Buscar

apol 1903

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Didática
Leia a citação a seguir:
“[...] um dos [momentos] mais marcantes foi no início da década de 1980, quando a didática foi posta em questão. Novamente, observamos a didática reverberando os movimentos sociais dos trabalhadores no período pós-Ditadura e no bojo de movimentos sociais de reorganização da sociedade civil brasileira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n52/09.pdf>. Acesso em 14 fev. 2017.
De acordo com o livro-base Didática, a década de 1980 é considerada um marco importante para a história do Brasil. Em relação à expectativa de formação de professores nesse período, analise a assertivas a seguir. 
Na sequência, assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
	
	A
	Pautada na racionalidade técnica e científica, a formação de professores era tida como a forma de aprimorar os conhecimentos de determinada área.
	
	B
	A formação de professores estava ligada, de forma restrita, à área científica, com menor ênfase em didática e nas licenciaturas.
	
	C
	A formação de professores tendia ao pensamento crítico e político, com objetivos de atuação e transformação social.
	
	D
	A formação de professores era pautada no desenvolvimento econômico do país e, por isso, foi conduzida de forma instrumental e racionalizada.
	
	E
	Nesse período, a formação de professores baseava-se na formação política como forma de barrar as possibilidades de redemocratização do país.
Questão 2/10 - Didática
Leia o seguinte extrato de texto:
“Quando educadores e psicólogos apresentam o ‘aprender a aprender’ como síntese de uma educação destinada a formar indivíduos criativos, é importante atentar para um detalhe fundamental: essa criatividade não deve ser confundida com busca de transformações radicais na realidade social, busca de superação radical da sociedade capitalista, mas sim criatividade em termos de capacidade de encontrar novas formas de ação que permitam melhor adaptação aos ditames da sociedade capitalista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n18/n18a04.pdf> Acesso em 14 fev. 2017.
O livro-base Didática apresenta o pressuposto da aprendizagem com ênfase no “aprender a aprender” e que foi difundido nos anos 2000. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta tal pressuposto de forma correta:
	
	A
	Os alunos devem ser produtivos, ativos, criativos, com aprendizagem centrada no fazer e nas práticas de interação.
	
	B
	Os educandos devem ser críticos e autônomos, capazes de aprender sozinhos e, gradativamente, vai sendo retirado o papel do professor no processo da aprendizagem.
	
	C
	Os estudantes devem ser passivos e disciplinados, sendo o professor a figura central do processo de aprendizagem.
	
	D
	Os professores têm papel fundamental na transmissão do conhecimento teórico, sendo os alunos coadjuvantes nesse processo.
	
	E
	Aprender a aprender significa dizer que os alunos do século XXI são mais capazes de aprender sozinhos do que os alunos do século XX.
Questão 3/10 - Didática
Leia o excerto de texto a seguir:
“Comênio viveu num dos períodos mais conturbados da Europa, com longas e contínuas guerras religiosas: a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Os profundos sofrimentos pelos quais passou levaram Comênio a buscar alternativas para educar melhor o ser humano e, assim, possibilitar-lhe uma vida mais digna“.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: URBAN, Ana. Didática organização do trabalho pedagógico. Curitiba: IESDE, 2009. p. 13.
De acordo com o excerto anterior, os conteúdos abordados, no livro-base Didática, sobre a proposta de Comênio, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) As aulas expositivas tinham, por objetivo, a transmissão de conhecimentos, de acordo com os interesses capitalistas de fragmentação e particularismo da sociedade.
II. (  ) Há uma hierarquia em sua proposta, na qual o professor é o “inspetor supremo” e nele deve estar centrado o processo de ensino.
III. (  ) A transmissão do conhecimento, como procedimento didático, remonta ao período no qual o capitalismo começava a florescer.
IV. (  ) A educação, no período de Comênio, visava a formação da sociedade comum, em que predominava uma educação dialética.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	V – F - V - V
	
