Buscar

Avaliando nutrição 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-
	Na época das grandes navegações, o escorbuto se constituiu doença grave, sendo notificada publicamente pelo médico Lind (oficial médico a bordo nas Naus inglesas), em 1753. Na Bahia, entre 1897-1905, ocorreram surtos de beribéri em um asilo de doentes mentais. Na mesma época, a pelagra vitimava uma grande quantidade de internos em asilos e orfanatos. O raquitismo, reconhecido em meados dos anos de 1700, teve um aumento na incidência com a revolução industrial e já era epidêmico na virada do século XX. Estes acontecimentos impulsionaram os estudos na área da nutrição e nos anos 30 do século XX, quase todas as vitaminas tinham sido descobertas e mostraram ter atuação terapêutica. Neste contexto surgiu um médico brasileiro que dedicou a sua vida ao estudo dos problemas alimentares, que além de introduzir temas importantes nas discussões clínicas, tornou a questão da alimentação pública responsabilidade do Estado. Este médico chamava-se: 
		
	
	Pedro Escudero
	
	Dutra de Oliveira
	
	Álvaro Osório
	
	Josué de Castro
	
	Carlos Augusto Monteiro
	
	
	
	
	2-
	Sobre o histórico do surgimento da profissão nutricionista, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas: I. O primeiro curso de nutrição do país surgiu em 1939 no Instituto de Higiene de São Paulo. II. A Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN) foi fundada no dia 31 de julho de 1949. III. Os cursos de nutrição e dietética da América Latina foram influenciados pela Escola Chilena de Dietistas e médicos dietólogos. 
		
	
	V/V/V.
	
	F/F/F.
	
	V/F/V.
	
	F/V/V.
	
	V/F/F.
	
	
	
	
	3-
	A emergência da Nutrição foi fortemente influenciada pelo médico argentino Pedro Escudero, criador do Instituto Nacional de Nutrição, da Escola Nacional de Dietistas em 1933 e do Curso de Médicos "Dietólogos" da Universidade de Buenos Aires. Em 1937, Pedro Escudeiro criou as Leis da Alimentação. A maior importância delas está na simplicidade de seus enunciados, que se adequam tanto para a alimentação de uma pessoa saudável quanto para a dieta de indivíduos enfermos, elas são representadas pelas seguintes leis abaixo, a única opção INCORRETA é: 
		
	
	Promoção 
	
	Adequação 
	
	Quantidade 
	
	Harmonia 
	
	Qualidade 
	
	
	
	
	4-
	Em relação ao Histórico da Nutrição, marque a alternativa correta:
		
	
	Foi na década de 70 que foi criado o primeiro curso de Nutrição
	
	Foi através da lei n 8234 de 1991 que criou-se a CFN
	
	Foi criado em 31 de agosto a ASBRAN e por isso é comemorado o dia do nutricionista
	
	Foi na região Sul que foram criados os primeiros cursos de Nutrição
	
	Foi aprovada a lei n 6583 em 1978 que regulamenta a profissão do nutricionista
	
	
	
	
	5-
	Numa época em que se atribuía o atraso e a pobreza às origens climáticas e étnicas, _______________ afirmava serem tais estigmas causados por razões sociais, estruturas impostas à sociedade. Ele discutiu a fome em seus aspectos sociais mais profundos e até hoje é lembrado pela sua luta em acabar com a fome. Através da sua luta contra a fome, ele solidificou a ciência da nutrição no Brasil. Esse texto fala de:
		
	
	Josué de Castro
	
	Sylvio Soares de Mendonça 
	
	Pedro Escudeiro
	
	João Baptista
	
	José João Barbosa
	
	
	
	
	6-
	Nos últimos 20 anos, houve uma expressiva expansão do número de cursos de Nutrição no Brasil. Em janeiro de 2000 existiam 106 Cursos de Nutrição no país, sendo 22 públicos e 84 privados, com oferta de aproximadamente 8000 vagas por ano, representando um crescimento na ordem de 502,5%. Este fato gerou: 
		
	
	Fixação do segundo currículo mínimo da profissão; 
	
	Grande rivalidade e divergências na área; 
	
	Processo de mobilização e politização da categoria.
	
	Maior empregabilidade; 
	
	Acomodação salarial; 
	
	
	
	
	7-
	De que maneira as obras de Josué de Castro contribuíram para a Nutrição no Brasil?
		
	
	Em suas obras, provou que a fome seria resolvida com a ampliação da produção de alimentos, mas com a distribuição não só dos recursos, como também da terra para os trabalhadores nela produzirem, tornando-se um ferrenho defensor da reforma agrária.
	
	Em suas obras, provou que a questão da fome se tratava do quantitativo de alimentos ou do número de habitantes, mas sim da forma igual que acontece a distribuição das riquezas, concentradas cada vez mais nas mãos de menos pessoas. Por isso, acreditava que a problemática da fome não seria resolvida com a ampliação da produção de alimentos, mas com a distribuição não só dos recursos, como também da terra para os trabalhadores nela produzirem, tornando-se um ferrenho defensor da contra a reforma agrária.
	
	Em suas obras, provou que a questão da fome seria resolvida com a ampliação da produção de alimentos, mas com a distribuição não só dos recursos, como também da terra para os trabalhadores nela produzirem, tornando-se um ferrenho defensor da contra a reforma agrária.
	
	Acreditava que a problemática da fome não seria resolvida com a ampliação da produção de alimentos, mas com a distribuição não só dos recursos, como também da terra para os trabalhadores nela produzirem, tornando-se um ferrenho defensor da contra a reforma agrária.
	
	Em suas obras, provou que a questão da fome não se tratava do quantitativo de alimentos ou do número de habitantes, mas sim da má distribuição das riquezas, concentradas cada vez mais nas mãos de menos pessoas. Por isso, acreditava que a problemática da fome não seria resolvida com a ampliação da produção de alimentos, mas com a distribuição não só dos recursos, como também da terra para os trabalhadores nela produzirem, tornando-se um ferrenho defensor da reforma agrária.
	
	
	
	
	8-
	Na América Latina, a emergência da Nutrição foi influenciada pelo médico argentino Pedro Escudero. No Brasil, a Nutrição emergiu em 1940, quando foram criados os quatro primeiros cursos, centralizados em que região do país? 
		
	
	Sudeste; 
	
	Nordeste; 
	
	Norte; 
	
	Centro-oeste.
	
	Sul;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais