Buscar

Trabalho simples sobre motor de stirling

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
Área do conhecimento de Ciências Exatas e 
Engenharia
Fluídos e Termodinâmica
Profª Fernanda Miotto
Acadêmico: Raul Panarotto Neto
MOTOR STIRLING
Caxias do sul
4 de dezembro de 2017
O motor Stirling foi inventado em 1816 por Robert Stirling. Sua proposta era de ser uma alternativa mais segura para o motor a vapor, já que ele lida com pressões mais baixas.
Esse motor utiliza como fluido de trabalho um gás. Seu funcionamento se dá pela variação de volume do gás segundo a variação de temperatura a qual é submetido. O gás sofre expansão quando aquecido e contração quando resfriado.
Este motor funciona com um ciclo termodinâmico composto por quatro fases: 1-2 compressão isotérmica;
 2-3 Aquecimento isocórico;
 3-4 Expansão isotérmica;
 4-1 Arrefecimento isocórico.
O diagrama Pressão x Volume do motor de stirling é muito próximo do Ciclo de Carnot, o qual diz respeito ao limite teórico máximo de rendimento de máquinas térmicas.
O motor é constituído por um único cilindro, de dois pistões em linha, onde o interno (deslocador) faz o deslocamento do fluido (ar) entre as câmaras quente e fria e o pistão de trabalho mantém o pistão deslocador suspenso e responsável pelo trabalho do motor.
Algumas de suas vantagens são: Poder ser alimentado por qualquer fonte de calor, apresentar uma operação silenciosa, sua simplicidade, seu baixo desgaste interno, cerca de 25 mil horas de funcionamento até o final da vida útil,...
Porém, o motor também possui desvantagens que impedem que sua utilização seja em maior escala: Alto custo de fabricação, problemas com a vedação do fluído, lenta aceleração e desaceleração e os resíduos deixados por certos combustíveis que podem ser usados.
	A eficiência deste motor pode ser estimada pelo cálculo da eficiência da máquina de Carnot (princípio da eficiência dos motores). Este cálculo consiste em:
E= 1- Tf/Tq
As temperaturas fria e quente utilizadas neste trabalho foram respectivamente de 8°C e 105°C, que na unidade internacional Kelvin equivalem a 281K E 378K.
Sendo assim a eficiência calculada foi de 0,257 ou 25,7%.

Continue navegando