	B
	V – V – V - F
	
	C
	F – F – V - V
	
	D
	V – F – V - F
	
	E
	F – V – V - F
Questão 4/10 - Didática
Considere o seguinte extrato de texto:
“No final de 1970 e início dos anos de 1980, ocorreu a ruptura do pensamento tecnicista e buscou-se superar a dicotomia entre professores/especialistas; pedagogia/ licenciaturas; especialistas/generalistas. O que se pretendia era um profissional de visão ampla, com domínio e compreensão da realidade de seu tempo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/viewFile/538/393> Acesso em 14 fev. 2017.
De acordo com o livro-base Didática, leia as assertivas a seguir sobre os movimentos sociais influenciaram a formação dos professores na década de 1980. 
Na sequência, assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
	
	A
	Os movimentos sociais influenciaram a formação dos professores parcialmente, pois defendiam que qualquer pessoa sem formação poderia ser professor.
	
	B
	Os movimentos sociais da década de 1980 requisitavam que todos os professores passassem por exames de comprovação de suas habilidades e competências.
	
	C
	Os movimentos sociais mobilizaram a consciência política dentro das escolas, contribuindo para relacionar o ato pedagógico ao político.
	
	D
	Os movimentos sociais impediram que os professores se organizassem politicamente como forma de expor suas próprias ideias.
	
	E
	Os movimentos sociais da década de 1980 reivindicavam que a formação docente estivesse vinculada à formação técnica instrumental.
Questão 5/10 - Didática
Leia o excerto de texto a seguir:
“As transformações ocorridas no mundo do trabalho neste fim de milênio desencadearam impactos sociais nos diversos campos, inclusive no educacional. [...] observa-se uma profusão de discursos articulados aos conceitos de competitividade, produtividade, eficiência, eficácia, eqüidade, competências, novas qualificações, entre outros, destacam a educação como elemento estratégico para a implementação dos processos de modernização almejados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <  http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/988/962>   Acesso em  14 fev. 2017.
A partir do excerto anterior, dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Didática, analise as assertivas a seguir, sobre a abordagem didática do “aprender a aprender”:
I. Fundamenta-se numa visão existencialista e, como consequência, percebe a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem.
II. A abordagem deste processo didático está no redescobrir o conhecimento, ou seja, o aluno deve dominar o método para aprender.
III. John Dewey é um dos teóricos que se posiciona contra esta perspectiva do ‘’aprender a aprender’’.
IV. O centro deste processo é o professor, que ensina o aluno o método de aprender.
São corretas as assertivas:
	
	A
	III e IV, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	I e IV, apenas.
	
	D
	II e IV, apenas.
	
	E
	I e II, apenas.
Questão 6/10 - Didática
Leia o seguinte extrato de texto:
“O que está em jogo atualmente é o confronto entre distintas concepções da qualidade da educação, que têm a ver com os diferentes modos de entender as relações entre educação e sociedade. Explicitar essas diversas perspectivas é fundamental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://site.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/42105274.pdf> Acesso em 21 fev. 2017.
De acordo com o livro-base Didática, ao longo da história brasileira, há diferentes visões sobre Educação. Durante a década de 1970 no Brasil, quais eram as características tomadas como referência para se considerar um professor como competente? 
Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que contém a resposta correta:
	
	A
	O professor deveria ter domínio de conteúdo e visão contextualizada das realidades de cada estudante e do entorno da escola.
	
	B
	O professor deveria ter domínio de todas as áreas de conhecimento, além de ser um intelectual engajado em movimentos sociais e organizações civis.
	
	C
	O professor deveria ter didática e abranger, de múltiplas formas, as necessidades educacionais de cada estudante.
	
	D
	O professor deveria ser atencioso e complacente, tendo em vista a carência dos alunos.
	
