Buscar

Principais SGBDS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIABEU
Luiz Eduardo Alves de Souza 
Pesquisa sobre os principais SGBDs
Orientador: Marcelo Pitanga
Belford Roxo, 12 de Março de 2018.
Os principais sistemas de gerenciamento de bancos de dados SGBDS. 
MySQL 
O MySQL foi criado na Suécia, por David Axmark, Allan Larsson e o finlandês Michael Widenius. Eles começaram o projeto em 1980. O MySQL é um SGBD, um Sistema de gerenciamento de banco de dados, que usa a linguagem SQL como interface. 
Este banco de dados é conhecido por sua facilidade de uso, sendo ele usado pela NASA, HP, Bradesco, Sony, e muitas outras empresas. Sua interface simples, e também sua capacidade de rodar em vários sistemas operacionais, são alguns dos motivos para este programa ser tão usado atualmente, e seu uso estar crescendo cada vez mais. 
MySQL é um programa interativo que permite você conectar com um servidor de MySQL, perguntar e ver os resultados. Além disso, MySQL suporta o SQL padrão (ANSI). Isso cria uma ótima performance em servidores. 
Unix/Linux. MySQL pode rodar como um service no Windows NT e como um processo normal em Windows 95/98. E também o programa de Banco de Dados MySQL é um sistema cliente/servidor que consiste de um servidor SQL multitarefa que suporta acessos diferentes, diversos programas clientes e bibliotecas, ferramentas administrativas e diversas interfaces de programação (API's). 
O MySQL está livre para uso normal em plataformas não Microsoft. Se você utiliza alguma versão do Windows e pretende utilizar o MySQL, pode efetuar o download livremente mais será necessário comprar a licença por U$ 200,00 após 30 dias. Quando comparado ao menos potente Microsoft SQL Server (aproximadamente U$ 2.000) e ao pesado e caro banco de dados Oracle, o MySQL custa apenas U$ 200,00. Além disso, o tutorial SQL vem incluído na documentação do mesmo. 
Além de ser de graça (MySQL tem restrições), a combinação de PHP / MySQL é cross-platform. Isto quer dizer que você pode desenvolver seus scripts dentro do Windows e serví-los em um ambiente Unix. 
Oracle
O Oracle é um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados) que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que outras companhias não haviam percebido, quando encontrou uma descrição de um protótipo funcional de um banco de dados relacional e descobriu que nenhuma empresa tinha se empenhado em comercializar essa tecnologia. Ellison e os co-fundadores da Oracle Corporation, Bob Miner e Ed Oates, perceberam que havia um tremendo potencial de negócios no modelo de banco de dados relacional tornando assim a maior empresa de software empresarial do mundo. 
Além da base de dados, a Oracle desenvolve uma suíte de desenvolvimento chamada de Oracle Developer Suite, utilizada na construção de programas de computador que interagem com a sua base de dados. A Oracle também criou a linguagem de programaçãoPL/SQL, utilizada no processamento de transações. 
 
