Buscar

Resumos NR's Engenharia Civil

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS UNIS - MG HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
2018/1
ATIVIDADE 2:
HST - Estudo sobre as legislações das organizações
Autora: Marília Avelina Lopes¹
 Orientador: 
Professor Oswaldo Barolli²
Varginha, 02/04/2018.
¹Aluna do Curso de Engenharia Civil 9º período B, pelo Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG. 
E-mail: marilialopes0014@gmail.com
³Professor do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG. 
E-mail: oswaldo.barolli@unis.edu.br
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS UNIS - MG ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO DE OBRA 
2018/1
	CENTRO UNIVERSITARIO DO SUL DE MINAS - UNIS – MG
Avenida Alzira Barra Gazzola, nº 650 - Aeroporto 
CEP: 37031-099 Varginha – MG.
Telefone: (35) 3219-500 - Site: www.portal.unis.edu.br
NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do trabalho
Trata do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), tem como finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local onde executa suas atividades.
Uma das exigências desta norma na hora de estabelecer o SESMT diz respeito à habilitação e ao registro dos profissionais que irão compor esse serviço (Médico do Trabalho, Engenheiros e Arquiteto, Enfermeiro do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho).
NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Discorre sobre a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que objetiva prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, zelando pela vida e promovendo a saúde dos trabalhadores.
A norma trata, entre outros aspectos, da eleição de representantes para a comissão tanto por parte dos empregados quanto dos empregadores.
NR 6 - Equipamento de Proteção Individual
Dispõe sobre os equipamentos de proteção individual (EPIs) que as empresas são obrigadas a fornecer a seus empregados. O intuito desse tipo de proteção, segundo a norma, é resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
NR 7 - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional 
Estabelece a obrigatoriedade, por parte das empresas, da elaboração e implementação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).
O objetivo do programa, segundo a norma regulamentadora 7, é promover e preservar a saúde do conjunto dos trabalhadores da construção civil.
NR 8 – Edificações
Exige padrões em edificações e obras da construção civil e estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nesses locais. O intuito, de acordo com a NR 8, é garantir a segurança e o conforto aos colaboradores da construção civil envolvidos.
NR 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Trata da obrigatoriedade da elaboração e da implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
A NR 9 visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio de alguns aspectos, entre eles o reconhecimento e o controle da ocorrência de riscos ambientais.
NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Dispõe sobre instalações e serviços em eletricidade na construção civil. A norma regulamentadora fixa as condições mínimas exigíveis para garantia da segurança dos empregados que realizam esse tipo de trabalho.
Ela diz que toda e qualquer instalação elétrica deve sempre ser executada e fiscalizada por um profissional capacitado e habilitado na área.
NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
Estabelece medidas de prevenção a Operação de Elevadores, Guindastes, Transportadores Industriais e Máquinas Transportadoras.
Trata da padronização dos procedimentos operacionais, busca garantir a segurança de todos os envolvidos na atividade. 
NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos 
Trata sobre a utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos. Diz a NR 12 que o empregador deve adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, entre outras diretrizes.
NR 15 - Atividades e Operações Insalubres
Com base na NR 15, o termo insalubridade é usado para definir o trabalho em um ambiente hostil á saúde.
Tem direito ao adicional de insalubridade devido o trabalhador que exerce suas atividades em condições insalubres  nos termos da NR 15. 
Os agentes causadores de insalubridade estão contidos nos anexos da NR 15, alguns exemplos de agentes insalubres são ruído contínuo ou permanente; ruído de Impacto; tolerância para exposição ao calor; radiações ionizantes; agentes químicos e poeiras minerais.
Tanto a NR 15 quanto a NR 16 dependem de perícia, a cargo do Médico do Trabalho ou do Engenheiro de Segurança do Trabalho. 
NR 16 -  Atividades e Operações Perigosas
A NR 16 normatiza um adicional de 30% sobre o salário para o trabalho que exerce sua atividade em situação perigosa.
A atividade é considerada perigosa quanto tem potencial para causar dano imediato ao trabalhador, exemplo: atividades ligada a explosivo, inflamáveis e energia elétrica.
Vale ressaltar que a atividade para ser considerada perigosa tem que estar listada na NR 16 do Ministério do Trabalho e Emprego.
NR 17 - Ergonomia
Discorre sobre ergonomia, o estudo das relações entre homem e máquina no ambiente de trabalho.
A norma regulamentadora 17 é importante no sentido de tentar combater várias doenças do trabalho desenvolvidas a partir de exposição de colaboradores a riscos ergonômicos.
NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização para implementação e controle de medidas de segurança na construção civil.
A NR 18 é uma das mais importantes normas do setor e aborda, entre outros assuntos, questões específicas de uma obra, como escavações, demolições, alojamentos de trabalhadores e proteção contra incêndios.
NR 23 – Proteção contra Incêndios
Todas as empresas devem possuir proteção contra incêndio; saídas para retirada de pessoal em serviço e/ou público; pessoal treinado e equipamentos. Em 2011 essa norma foi alterada e já não tem muito a oferecer.
Todas as questões relacionadas a incêndios devem ser resolvidas observando as legislações estaduais do Corpo de Bombeiros.
NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho
Todo estabelecimento deve atender as denominações desta norma. Ele busca adequar banheiros, vestiários, refeitórios, alojamentos e outras questões de conforto.
Cabe a CIPA e/ou ao SESMT (onde houver), a observância e cumprimento desta norma. É importante observar também, se nas Convenções Coletivas de Trabalho de sua categoria existe algum item sobre o assunto. 
NR 26 - Sinalização de Segurança
Determina as cores e serem observadas na segurança do trabalho como forma de prevenção evitando a distração, confusão e fadiga do trabalhador, bem como cuidados especiais quanto a produtos e locais perigosos.
NR 33 – Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados
Determina diretrizes para o trabalho em espaços confinados. O intuito da norma regulamentadora é garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nesses locais de trabalho.
NR 35 – Trabalho em altura 
Norma regulamentadora que estabelece requisitos mínimos para proteção de trabalhos em altura, ou seja, atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda.
Lembremos que as quedas são uma das causas mais comuns de acidentes mortais nos locais de trabalho da construção civil.
Aplicação prática:
Quando se fala em canteiro de obra é necessário fazer algumas considerações importantes no que diz respeito ao item proposto. Para que um empreendimento construtivo seja feito ou elaborado seja ele de pequeno, médioou de grande porte é necessário se atentar para dois aspectos que estão diretamente envolvidos nos processos: a mão de obra e o local que deverá servir como ambiente para que as atividades aconteçam. 
No que diz a respeito a processos ou sistemas construtivos é necessário que se observe que os mesmos evoluem e nascem a todo tempo. Para cada tipo de processo construtivo será demandada uma técnica e execução particular de acordo com cada uma. No Brasil é vasta a utilização e predominância em estruturas convencionais de concreto armado. Para cada do tipo de trabalho executado será necessário que o canteiro de obras preste suporte as atividades. 
Como a execução de uma obra engloba os dois elementos mão de obra e ambiente de execução é necessário que se atente também com questões relacionadas a segurança dos trabalhadores e aos riscos em que os mesmos estão expostos. 
Segundo Vieira (2006), nem todas as empresas possuem interesse em investir em seus canteiros de obras, ou seja, as empresas não possuem como diretriz se pensar na obra antes do início das atividades. Tais problemas da escolha da não antecipação e previsão aliada ao não desenvolvimento dos espaços acarreta problemas executivos e diretos a executante e empresas da construção. 
O estudo do canteiro de obras se faz necessário para uma melhor aplicabilidade dos parâmetros de planejamento e melhoria das condições de trabalho dentro de um canteiro de obras. Além do aspecto da segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho e ferramentas para a diminuição dos índices de acidentes em canteiro de obra além das melhores condições dos elementos do canteiro constituintes.
A indústria da construção civil apresenta algumas particularidades com relação a outras atividades. Uma das principais é o fato de muitas vezes não haver um local definitivo para a execução das atividades – em outras palavras, o trabalho na construção civil muda de lugar sempre que uma obra termina e outra começa.
Muitas vezes os canteiros de obras estão em lugares afastados, e a necessidade de deslocamento de equipes numerosas faz com que os empregadores providenciem a instalação de alojamentos e áreas de vivência provisórios nos próprios canteiros de obras. Essas instalações têm a partir do item 18.4 da NR 18 suas normativas.
Nessa seção da NR 18, é estabelecido que os canteiros de obras devem dispor de:
•	Instalações sanitárias;
• 	Vestiário;
• 	Alojamento;
• 	Local de refeições;
• 	Cozinha, quando houver preparo de refeições;
•	 Lavanderia;
• 	Área de lazer;
• 	Ambulatório, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinquenta) ou mais trabalhadores.
Sendo que a obrigatoriedade de instalação de alojamentos, lavanderias e áreas de lazer só se dá quando os trabalhadores ficarem alojados nas obras.
Já as instalações sanitárias são definidas como o local destinado ao asseio corporal e/ou ao atendimento das necessidades fisiológicas de excreção.
Entre algumas notas que a NR 18 faz sobre as instalações sanitárias, ela estabelece que:
O resguardo do usuário deve ser preservado;
As paredes devem ser de material resistente e lavável, podendo até mesmo ser de madeira;
Ter pisos impermeáveis, laváveis e de acabamento antiderrapante;
Não se ligar diretamente com os locais destinados às refeições;
Ter pé-direito mínimo de 2,50m (dois metros e cinquenta centímetros), ou respeitando-se o que determina o Código de Obras do Município da obra;
Estar situado em local de fácil acesso, não sendo permitido que o trabalhador tenha que se deslocar mais que 150 metros para fazer uso do sanitário;
Por fim, as instalações devem ser mantidas em perfeito estado de higiene e conservação.
Como um exemplo de aplicação deste item, é mostrada abaixo uma foto de instalação sanitária em uma obra situada na cidade de Varginha:
Figura 1: Instalação sanitária em canteiro de obra. 
Fonte: autor (2018).
Pode se observar que as instalações são bastante simples, porém é necessário a análise de itens referentes aos critérios normativos:
Ausência de piso impermeáveis: não existe piso no banheiro instalado;
Apenas uma das quatro dimensões da parede é feita em alvenaria o restante em madeira;
Instalação sem fiação elétrica;
Manutenção e limpeza feita pela própria equipe de execução;
Gabinete sanitário sem compartimentos individuais.

Continue navegando