	E
	O professor deveria ter conhecimento de técnicas e de aplicações práticas, além de total controle do tempo a partir de um planejamento rígido e racionalizado.
Questão 7/10 - Didática
Leia o seguinte extrato de texto:
“Entre os pressupostos da avaliação formativa destacamos que a prática da avaliação se expressa como um processo permanente e associado ao conjunto das ações realizadas na prática pedagógica. Nesse processo, inserem-se padrões culturais que são incorporados na prática, integrando o julgamento realizado feito pelo avaliador sem constrangimento e comunicado de modo espontâneo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://goo.gl/2lOL24>. Acesso em 14 fev. 2017.
De acordo com o livro-base Didática, a Pedagogia da Sistematização Coletiva do Conhecimento pode ser entendida como uma alternativa de realização da pedagogia. Sobre esta proposta, analise as assertivas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (  ) A compreensão da realidade social e os conteúdos são os meios de se chegar ao conhecimento.
II. (   ) Valoriza-se a instrução e a organização sistematizada do conhecimento.
III. (   ) Valoriza-se o domínio da teoria e a prática é decorrência da teoria.
	
	A
	V - V - V
	
	B
	F - F - F
	
	C
	V - F - F
	
	D
	F - V - V
	
	E
	F - F - V
Questão 8/10 - Didática
Leia a seguinte citação:
“Os ‘passos’ da aprendizagem e referências para o ensino são essenciais para o aluno. No encaminhamento desses ‘passos’, observa-se que a clareza é fator essencial à sistematização e às associações de significados, favorecendo a compreensão e a aplicação do conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RANGEL, Mary. Métodos de Ensino para a Aprendizagem e a Dinamização das Aulas. Campinas: Papirus, 2005, p. 67.
Considerando a citação anterior e o livro-base Didática, analise as alternativas a seguir. Na sequência, marque a alternativa que apresenta a sequência correta dos passos da aprendizagem no ensino centrado no eixo transmissão-assimilação, sob a ótica de Herbart:
	
	A
	Apresentação, preparação, assimilação, aplicação e generalização.
	
	B
	Apresentação, assimilação, preparação, generalização e aplicação.
	
	C
	Preparação, apresentação, generalização, aplicação e assimilação.
	
	D
	Assimilação, aplicação, apresentação, preparação e generalização.
	
	E
	Preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação.
Questão 9/10 - Didática
Leia o fragmento do texto a seguir:
“Não pode existir uma teoria pedagógica, que implica em fins e meios da ação educativa, que esteja isenta de um conceito de homem e de mundo. Não há, nesse sentido, uma educação neutra. Se para uns, o homem é um ser da adaptação ao mundo (tomando-se o mundo não apenas em sentido natural, mas estrutural, histórico-cultural), sua ação educativa, seus métodos, seus objetivos, adequar-se-ão a essa concepção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://drb-assessoria.com.br/7PAPELDAEDUCACAONAHUMANIZACAO.pdf>. Acesso em 12 fev. 2016.
Tomando como referência os conteúdos abordados no livro-base Didática, analise as assertivas a seguir, em relação aos objetivos no planejamento da ação pedagógica. 
Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a assertiva correta:
	
	A
	Para que o processo de ensino ocorra de forma qualitativa, faz-se necessário, primeiramente, delinear os métodos de ensino, para depois serem traçados os objetivos.
	
	B
	A primazia de escolha está nos conteúdos a serem tratados na sala de aula e, posteriormente, serão pensados os objetivos a serem atingidos.
	
	C
	A formulação dos objetivos educacionais implica em uma escolha consciente por parte dos docentes, fundamentada em experiências prévias e mediadas a partir da análise de dados diversos.
	
	D
	O planejamento da ação docente é de grande importância para bom andamento do processo de ensino e aprendizagem, sendo que o primeiro passo para sua elaboração é o delineamento dos métodos de ensino e, posteriormente, dos objetivos, conteúdos e critérios de avaliação.
	
