Buscar

CASO concreto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 1
Diante do texto acima e, de acordo com o que você apreendeu da leitura referente à Aula 1, responda: a) A verdadeira concepção de política se coaduna com o desinteresse da coisa pública pela cidadania? 
Não, porque o próprio conceito de política e de como se pensar ou organizar as estruturas de poder, a sua forma de organização, os processos de tomada de decisão entre outros. A política também está relacionada como a preservação dos interesses sociais.
b). Estaria correta a afirmação do filósofo Francis Wolff quando afirma que "o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça à democracia"? Justifique sua resposta.
Sim, pois este desinteresse pela política pode fragilizar o processo democrático, com a tomada de poder por grupos ou pessoas com interesses adversos do bem comum.
Aula 2
Caso 1- “’E evidente que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum que os mantenha subjugados, eles se encontram naquela condição que é chamada de guerra; e essa guerra é uma guerra de cada homem contra cada outro homem”. Aponte o autor dessa frase e a situação por ele descrita:
xb) Hobbes e o estado da natureza.
Caso 2- Como vimos, em Hobbes, o contrato social faz com que os indivíduos abdiquem de sua infinita liberdade e a entreguem a um soberano, que deve garantir suas vidas e uma ordem social segura. Com este acordo, segundo Hobbes, está criada a sociedade e também o Estado. Neste sentido, pergunta -se: 
Quais as finalidades do Estado na visão de Hobbes?
Para Hobbes o Estado é um mal necessário, pois é ele que vai garantir a ordem, preservar a vida, e fornecer a segurança dos indivíduos, razão pela qual renunciamos alguns direitos e entregamos para o Estado (menos o direito à vida).
Aula 3
Na visão de Locke e Rousseau os homens são completamente livres conforme a sua natureza, pelo que são criaturas marcadas pela bondade. Sendo certo que com o surgimento da propriedade e o homem abandona a sua condição natural, pode-se afirmar que a propriedade surge da mesma forma e tem os mesmos efeitos na formação do Estado para ambos os autores?
Não, Locke acredita que a propriedade é anterior a ideia de Estado. A propriedade é um direito natural e inviolável, desde que adquirida pelo trabalho. E possui a missão de conservar os direitos naturais. Este pensamento agradava a burguesia da época. Para este autor o Estado é mero administrador de seus direitos.
Para Rousseau, a origem das desigualdades sociais vem da propriedade, pois ouve a apropriação do bem que era de todos por um indivíduo. Segundo este autor o início das desigualdades sociais é justamente a ideia da propriedade privada. A propriedade marca o início da sociedade civil. Para Rousseau o homem deve abrir mão de sua vontade geral para atender à vontade coletiva. O pacto social serve a proteção de seus direitos. 
Aula 4
Considerando a possibilidade das ilhas de Fernando de Noronha deixarem de compor o território brasileiro, é certo que a extensão territorial brasileira será alterada. Com a dita alteração, o mar territorial e o espaço aéreo sofrerão algum tipo de impacto?
Sim, ambos serão reduzidos com a supressão do espaço de 12 milhas náuticas, traçados a partir do litoral de Fernando de Noronha e do espaço aéreo correspondente.
Aula 5 
Caso 1- Paulo, refugiado de guerra, já vive no Brasil acerca de 20 anos, já tem todos os documentos Brasileiros, já constituiu a sua família (com mulher e um casal de filhos) tem emprego fixo, mas não pensa em se naturalizar brasileiro. Quando questionado a esse respeito, ele afirma ser grato ao Brasil, mas que não se sente brasileiro. Diante do caso de Paulo, é possível identificar uma distinção o entre o conceito de povo e o conceito de nação?
População são todas as pessoas presentes no território do Estado, num determinado momento, inclusive estrangeiros e apátridas. A população é um dado quantitativo, demográfico e estatístico. Já povo é a identificação é o vínculo do indivíduo com o Estado. Também é compreendido como quadro humano sufragante, que se politizou, o corpo eleitoral. Do ponto de vista jurídico “ o conjunto de indivíduos que pertencem ao Estado pela relação de cidadania”. Do ponto de vista sociológico, povo é compreendido como nação. O povo é compreendido como toda a continuidade do elemento humano, projetando historicamente no decurso de várias gerações e dotado de valores e aspirações comuns
A partir dos conceitos expostos, não é possível separar os conceitos de povo com o de nação, pois estão interligados. 
