Buscar

diferenças entre as tendências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIFERENÇAS ENTRE AS TENDÊNCIAS METODOLOGICAS TRADICIONAL E LIBERTARIA
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
TRADICIONAL: O professor tem uma relação de autoritarismo sobre os alunos,
LIBERTARIA: Apesar de aluno e professor serem desiguais e diferentes, nada impede que o professor se coloque a disposição do aluno, sem impor suas concepções e ideias, o professor é um orientador e um catalisador, ele se mistura ao grupo para uma reflexão em comum, os alunos são livres em relação ao professor e o professor aos alunos.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
TRADICIONAL: Nesta tendência as avaliações tem um caráter qualitativo, quantitativo e coercitivo. Onde seguindo esta linha de raciocínio ela se torna eletiva e/ou seletiva, ela se torna exclusiva devido o fato que exclui os alunos que não entenderam o conteúdo explicado pelo professor, do restante dos alunos.
LIBERTARIA: Não existe avaliação nessa tendência, porque ela visa favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres, então não faz sentido qualquer tentativa de avaliação do que foi aprendido.
SUBORDINAÇÃO AO ESTADO
TRADICIONAL: Se curva a burocracia, aceita tudo que lhe é imposto pelo estado.
LIBERTARIA: Essa pedagogia pretende ser uma forma de resistência contra a burocracia como instrumento da ação dominadora do Estado, que tudo controla (professores, programas, provas etc.), retirando a autonomia
PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO ALUNO
TRADICIONAL: Prepara intelectual e moralmente os alunos para que eles assumam sua posição na sociedade. o compromisso da escola é com a cultura.
LIBERTARIA: Exerce uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário.
CONTEÚDOS ENSINADOS
TRADICIONAL: são aqueles que foram ao longo do tempo acumulados e, nesse momento, são passados como verdades absolutas, sem chance de questionamentos ou levantamentos de dúvidas em relação a sua veracidade. Nessa concepção não está presente a consideração sobre os conhecimentos prévios do aluno, apenas o que está no currículo é transmitido, sem interferências ou ‘perdas de tempo’.
LIBERTARIA: Os conteúdos são colocados a disposição do aluno, mas não são exigidos, porque o importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo. São os alunos que definem o que se deve estudar, sem necessariamente haver um rol de disciplinas e conteúdos predefinidos
METODOS DE ENSINO
 TRADICIONAL: Exposição verbal da matéria e/ou demonstração 
LIBERTARIA: É na vivência grupal, na forma de autogestão que os alunos buscam encontrar as bases mais satisfatórias de sua própria instituição, graças a sua própria iniciativa e sem qualquer forma de poder.

Continue navegando