	E
	A avaliação deve ser o primeiro passo no processo de ensino e aprendizagem, com o estabelecimento de critérios e instrumentos que irão nortear o planejamento da ação docente.
Questão 10/10 - Didática
Leia o seguinte extrato de texto:
“Os futuros professores começam a avaliar a prática não pelo seu resultado, mas pelo processo. A avaliação não se restringe a considerar se é uma boa prática, e sim apontar os elementos que a compõe e as condições que a determinam. [...]. Assumem a compreensão na perspectiva de totalidade, não como soma das partes [...]. Nesse sentido, entendemos que os estudantes elaboram saberes da experiência para a sistematização de conhecimentos profissionais na perspectiva da teoria como expressão da prática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://goo.gl/2lOL24> Acesso em 14 fev. 2017.
A didática, na perspectiva da sistematização coletiva do conhecimento, possui cinco princípios norteadores.  Tomando como referência o livro-base Didática para a sua resposta, analise as alternativas a seguir. 
Na sequência, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um desses princípios:
	
	A
	Princípio da avaliação unilateral e sistemática.
	
	B
	Princípio da transmissão à produção do conhecimento: pesquisa-ensino.
	
	C
	Princípio da reprodução cultural.
	
	D
	Princípio da ressignificação cultural.
	
	E
	Princípio da liberdade de expressão.
Questão 1/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Wallon propõe uma teoria pedagógica, mas seu interesse pela educação levou-o a elaborar textos específicos sobre educação e, junto com outros educadores, um projeto de reforma do ensino francês, que ficou conhecido como Projeto Langevin-Wallon."
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Wallon e a educação. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). Henri Wallon: psicologia e educação. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2006. p. 71.
De acordo com o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, as proposições teóricas de Wallon apontam para duas ordens de fatores, os fatores orgânicos e os fatores:
	
	A
	biológicos
	
	B
	genéticos
	
	C
	educacionais
	
	D
	sociais
	
	E
	intelectuais
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
	6(?)
	7(?)
	8(?)
	9(?)
	10(?)
Questão 2/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Bebês nascem, crianças crescem, vivem e atuam no meio social. A criança é um ser social desde sempre, pois nasce num contexto, semiótica e afetivamente, constituído pelo grupo do qual é parte.
Para compreender o processo de desenvolvimento precisamos estar voltados para a totalidade das relações das quais a criança faz parte e as quais modifica. Wallon entende que a criança é um ser geneticamente social, ou seja, nasce num meio envolvente do qual depende inteiramente para a satisfação de seus desconfortos e necessidades, sendo um ser biológico que nasce já social e membro de um grupo com cultura e linguagem próprias". 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. Uma visão prospectiva de desenvolvimento em que o presentes está sempre recriando o passado. In: COLINVAUX, Dominique; LEITE, Luci Banks; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco (Orgs.). Psicolologia do desenvolvimento: reflexões e práticas atuais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. p. 71-72. 
Com base no texto, nos conteúdos das aulas e livro-base da disciplina, é possível dizer que o enfoque sobre o qual Wallon desenvolveu sua teoria foi chamado de:
	
	A
	interacionista
	
	B
	biológico
	
	C
	cognitivista
	
	D
	histórico
	
	E
	behaviorista
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
	6(?)
	7(?)
	8(?)
	9(?)
	10(?)
Questão 3/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Considerando-se os currículos escolares e a massa de informação que eles contêm, é de se supor que nem sempre os alunos estejam em condições de atribuir um significado imediato a determinados conteúdos distantes de seu saber cotidiano. Em alguns momentos deixa de haver a prevalência do significado, ocorrendo então um outro tipo de aprendizagem: a automática ou mecânica, ou seja, aquela que se restringe a uma mera associação entre estímulo e resposta. Ausubel (1980) a define como sendo a aprendizagem de novas informações, com pouca ou nenhuma associação a conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva." 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: MOYSÉS, Lucia. O desafio de saber ensinar. 5. ed. Campinas: Papirus, 2000. p. 30.  
De acordo com os conteúdos das aulas e livro-base da disciplina, como se chama a forma de organizar o ensino em diagramas, que indicam as relações entre os conceitos, proposta por Ausubel?
	
