Buscar

Gestão de Resíduos Industrias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de Resíduos Industrias
Atualmente, os resíduos industriais são considerados os grandes responsáveis pelas maiores agressões ao meio ambiente.
Resíduos (lixo) é toda 'sobra' da produção industrial que não pode ser descartada sem controle e exige um método específico para sua eliminação.
Devido à intensa atividade industrial, esse volume de 'sobras' da produção é enorme e, na maioria das vezes, não é devidamente descartado. Esse tipo de resíduo necessita de tratamento especial e sua gestão adequada é o primeiro passo para que as empresas contribuam para um meio ambiente mais saudável. Por isso, os resíduos industriais não só devem ser armazenado separadamente, como também ser transportados em diferentes veículos, que precisam possuir placa de identificação e receber uma destinação final específica.
Atualmente a gestão de resíduos passa por uma grande transformação, evoluindo da simples ação dos descartes incorretos e ilegais para sistemas mais complexos e, para atingir seus objetivos, pode ser dividida em quatro fases principais:
Geração - deve-se entender a quantidade e o tipo de resíduos, as razões pelas quais ele é gerado e encontrar oportunidades para prevenir ou reduzir sua geração;
Coleta e de transporte - devem ser realizados de forma eficiente e compatíveis com a classificação e quantidade dos resíduos gerados;
Tratamento e transformação - procedimentos de tratamento adequados de acordo com a caracterização para a transformação dos resíduos em produtos úteis, quando possíveis;
Eliminação - deve-se dispor o rejeito em locais adequados, sem causar danos ao ambiente como, por exemplo, em aterros sanitários controlados.
As melhores práticas na gestão de resíduos industriais são aquelas que se utilizam dos processos de reciclagem, reuso e reutilização, quando possível, ou da destinação final adequada dos rejeitos.
É essencial que as empresas que geram resíduos considerem essas práticas para dar o melhor encaminhamento aos insumos gerados e, assim, proteger a si mesmas, ao meio ambiente e à população como um todo.
O profissional busca atuar para minimizar o impacto da geração de resíduos e incentivar a reutilização e reciclagem. Os gestores, então, buscam garantir o melhor tratamento e disposição final para amenizar os impactos ambientais daqueles materiais.
Os gestores sempre buscam atender às legislações ambientais, tentando otimizar a operação, logísticas e custos envolvendo a geração, armazenamento e transporte dos resíduos. As indústrias têm sido consideradas as grandes vilãs no que se refere ao descarte irregular e consequentemente ao impacto expressivo no meio ambiente — muitos casos por descasos às leis ambientais ou, ainda, a falta de conhecimento e especialistas dessa área. 
Mas também há muitas empresas atentas ao fato de que um bom planejamento na gestão de seus resíduos pode não só contribuir para gerar menos impactos econômicos, ambientais e sociais, melhorando a imagem da empresa, como também diminui os custos com a produção, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável.

Continue navegando