Aula 6
Diante do acima exposto, pergunta-se: a) Diante do que está expresso no Art. 4º da Constituição Federal, é possível afirmar que o Brasil deve considerar que a soberania sempre exterioriza a supremacia estatal?
O art. 4° descreve a soberania interna e externa. Soberania interna: representa o poder do estado possui uma autoridade suprema, no sentido que predomina sobre as vontades individuais. Poder coercitivo do Estado. Já a Externa manifesta-se nas relações internacionais dos estados. Excluindo toda subordinação.
Aula 7
Caso 1- Considere a hipótese: O Premier da Alemanha propõe que a Comunidade Europeia se transforme em uma federação enquanto que o Premier da França contrapropõe que ela se transforme em uma confederação. Ambos querem estabelecer um vínculo jurídico, entre aqueles estados europeus, mais forte que o Tratado de Maastrich. Do ponto de vista da natureza dos vínculos jurídicos propostos, o que os diferenciaria?
Para o Premier alemão que propõe a transformação da União Europeia em uma federação, deseja que esta tenha como vinculo jurídico uma constituição, com Estados federados, autonomia política limitada, repartição de receitas e sem direito a secessão.
Enquanto o francês, deseja que A união Europeia seja uma confederação, nesta forma de governo o vínculo jurídico e feito através de tratados, a cada Estado mantem a sua soberania como governo interno, mas se unem com finalidade econômica, militar e política, com o direito a secessão.
Aula 8 
A proposta do representante da família real faz algum sentido sob a perspectiva da teoria política atualmente estudada?
R. Não pois em verdade estão presentes a característica da republica (eletividade, prazo determinado de mandato responsabilidade política dos governantes); enquanto a monarquia se caracteriza pela vitaliciedade, hereditariedade e irresponsabilidade política do monarca.
 A Constituição brasileira de 1988 permitiria uma modificação (emenda constitucional) com a finalidade de alterar a forma de governo republicana pela forma monárquica? Pesquise e responda.
Sim, desde que não seja monarquia absolutista.
Aula 9
a) Por que razão o Presidente da Câmara afirmou que no sistema parlamentarista o Primeiro -Ministro pode ser destituído antes do término do mandato?
No parlamentarismo o governo depende da maioria politica e eleitoral no parlamento para se manter, caso não possua será destituído e o parlamento dissolvido e novas eleições convocadas. 
 b) Estaria correta a afirmação do Presidente da Câmara quando afirma que no presidencialismo ao se eleger o governante, somente na eleição seguinte o povo teria condições de rever sua posição? Pesquise e responda de forma fundamentada. 
A posição do ex-presidente da câmara está parcialmente correta, no presidencialismo em regra o chefe do poder executivo tem o mandato fixo e determinado, não podendo ser destituído por impopularidade ou por falta de maioria política no parlamento. Porém, o presidente da republica pode ser destituído do cargo se cometer crime de responsabilidade, em julgamento a ser conduzido pelo parlamento, mas, conforme a tipificação jurídica da infração prevista na CF.
O que é o recall? O Brasil adota este instituto?
O Recall é um referendo regulatório no qual determinado mandato eletivo pode ser encerrado antecipadamente e novas eleições convocadas em função de uma votação popular neste sentido, o Brasil não adota este instituto.
Aula 10
a) A alteração da idade mínima para exercíciodo voto pode ser considerada uma medida que amplia o grau de democracia de “P”? 
 
sim, porque a ampliação do sufrágio para a redução da idade mínima amplia o número de pessoas que podem votar.
b) A vontade popular manifestada por meio de parlamentares é admitida dentro de um quadro teórico democrático? Se sim, seguindo que modelo de democracia, a dos antigos ou a dos modernos? Justifique. 
Sim, por meio de parlamentares corresponde a democracia moderna, ou seja, um modelo democrático em que os cidadãos elegem seus representantes para exercer o poder político em seu nome.
A manifestação nas ruas pode ser considerada como exercício democrático ou a democracia somente deve ser reconhecida pela manifestação institucional do voto? Justifique sua resposta.
As manifestações nas ruas são partes da democracia, pois, representam o exercício dos direitos de liberdade de expressão e reunião, possibilitando a manifestação de grupos e ideias, para o debate livre é plural.

Continue navegando