Buscar

Administrativo I Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova 1 – Direito Administrativo I (Anhanguera) – Prof.: Aldo A. Massih Jr.
Fase/Turma:_5ª e 6ª B / 2ª-feira Data:_______________ Matrícula (opcional): _______________________
Nome completo:____________________________________________________________________________ 
Assinatura:_________________________________________________________________________________
1 – O tempo máximo de duração da prova (avaliação) será de 1:50 (uma hora e cinquenta minutos).
2 – A prova será realizada de forma absolutamente individual. PLENO SILÊNCIO É FUNDAMENTAL!
3 – Expressamente proibido qualquer tipo de consulta (Livros, Constituição, CLT, etc.).
4 – Eventual esquecimento do ‘preenchimento’ completo e legível do nome e assinatura nos espaços acima (e na Ata de Prova!) impossibilitará a identificação do aluno, ficando, portanto, sem nota.
5 - A ‘interpretação’ é parte integrante das assertivas e não serão respondidos questionamentos sobre a prova. 
6 – Em indagações objetivas não se admite qualquer rasura no gabarito, tal fato anula toda a questão. Tenha muita atenção quando for repassar sua opção para o gabarito, pois apenas este será corrigido.
7 - Todas as questões valem ½ (meio) ponto (escolher e registrar ‘V’ ou ‘F’ em cada uma das opções do gabarito). Tenha certeza da escolha antes de anotar a resposta à caneta no gabarito.
8 – Serão corrigidas apenas as respostas escritas no gabarito e com caneta azul ou preta. Não serão validadas respostas marcadas fora do gabarito, em branco, com borrão/rasura, à lápis ou em canetas de cores diversas.
9 – Os três (03) últimos alunos deverão permanecer em sala de aula, até que estes finalizem e entreguem, conjuntamente, as suas respectivas provas.
10 – Não será permitida a entrega da prova e retirada da sala, por qualquer aluno, sem respeitar completamente o tempo mínimo e máximo estabelecidos pela coordenação e legislação vigente da Universidade.
11 – HORÁRIO: Será excepcionalmente permitido o atraso conforme regras e legislação estabelecidos pela coordenação e Universidade (desde que nenhum outro aluno já tenha finalizado sua prova e saído da sala), após este prazo não poderá ingressar em sala de aula, em respeito aos colegas que cumpriram o horário determinado.
- OBS.: Qualquer desrespeito aos itens acima poderá resultar em retirada da prova e, inclusive, eventual nota “ZERO”. - EXCELENTE PROVA A TODOS!
Gabarito:
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	11
	12
	13
	14
	15
	16
	17
	18
	19
	20
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
QUESTÕES:
Assinale abaixo e “obrigatoriamente” nos respectivos itens com numeração de 1 a 20 do GABARITO as opções “V” quando for verdadeiro e “F” quando falso, para cada um dos questionamentos que seguem: 
(....) 1) Agências reguladoras têm diferenças em relação às clássicas autarquias. Como regra seu regime é especial, seus dirigentes são estáveis e têm mandatos fixos. 
(....) 2) Agências reguladoras e agências executivas se confundem, ambas tem o mesmo objeto e são apenas um rótulo, uma nomenclatura dada a um contrato específico firmado entre a administração e um de deus órgãos. 
(....) 3) É regra processual que as sentenças proferidas contra as autarquias não estão sujeitas ao duplo grau de jurisdição, produzindo efeito de imediato.
(....) 4) A autarquia se considera como fazenda pública, razão por que nos processos em que é parte tem prazo sempre em quádruplo para contestar e recorrer, com o novo CPC esta situação processual quanto aos prazos permanecerá a mesma. 
(....) 5) Quanto à responsabilidade civil, as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa. 
(....) 6) Aos juízes comuns compete processar e julgar as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes.
(....) 7) Os bens das autarquias são considerados como bens privados.
(....) 8) Empresas públicas e sociedades de economia mista tem personalidade jurídica de direito privado. 
(....) 9) As mesmas razões que inspiraram o princípio da legalidade, no tocante à criação de pessoas administrativas, estão presentes no processo de extinção. Assim aplicamos o princípio da simetria das formas jurídicas ou do paralelismo das formas, pelo qual a forma de nascimento dos institutos jurídicos deve ser a mesma utilizada para sua extinção. 
(....) 10) O princípio da legalidade é basicamente um conjunto de meios através dos quais pode ser exercida função de natureza fiscalizatória sobre determinado órgão ou pessoa administrativa. 
(....) 11) O princípio da especialidade pode ser entendido como aquele que aponta para a necessidade de ser consignada na lei a atividade a ser exercida, descentralizadamente, pela entidade da Administração Indireta. 
(....) 12) Uma das diferenças significativas entre entidades (também conhecidas como entes) e órgãos é que órgãos tem personalidade jurídica e entes não. 
(....) 13) Por força da autonomia conferida pela Constituição, todas as entidades federativas podem ter a sua Administração Indireta. 
(....) 14) Podemos conceituar a Administração Indireta do Estado como o conjunto de pessoas administrativas que, vinculadas à respectiva Administração Direta, têm o objetivo de desempenhar as atividades administrativas de forma descentralizada.
(....) 15) A atividade centralizada é aquela exercida pelo Estado diretamente. Quando se fala em Estado aqui, estão sendo consideradas as diversas ‘pessoas políticas’ que compõem nosso sistema federativo - a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. 
(....) 16) A clássica administração pública, nos moldes do DL 2000/67, não faz menção a princípios como do planejamento, coordenação e descentralização. 
(....) 17) É relevante observar que os princípios devem ser respeitados por todas as esferas federativas, abrangendo a administração direta e a indireta. É importante aplicar, então, nos temas de nossos estudos, os princípios administrativos constitucionais da legalidade, a moralidade, a impessoalidade, a publicidade e a eficiência. 
(....) 18) O fenômeno da desconcentração na administração pública está ligado ao desmembramento de órgãos para propiciar melhoria na sua organização estrutural. 
(....) 19) São indissociáveis as noções de federação e independência das pessoas federativas nos termos pautados na Constituição Federal, e é a independência que atribui aos entes da federação os poderes de autoconstituição, autogoverno, autolegislação e autoadministração.
(....) 20) Como critérios adotados para definir-se a classificação dos órgãos públicos, sob o aspecto da composição, podem os órgãos dividir-se em singulares, quando integrados por um só agente, e coletivos, os mais comuns, quando compostos por vários agentes. 
�PAGE �
�PAGE �2�

Outros materiais