O Servidor oracle é composto pela instância oracle e por um banco de dados oracle. O servidor oracle consiste num espaço de memória na SGA (System Global Área). Toda instância tem sua própria sga. Quando uma instância é iniciada, é alocado um espaço de memória na sga e compartilhada. Sga não pode ter swapped e nem pode ser paginado. A finalidade da sga é armazenar dados na memória para acesso rápido. 
A sga consiste em um grupo de estrutura de memória, são eles: Redo Log Buffer, Shared Pool e Database buffer cachê. Você pode exibir através do comando: show sga. O Pool Compartilhado (Shared Pool) é utilizado para armazenar informações como as instruções sql executadas mais recentemente. 
O cache de buffer de banco de dados (Database Buffer Cachê) armazena os dados do usuário utilizados mais recentemente. Este cachê contém a lista de gravação (dados modificados, mas não gravados no disco) e a lista de gravação lru (least recently used). Lru - buffer sujos, retidos (atualmente em uso), buffers livres. O Buffer de redo log (Redo log buffer) é utilzado paa registrar alterações feitas no banco de dados. Nas versões anteriores a oracle 9, o sga era estático configurado nos valores baseados no arquivo de parâmetro init.opra. No oracle 9 a sga pode ser expandida ou compactada enquanto está sendo executada. 
A sga dinâmica permite que os tamanhos das estruturas de memória sejam alterados sem desativar a instância.
 A infraestrutura dinâmica permite definir os limites sobre a memória física sobre a sga, você pode definir o tamanho até a qual a sga pode crescer utilizando o parâmetro SGA_MAX_SIZE. 
Com o Banco de Dados Oracle, as organizações poderão assumir o controle de suas informações empresariais, ter uma melhor visão dos negócios e adaptar-se com rapidez a um ambiente competitivo que passa por grandes mudanças
MSSQL Server
O Microsoft SQL Server é um sistema gerenciador de Banco de dados relacional(SGBD) desenvolvido pela Microsoft, foi criado em parceria com a Sybase em 1988 inicialmente para a plataforma OS, esta parceria durou até 1994, com o lançamento da versão para Windows NT e desde então a Microsoft mantém a manutenção do produto.
 Como um Banco de dados, é um produto de software cuja principal função é a de armazenar e recuperar dados solicitados por outras aplicações de software, seja aqueles no mesmo computador ou aqueles em execução em outro computador através de uma rede (incluindo a Internet). Há pelo menos uma dúzia de diferentes edições do Microsoft SQL Server destinadas a públicos diferentes e para diferentes cargas de trabalho (variando de pequenas aplicações que armazenam e recuperam dados no mesmo computador, a milhões de usuários e computadores que acessam grandes quantidades de dados a partir da 
Internet ao mesmo tempo). Suas linguagens de consulta primárias são Transact-SQL (T-SQL) e ANSI SQL. 
Os requisitos de instalação variam de acordo com as necessidades do aplicativo. As diferentes edições do SQL Server acomodam desempenho, tempo de execução e requisitos de preço exclusivos para organizações e indivíduos. Os componentes do SQL Server que você instala dependem também dos seus requisitos específicos. As seções a seguir ajudarão você a entender como fazer a melhor escolha entre as edições e os componentes disponíveis no SQL Server. 
Enterprise (64 bits e 32 bits). Oferta especial, a edição SQL Server 2014 Enterprise fornece recursos de datacenter abrangentes de alta tecnologia com desempenho incrivelmente rápido, virtualização ilimitada e Business Intelligence de ponta a ponta — oferecendo altos níveis de serviço para cargas de trabalho importantes e acesso a visões de dados para usuários finais. 
Businesa inteligência (64 bits e 32 bits). A edição SQL Server 2014 Business Intelligence fornece uma plataforma abrangente que permite que as empresas criem e implantem soluções BI seguras, flexíveis e gerenciáveis. Ela oferece funcionalidades surpreendentes, como exploração e visualização de dados baseadas em navegador; recursos avançados de combinação de dados e gerenciamento de integração aprimorado. 
Standard fornece (64 bits e 32 bits). A edição SQL Server 2014 Standard fornece gerenciamento de dados básicos e bancos de dados BI para departamentos e pequenas empresas executarem seus aplicativos, e oferece suporte a ferramentas de desenvolvimento comuns para rede local e em nuvem — permitindo o gerenciamento eficiente de bancos de dados com mínimos recursos de TI. 
Você pode instalar apenas os componentes cliente do SQL Server em um computador que esteja executando aplicativos cliente/servidor que se conectam diretamente a uma instância do SQL Server. A instalação dos componentes cliente é também uma boa opção se você administra uma instância do SQL Server em um servidor de banco de dados ou se planeja desenvolver aplicativos no SQL Server. 
A opção de ferramentas cliente instala os seguintes recursos do SQL Server: componentes compatíveis com versões anteriores, SQL Server Data Tools, componentes de conectividade, ferramentas de gerenciamento,Software Development Kit e componentes dos Manuais Online do SQL Server. Para obter mais informações, consulte Instalar o SQL Server 2014 por meio do assistente de instalação. 
Atualmente a competitividade entre as empresas que desenvolvem sistemas de bancos de dados é muito grande, e para garantir uma maior satisfação de seus utilizadores, algumas delas, como a Oracle e a Microsoft, resolveram aderir a um padrão próprio para utilização da linguagem SQL em seus SGBDs. 
Apesar dessas empresas possuírem suas particularidades, a própria linguagem SQL tem uma base subjacente onde suas instruções podem ser utilizadas em praticamente todos os fornecedores de SGBDs. Deste modo, a partir de agora analisaremos alguns dos principais recursos destas opções de armazenamento explicitando as diferenças entre elas.

Continue navegando