	A
	Mapa conceitual
	
	B
	Construtivismo
	
	C
	Aprendizado significativo
	
	D
	Substantivismo
	
	E
	Reconciliação integrativa
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
	6(?)
	7(?)
	8(?)
	9(?)
	10(?)
Questão 4/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Sabemos que as teorias clássicas de aprendizagem apresentam dificuldades sérias para explicar a aquisição dos comportamentos elementares e complexos, em razão, sobretudo, de entenderem a aprendizagem como oposta à inteligência (com suas consequências limitativas das relações da aprendizagem com a razão e com o desen volvimento). Por isso é necessário mostrar que o trabalho científico e epistemológico de Piaget sobre a aprendizagem constitui uma novidade teórica capaz de superar as dicotomias seculares entre aprendizagem e inteIigncia, entre aprendizagem e razão e entre aprendizagem e desenvolvimento".
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: DONGO-MONTOYA, Ádrian Oscar. Teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget. São Paulo: UNESP, 2009. p. 17-18.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, qual o nome da teoria proposta por Jean Piaget?
	
	A
	Epistemologia genética
	
	B
	Construtivismo
	
	C
	Social-desenvolvimentismo
	
	D
	Teoria da aprendizagem
	
	E
	Sócio-histórica
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
	6(?)
	7(?)
	8(?)
	9(?)
	10(?)
Questão 5/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A teoria de aprendizagem significativa, trazida por Ausubel, é o oposto da educação reacionária e violenta. No viés dessa teoria, a construção de valores teóricos reforça a participação e as experiências do aprendiz, dando ênfase à compreensão, no sentido amplo do conhecimento. Dessa forma, oportuniza às vivências exteriores a sala de aula atribuírem significado ao que é aprendido, evitando-se a memorização de um conteúdo sem sentido."
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: SALLES, Gilsani Dalzoto; KOVALICZN, Rosilda Aparecida. O “mundo” das ciências no espaço da sala de aula: o ensino como um espaço de aproximação. In: NADAL, Beatriz Gomes. Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007. p. 99.
Conforme os conteúdos das aulas e livro-base da disciplina, Ausubel é um importante representante da aprendizagem significativa, e, portanto, da psicologia:
	
	A
	interacionista
	
	B
	behaviorista
	
	C
	cognitivista
	
	D
	marxista
	
	E
	minimalista
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
	6(?)
	7(?)
	8(?)
	9(?)
	10(?)
Questão 6/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Nove anos após a proclamação da Terceira República, exatamente quando a França reerguia-se das ruínas provocadas pelo império de Napoleão III, nasce em Paris, numa família republicana, Henri Wallon. Esse autor dedicou sua vida a viver para os outros. Além de acadêmico, foi um homem político. Mesmo trazendo de berço a tradição política herdada do deputado e seu avô, também chamado Henri Wallon, sua participação na humanidade foi marcada mais por sua dedicação como pesquisador do que propriamente pelos cargos políticos que chegou a assumir. Seus estudos têm como principal objetivo decifrar o homem, isto é, desvelar como um recém-nascido, com toda a sua imperícia, transforma-se em um adulto. Com essa preocupação, atribuiu um papel básico à emoção e sobre ela elaborou uma teoria psicogenética que ocupa um lugar fundamental em toda a sua obra." 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999. p. 19.
De acordo com o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, no tempo em que Wallon foi estudante universitário, o curso de Psicologia ainda não existia. 
Nesse contexto, em qual curso graduou-se Wallon?
	
	A
	Psiquiatria
	
	B
	Biologia
	
	C
	Enfermagem
	
	D
	Medicina
	
	E
	Filosofia
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
	6(?)
	7(?)
	8(?)
	9(?)
	10(?)
Questão 7/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir.
"Antes de obras árabes e hebraicas chegarem ao Ocidente, durante o século XII, ele não possuía um conhecimento direto da parte principal e mais significativa das obras de Aristóteles ou do neoplatonismo, [...]. Anteriormente, recorria-se aos escritos neoplatônicos dos padres da Igreja, sobretudo Santo Agostinho. Só no século XIII surgiu uma série de sistemas baseados num corpo coerente de metafísica, resultando enfim na crescente independência da filosofia na dissolução de sua parceria com a teologia e no colapso da estrutura da filosofia". 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: LOYN, Henry R. Dicionário da Idade Média. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1997. p. 148.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, esse tipo de filosofia era característico de qual período histórico?
	
