Buscar

Resumo do Texto sobre o Uso de Polimeros na Construção Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Daniel Nicotra Ramos	RA:145403	01/04/18
Resumo do Texto: Polímeros Na Construção Civil
	Os polímeros têm sido aproveitados pelos seres humanos desde a antiguidade, com o passar dos séculos, as tecnologias vêm se aperfeiçoando e os usos dos polímeros se multiplicam a cada dia. Esse tipo de material, no geral, tem grande elasticidade, baixa condutividade térmica, resistência à oxidação, ao calor, às radiações ultravioleta, à água, a ácidos e bases, a solventes e reagentes, etc.
	As aplicações dos polímeros são inúmeras, tendo destaque na indústria têxtil, na fabricação de embalagens e, ultimamente com preeminência, na construção civil. 
	Na área de construções, há aplicação de materiais poliméricos nas instalações hidráulicas, como o PVC, material mais barato, duradouro e resistente quando comparado aos materiais tradicionais como cerâmica e ferro galvanizado. Nas instalações elétricas os polímeros também são utilizados em grande escala, visto que os mesmos são bons isolantes elétricos. Além disso os polímeros são empregados em esquadrias, portas, pisos, revestimentos, forros tintas e vernizes.
	Os resíduos causados pelo uso de materiais poliméricos afetam diretamente o ambiente, como a sustentabilidade tem grande destaque atualmente, novas maneiras de adequação vêm sendo desenvolvidas objetivando a utilização e reutilização desses materiais com o menor dano possível ao meio ambiente. 
Uso de polímeros nas Áreas da Engenharia Civil
Além das aplicações citadas no texto, os polímeros podem ser utilizados em alguns casos que podem parecer até mesmo inusitados:	
Tijolo feito com plástico reciclado:
Fabricado com resíduos plásticos que teriam como destino aterros sanitários, lixões e até oceanos, o produto é utilizado em projetos arquitetônicos para construção de casas, sejam populares ou de alto padrão. De acordo com a empresa, o material permite que a construção seja realizada em um período mais curto, além de ter seus custos reduzidos, garantindo assim mais economia e agilidade às obras. 
Outras vantagens são que, como o tijolo é bem mais leve, há redução dos volumes e peso de embalagens; maior facilidade no transporte e armazenamento de materiais; uso limitado de concreto e armação de ferro nas fundações e, por último, menor necessidade de utilização de maquinários. E um ponto importantíssimo, menor risco de acidentes com trabalhadores.
Madeira Plástica
Conhecida também como madeira ecológica, a madeira plástica é um produto resultante da aplicação de uma moderna tecnologia industrial. O processo agrega matérias-primas recicláveis, como resíduos plásticos industriais variados. Esses reíduos são misturadas e transformadas em peças semelhantes à madeira natural e que podem substituí-la em diversas aplicações.
 	A produção da Madeira Plástica, além de retirar milhares de toneladas de resíduos da natureza, não há desperdício de água. Toda a água utilizada no processo é reaproveitada. Trata-se um produto 100% reciclado e reciclável, com aparência de madeira natural. A madeira plástica é composta de material completamente sustentável.

Continue navegando