Buscar

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA2b

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA 
	201703071948
	 
	Ref.: 201703859369
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Após a crise de 1929 surge uma nova era na história do pensamento econômico guiada por uma nova doutrina que pregava a necessidade da intervenção do Estado na economia. Essa teoria era chamada de:
		
	 
	Teoria Neoclássica.
	
	Teoria das Vantagens Comparativas.
	
	Teoria Geral da População.
	 
	Teoria Keynesiana.
	
	Teoria Marxista.
	
	 
	Ref.: 201703697423
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Há um consenso acadêmico de que a Economia adquire caráter científico e desponta como um ramo autônomo de conhecimento a partir :
		
	
	Dos economistas neoclássicos, tais como Alfred Marshall e Jean Baptiste Say
	 
	Dos economistas clássicos, tais como Adam smith e David ricardo
	 
	Da sistematização das idéias de Adam Smith acerca da " Mão Invisível"
	
	Dos economistas Pós-Keynesianos, cujo expoente máximo é John Maynard Keynes
	
	Do pensamento mercantilista e da Fisiocracia
	
	 
	Ref.: 201703829900
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os autores clássicos surgiram no século XVIII, com a escola de pensamento francesa chamada fisiocracia. Os fisiocratas consideravam que a riqueza de um país não era medida pelo estoque de metais preciosos como afirmavam os mercantilistas. Para eles a riqueza de um país vinha de tudo aquilo que era retirado da terra. Dentre os autores abaixo qual aquele que não faz parte da escola clássica.
		
	
	David Ricardo dizia que os rendimentos decrescentes da terra quando um fator é fixo e outro varia a produção cresce até certo ponto e depois começa a decrescer sendo necessário introduzir mais fatores de produção do fator fixo.
	 
	Keynes defendia a intervenção do Estado na condução da economia, via gastos públicos e fez uma crítica a Lei de Say dizendo que a demanda cria sua própria oferta
	
	Jean Baptiste Say dizia na sua teoria que a oferta de um produto sempre gera demanda por outros produtos que a oferta cria sua própria demanda.
	
	Adam Smith era a favor da não intervenção do governo no mercado, sua ideia era liberal, bem como era contra aos oligopólios e monopólios.
	
	François Quesnay, ele escreveu Tableau Economique, em que divide a economia em setores, mostrando a inter-relação entre eles. A agricultura era a atividade econômica produtiva os demais setores eram considerados estéreis.
	
	 
	Ref.: 201703810780
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo o pensamento do autor abaixo, um dos principais fatores responsável pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado, por sua vez, pela demanda agregada ou efetiva. Ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say (a oferta cria a sua própria procura) ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.
		
	
	Vilfredo Pareto
	 
	John Maynard Keynes.
	
	Léon Walras.
	
	Willian Jevons.
	
	Arthur Pigou.
	
	 
	Ref.: 201703727657
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Um sistema perfeitamente puro, denominado laissez-faire admite que o mercado tenha total condição de solucionar os problemas básicos de uma economia. Assinale a alternativa abaixo, que não corresponde ao sistema laissez-faire:
		
	
	A essência do laissez-faire somente se verifica quando nenhum agente econômico for capaz de influenciar o funcionamento do mercado e de seus preços.
	 
	Possui elementos de controle governamental que se mesclam com elementos de um mercado de concorrência perfeita.
	 
	Uma economia baseada na concorrência de mercado não necessita de intervenção do Estado, e é gerida eficazmente por uma mão invisível que promove as forças de mercado;
	
	Ocorrendo uma retração da demanda, as empresas serão conduzidas pela concorrência a diminuir seus preços de maneira a colocar seus estoques no mercado;
	
	O sistema laissez-faire define o que, como e para quem produzir, orientados por um mecanismo de livre formação de preços;
	
	 
	Ref.: 201704155852
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O sistema capitalista ou economia de mercado é regido:
		
	
	Pela propriedade pública dos fatores de produção
	
	Por um órgão central de planejamento
	
	Pela força da mão-de-obra
	 
	Pelas forças de mercado
	
	Pelo pensamento econômico
	
	 
	Ref.: 201703969230
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na interpretação de Keynes o desemprego era resultado de gastos muitos baixos em bens e serviços, ou seja, o desemprego era devido essencialmente a uma demanda agregada insuficiente. Para acabar com o desemprego a única saida e aumentar a demanda agregada. E para Keynes a melhor maneira para isso era:
		
	
	Diminuir o consumo privado
	
	Aumentar as importações
	
	Melhorar a oferta de crédito para a iniciativa privada
	 
	Aumentar os gastos governamentais
	
	Aumentar o número de vagas no mercado de trabalho
	
	 
	Ref.: 201704082388
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um máquina utilizada na fabricação de um produto é denominada:
		
	
	Bem inovador.
	
	Bem de consumo não durável.
	
	Bem de consumo semi durável.
	
	Bem de consumo durável.
	 
	Bem de capital.

Continue navegando