Buscar

AULA 10 PARTE 1 hernina intest, bridas, volvo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA PATOLOGICA
HERNIAS ABDOMINAIS:
Conceito: é o deslocamento de estruturas do local de maior pressão para menor pressão. As abdominais são o deslocamento de porções de vísceras intestinais para fora da cavidade peritoneal em locais de menor resistência da parede abdominal. 
Defeitos congênitos em orifícios naturais: hiato diafragmático (quando ele é maior), hiato do cordão espermático (inguinal), cicatriz umbilical.
A hérnia se projeta através do orifício, esse orifício oco ela sai para fora da parede abdominal ela leva consigo parte do peritônio parietal com isso o conjunto da alça abdominal que protruiu mais o peritônio ligado a ele forma o saco herniario e ele forma uma constrição no pescoço da porção herniada e isso diminui o retorno venoso ela edemacia a porção do intestino não volta ao normal a hérnia sofre encarceramento. Com o tempo comprime o lado arterial com isso leva isquemia infarto (estrangulamento). As hérnias leva doenças intestinais de obstrução e doença intestinal isquêmica.
Nas hérnias temos fatores pre-disponentes: (diminuição da resistência abdominal)
1- anomalias congênitas – falta de parte da parede abdominal ou do diafragma.
2- enfraquecimento da musculatura abdominal (principalmente após os 50 anos)
3- fatores hereditários- enfraquecimento da parede.
Fatores desencadeantes:
Aumento da pressão abdominal – esforço físico, gravidez, tosse, ascite.
A pressão do orifício de herniação... slide. Revisando
TIPOS DE HERNIAS:
1- Hérnia inguinal: são as mais comuns (80%) pode ser direta (mais comum quando tem uma grande pressão intra-abdominal e tem a passagem da alça intestinal para bolsa escrotal. Indireta: quando aumenta a pressão abdominal mas o individuo não tem ponto de enfraquecimento e a alça abdominal passa pelo cordão espermático (anel inguinal)
2- Femoral: OCORRE QUANDO A PARTE intestinal protue no canal femoral onde passa as artérias femorais. Quando tem a passagem (mudança) brusca de cor no intestino (fica muito escuro “do nada”) significa que o infarto é na porção arterial.
3- Incisional: se forma ao longo das linhas da incisão ou de cicatriz cirúrgica. Causas: cirurgias, uso de drenos, deficiência de vitamina C (diminui cicatrização), distensão abdominal, tosse (aumenta a pressão abdominal)
VOLVULO OU VOLVO:
Torção da alça abdominal sobre si mesma levando a obstrução da luz e compressão do pedículo vascular, devido ao mesentério maior ou megacolon chagásico dolico (auemento de tamanho longitudinal). Isso leva a infarto e gangrena.
Principais complicações: rupturas e peritonite. No brasil mais comum no sigmoide e megacolon chagásico no ceco e íleo. Os fatores pre disponente é dilatação e alongamento (dolico). As manifestações clinicas são quadro de abdome agudo.
ADERENCIAS OU BRIDAS:
São traves fibrosas que se desenvolve entra as alças intestinais ou entre a parede abdominal e região de cicatriz de cirurgia previa – inflamação peritoneal ou endometriose.
Principais consequências: o segmento que formou brida, uma traciona a outra levando a um estrangulamento e obstrução mecânica.

Continue navegando