 
Temos o CRH que é o homônio hipotalâmico e o ACTH na linha adenohipofisária que fazem com que a adrenal produza cortisol. Fazem retroalimentação negativa defende do efeito de membrana. 
ACTH e a apredição de Cortisol (são semimuno supressores endose supra fisiologe)
 Sistema Endócrino se comunicando com o Sistema Imune, que tem hormônio s produtores de CRH, que vão fazer que algumas células da adenohipófise produzem GH que faz que dois camadas do córtex cerebral produzam cortisol(que terá efeito direto sobre a resposta imunológica. É capaz de regular a resposta imunológica, capaz de reduzir a cascata imunológica que é a ação imunológica em sequência. Ex: regula ocitocina que pode ter efeito local
Efeito não- genômico dos hormônios esteroides:
1- tem receptor na membrana 
2-tem de efeito importante 
3- tem efeito de membrana
Resposta ao Estresse- Síndrome de adaptação generalizada ?
Leptina hormônio capaz de inibir a fome, produzida pelo tecido adiposo(a característica do tecido pode influenciar na ocitocina)
Músculo pode produzir mediadores que caem na corrente sanguínea. Lisina produzida pelo musculo regula a termogênese, importante no desempenho muscular.
 Tem efeito de tecido adiposode aumentar a expressão de CP1 ,que aumenta a capacidade de produzir calor ,de dissipar o calor,pode estar envolvida na diminuição de peso, na diminuição da resistência a insulina.

Mais conteúdos dessa disciplina