Buscar

Prova contabilidade internacional - Estudo dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
As Demonstrações Contábeis, também conhecidas como demonstrações financeiras, são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas pela administração de uma empresa e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas e também os diversos usuários da contabilidade. Disponível em http://www.crcba.org.br/submissaodetrabalhos/arquivos/be20c9abd0.pdf. Acesso fev. 2018. 
A norma que trata da apresentação das demonstrações financeiras, a IAS 1, determina que estas sejam elaboradas e divulgadas:
	a)
	Ao menos uma vez a cada três anos.
	b)
	Apenas no encerramento das atividades da empresa.
	c)
	Apenas na abertura das atividades da empresa.
	d)
	Sempre após a entrega das obrigações acessórias.
	e)
	Ao menos uma vez por ano.
Pergunta 2
Coligada é a entidade sobre a qual a investidora mantém influência significativa, sem chegar a controlá-la. Influência significativa significa existência do poder de participar nas decisões financeiras e operacionais da investida. Disponível em:
 http://www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/audiencias_publicas/ap_snc/anexos/2009/deli605-CPC18-sumario.pdf. Acesso fev. 2018.
Com relação a existência da influência significativa, portanto, entende-se que é um investidor influente aquele que possui, direta ou indiretamente:
	a)
	20% ou mais do capital votante da investidora.
	b)
	No máximo 20% das ações votantes da investida.
	c)
	1/3 dos membros do conselho financeiro na investidora.
	d)
	1/3 dos membros do conselho fiscal na investidora.
	e)
	20% ou mais do capital votante da investida.
Pergunta 3
O leasing, ou arrendamento mercantil, é uma operação com características legais próprias, em que o proprietário de um bem o arrenda a um terceiro, que terá a posse e poderá usufruir dele enquanto vigorar o contrato, com a opção de adquiri-lo ou não definitivamente no final.
Disponível em http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/04/leasing. Acesso fev. 2018.
No caso do arrendamento transferir a propriedade do ativo para o arrendatário no fim do prazo de arrendamento, caracteriza uma situação de:
	a)
	Leasing Operacional.
	b)
	Leasing Financeiro.
	c)
	Leasing Smallcaps.
	d)
	Leasing de Gestão.
	e)
	Leasing Organizacional.
Pergunta 4
A contabilidade brasileira continua passando por muitas mudanças em diferentes aspectos, mas a principal delas foi a adoção das normas internacionais conhecidas como International Financial Reporting Standards (IFRS). Essas alterações afetaram todos os setores e, inclusive, a contabilidade financeira, aquela ligada ao dia a dia das empresas e de suas demonstrações contábeis, os órgãos governamentais e os bancos das faculdades. Afinal, o ensino da contabilidade teve que se adaptar a essa nova realidade e, assim, todo o ambiente envolvendo a prática contábil passou por grandes transformações percebidas até hoje. Disponível em http://portal.blbbrasilescoladenegocios.com.br/ifrs-o-que-sao/. Acesso fev. 2018.
O órgão brasileiro criado para ser o responsável pela emissão das normas contábeis em harmonia com as normas internacionais é o (a):
	a)
	Comissão de Valores Mobiliários - CVM.
	b)
	Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC.
	c)
	Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC.
	d)
	Comitê de Política Externa - COPEX.
	e)
	Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - SELIC.
Pergunta 5
A depreciação é a perda de valor de um bem decorrente de seu uso, do desgaste natural ou de sua obsolescência. Na contabilidade das empresas, essa depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem que é descontado ao longo do tempo, de acordo com sua expectativa de vida útil.
Disponível em https://www.dicionariofinanceiro.com/depreciacao/. Acesso fev. 2018.
Para o cálculo da depreciação, um dos critérios a ser considerado é o valor que, presumivelmente, o ativo terá ao final da sua vida útil, também chamado de:
	a)
	Valor tributável.
	b)
	Valor operacional.
	c)
	Valor residual.
	d)
	Valor adicionado.
	e)
	Valor bruto.
Pergunta 6
O goodwill é um ativo intangível que surge, na maioria das vezes, decorrente da aquisição de uma empresa por outra. Assim o goodwill é normalmente a diferença entre o que uma empresa paga para adquirir outra e o valor patrimonial dessa mesma empresa (Capital Próprio). Disponível em https://www.portal-gestao.com/artigos/6104-o-que-%C3%A9-o-goodwill.html. Acesso fev. 2018.
O goodwill tem vida útil indefinida, segundo a IAS 36 (ativos intangíveis), e, portanto, não pode ser amortizado. Porém, deve ser efetuado um teste anualmente para verificar se uma perda pode ser reconhecida. 
O referido teste é conhecido como: 
	a)
	Wilcoxon.
	b)
	Valor Agregado.
	c)
	Ajuste do Capital Investido.
	d)
	Impairment.
	e)
	Cambial.
Pergunta 7
Segundo Iudícibus (2000) uma exigibilidade contingente é uma obrigação que pode surgir, dependendo da ocorrência de um evento futuro.Entretanto, é preciso observar que muitos passivos estimados dependam da ocorrência de eventos futuros, mesmo assim não são rigorosamente contingenciais.
DIsponível em http://www.sinescontabil.com.br/monografias/trab_profissionais/ivconvencao/elen_suely_cunha_e_geova_madeira_teoria_da _contabilidade.htm. Acesso fev. 2018.
Na prática, o termo provisão, que representa um passivo de vencimento ou valor incerto, pode gerar dúvida quando comparado com o termo obrigação ou passivo contingente. Porém, o termo passivo contingente é utilizado para passivos que não atendem a (ao):
	a)
	Regime contábil misto.
	b)
	Teste de volatilidade.
	c)
	Método do custeio variável.
	d)
	Teste de ajuste ao valor presente.
	e)
	Critério de reconhecimento.
Pergunta 8
De acordo com a IAS 1, que trata da a apresentação das demonstrações financeiras, estas devem ser preparadas com base no princípio da continuidade. Quando a empresa não tiver a intenção de continuar com suas operações, por intenção da administração em liquidar a entidade, ou não possuir nenhuma alternativa para continuar com suas operações, essa informação deve ser divulgada em notas explicativas. COLTRO, Tessa Cristina P. Contabilidade Internacional: IAS 1 – Apresentação das Demonstrações Financeiras. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.
Além disso, as demonstrações contábeis devem ser elaboradas com base no regime de competência, com exceção da:
	a)
	Demonstrativo da Dívida Fundada.
	b)
	Demonstração do Resultado do Exercício.
	c)
	Demonstrativo da Dívida Flutuante.
	d)
	Demonstração do Fluxo de Caixa.
	e)
	Demonstração do Valor Agregado.
Pergunta 9
Conforme disposto na norma IAS 8, as políticas contábeis são definidas como princípios, convenções, regras e práticas específicas aplicadas por uma entidade ao preparar e apresentar demonstrações financeiras. COLTRO, Tessa Cristina P. Contabilidade Internacional: IAS 08 – Políticas Contábeis, mudanças nas estimativas contábeis e correção de erros. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.
Desta forma, sempre que houver mudança de uma política contábil adotada pela empresa, a mesma deve constar em:
	a)
	Relatório de Controle Gerencial.
	b)
	Relatório de Apontamentos.
	c)
	Notas de Cooperação.
	d)
	Notas Explicativas.
	e)
	Relatório de Cooperação.
Pergunta 10
No que diz respeito à Demonstração dos Fluxos de Caixa, em contabilidade, a conta caixa representa efetivamente o caixa da empresa, porém, na geração de caixa, o conceito é mais amplo, envolvendo também os equivalentes de caixa, são mantidos com a finalidade de atender os compromissos de curto prazo e não para investimentos e outros fins. COLTRO, Tessa Cristina P. Contabilidade Internacional: IAS 7 - Demonstração do Fluxo de Caixa. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.
Sendo assim, considerando as atividades em que a DFC está organizada,o pagamento de fornecedores se enquadra em:
	a)
	Atividades de Terceiros.
	b)
	Atividades de Preparação.
	c)
	Atividades Previstas.
	d)
	Atividades Operacionais.
	e)
	Atividades Processuais.

Outros materiais