Buscar

Processamento de Dados e Algoritmos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Na construção de algoritmos computacionais é importante ter a compreensão do que é o processamento de dados. E neste contexto de compreensão, podemos em um primeiro momento buscar a compreensão de cada um dos dois termos em separado, processamento e dados. Quando nos referimos a Dados, é INCORRETO afirmar que:
Qualquer valor numérico pode ser considerado um dado.
2Você foi contratado para desenvolver um algoritmo responsável por calcular a área e o volume de um cubo. E como primeira etapa do desenvolvimento do algoritmo, você acessou o site Google e digitou uma pesquisa sobre o que é um cubo e como se calcula a sua área e volume. O Google te retornou como primeiro item da pesquisa o site Só Matemática (www.somatematica.com.br) e entre as informações presentes no site, você tinha:
• “Um Cubo é um paralelepípedo retângulo com todas as arestas congruentes ( a= b = c). Dessa forma, as seis faces são quadrados.”
• “A área total AT é dada pela área dos seis quadrados de lado a"
• “De forma semelhante ao paralelepípedo retângulo, o volume de um cubo de aresta a é dado por: V= a . a . a = a3”
Ao analisar e buscar o entendimento das informações, marque a alternativa CORRETA em que demonstra qual etapa de construção do algoritmo você está realizando:
 
A etapa de definição de condição lógica.
3O processamento computacional passa por três fases essenciais que são: entrada, processamento e saída. Complete as lacunas, abaixo, com os termos adequados.
A fase de _______________ é a fase de transformação ou geração de novos dados. Já a fase de _______________ é a fase responsável pela apresentação dos resultados gerados pelo algoritmo.
Marque a alternativa CORRETA que corresponde respectivamente as lacunas.
Processamento e saída
4A fase de teste de um algoritmo é geralmente a última fase que realizamos na criação de um algoritmo computacional e trata de uma simulação de execução do algoritmo criado. Em relação à etapa de teste, marque a alternativa CORRETA:
Só é possível com computadores. 
Sobre o processamento de dados, algoritmos, o ensino de programação e a atividade de programar. Analise as afirmativas abaixo e diga se são (V)verdadeiras ou (F) falsas.
( ) O processamento de dados pode ocorrer através da geração de novos valores numéricos a partir de operações aritméticas básicas.
( ) Os algoritmos só podem ser descritos para resolverem problemas computacionais, como o cálculo de desconto de uma compra.
( ) O ensino de programação de computadores é uma preocupação de líderes mundiais e fundadores de grandes empresas de tecnologia.
( ) A atividade de programação só é possível de ser exercida por estudantes das áreas de Tecnologia da Informação e Engenharias, devido a sua alta complexidade.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
V f v f

Outros materiais