	A
	Pré-história
	
	B
	Antiguidade
	
	C
	Idade Média
	
	D
	Idade Moderna
	
	E
	Contemporaneidade
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
	6(?)
	7(?)
	8(?)
	9(?)
	10(?)
Questão 8/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Falar da perspectiva de Vygotsky é falar da dimensão social do desenvolvimento humano. Interessado fundamentalmente no que chamamos de funções psicológicas superiores, e tendo produzido seus trabalhos dentro das concepções materialistas
predominantes na União Soviética pós-revolução dc 1917, Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a idéia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social. A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do individuo, molda o funcionamento psicológico do homem."
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 17. ed. São Paulo: Summus, 1992. p. 24.
Conforme o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, na teoria proposta por Vygotsky, a linguagem é uma das funções psicológicas do homem. 
Nessa perspectiva, o sentido da palavra é:
	
	A
	literal
	
	B
	subjetivo
	
	C
	inesgotável
	
	D
	impenetrável
	
	E
	único
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
	6(?)
	7(?)
	8(?)
	9(?)
	10(?)
Questão 9/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Uma vez que a psicologia é, em essência, uma disciplina prática, os psicólogos centram sua atenção primordialmente no self-como-objeto, o aspecto “mim” do self. Este é o aspecto que podemos conhecer, explorar e tentar mudar nas direções desejadas. Este é o aspecto produzido em grande medida pelas primeiras experiências aprendidas já discutidas, sendo o aspecto de interesse mais imediato para os educadores. Entre os psicólogos que contribuíram para nosso conhecimento do seIf-como-objeto, talvez o mais conhecido seja CarI Rogers (1902–1987)."
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: FONTANA, David. Psicologia para professores. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1998. p. 269.
Com base nos conteúdos das aulas e livro-base da disciplina, é possível dizer que o método criado por Rogers, no qual o cliente é compreendido como pessoa caracteriza-se como:
	
	A
	behaviorista
	
	B
	não diretivo
	
	C
	esquizo-análise
	
	D
	sócio-histórico
	
	E
	cognitivista
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
	6(?)
	7(?)
	8(?)
	9(?)
	10(?)
Questão 10/10 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Rogers, em sua oposição ao behaviorismo e em suas críticas a pontos fundamentais da teoria e da técnica da psicanálise, antecipava e inspirava as posições contestatórias que a Terceira Força assumiria. Suas contribuições para construir uma psicologia científica que tivesse respeito pela dimensão subjetiva do homem, considerando-a uma das especificidades distintivas de seu objeto de estudo, assim como as principais ênfases temáticas de suas pesquisas e teorização, são excelente amostra do significado do movimento humanista como reflexão e proposta de um modelo de ciência do homem para a psicologia. Sua visão otimista da natureza humana, por ele entendida como biologicamente orientada para o crescimento e a auto-atualização" [sic].
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: BOAINAIN JR., Elias. Tornar-se transpessoal. São Paulo: Summus, 1999. p. 93-94. 
Com base nos conteúdos das aulas e livro-base da disciplina, o que é a autoatualização proposta por Carls Rogers?
	
	A
	É o significado que o ser humano dá aos signos e às ideias que são expressas por estas proposições.
	
	B
	É a relação entre os contextos sociocultural e biológico na constituição afetiva do indivíduo.
	
	C
	É considerado como o mais alto nível de saúde psicológica que um indivíduo pode alcançar.
	
	D
	É caracterizado como o encontro das condições genéticas e as condições de existência cotidiana.
	
	E
	É a relação entre estímulos recebidos e respostas dadas por um indivíduo em busca de autoconhecimento.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
	6(?)
	7(?)
	8(?)
	9(?)
	10(?)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais