Buscar

Metodologia geografia unidade 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metodologia geografia unidade 4
1-Segundo Fazenda, (1992, p.47) “A interdisciplinaridade é um método de trabalhar que procura uma reintegração de elementos que permaneceram separados uns dos outros pelo tratamento disciplinar. O seu objetivo é obter uma ação mais extensa e adaptada à realidade, que geralmente é fragmentada”. Sobre essa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:
	 
	a.
	A interdisciplinaridade procura promover uma relação entre as disciplinas na busca de afinidades que auxilie a abranger o mundo a partir de uma dimensão de complexidade.
	 
	b.
	A interdisciplinaridade não busca diluir a fragmentação na educação, pois apenas reproduz o mundo de modo fragmentado.
	 
	c.
	As ditas ciências humanas são deslocadas das ditas ciências exatas, não existindo a possibilidade de interconectá-las.
	 
	d.
	A interdisciplinaridade não é necessária de fato. O ensino da disciplina poderá ser efetivado sem maiores consequências se utilizado apenas o conteúdo do livro.
2-Como explicado pela professora Janaina Mourão, no material didático SER EDUCACIONAL, a Literatura é um caminho passível de se compreender a Geografia através de autores brasileiros consagrados. Leia o trecho abaixo e responda a que tipo de paisagem ele se refere:
“Há certas paragens brancas, de planta e bicho vazias, vazias até de donos [...] Não desejo emaranhar o fio de minha linha nem que se enrede no pelo hirsuto desta
caatinga. Pensei que seguindo o rio eu jamais me perderia: ele é o caminho mais certo, de todos o melhor guia”. (Graciliano Ramos, Vidas Secas).
	 
	a.
	Os pampas gaúchos.
	 
	b.
	O cerrado.
	 
	c.
	A floresta amazônica.
	 
	d.
	O sertão nordestino.
3-Segundo a ONU, em 2050, a humanidade poderá devorar uma estimativa de 140 bilhões de toneladas de minérios, combustíveis fósseis e biomassa por ano – três vezes o seu apetite atual – a menos que a taxa de crescimento econômico seja “dissociada” da taxa de consumo dos recursos naturais.
Pensando nas consequências ambientais desse consumo, assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
(   ) Diminuição do processo de erosão.
(   ) Poluição da água.
(   ) Diminuição da biodiversidade.
(   ) Desertificação ecológica
	 
	a.
	V-V-F-F
	 
	b.
	F-V-V-V
	 
	c.
	F-V-F-F  
	 
	d.
	V-V-F-V
4-Leia o texto abaixo e responda às questões:A QUESTÃO AMBIENTAL
A superfície da Terra está em constante processo de transformação e, ao longo de seus 4,6 bilhões de anos, o planeta registra drásticas alterações ambientais. Há milhões de anos, a área do atual deserto do Saara, por exemplo, era ocupada por uma grande floresta e os terrenos que hoje abrigam a floresta amazônica pertenciam ao fundo do mar. Essas mudanças, no entanto, são provocadas por fenômenos geológicos e climáticos e podem ser medidas em milhões e até centenas de milhões de anos. Com o surgimento do homem na face da Terra, o ritmo de mudanças acelera-se. Desde o avanço do capitalismo, a partir das Grandes Navegações, e, sobretudo após a Revolução Industrial, a natureza passou a ser vista como uma fonte de recursos econômicos a ser explorada por meio de instrumentos cada vez mais sofisticados, criados pela ciência e pela tecnologia. Nesse processo, o ambiente foi submetido a uma contínua devastação, pondo em risco o equilíbrio do planeta e afetando a vida de toda a humanidade. A escalada do progresso técnico humano pode ser medida pelo seu poder de controlar e transformar a natureza. Quanto mais rápido o desenvolvimento tecnológico, maior o ritmo de alterações provocadas no meio ambiente. Cada nova fonte de energia dominada pelo homem produz determinado tipo de desequilíbrio ecológico e de poluição. (Fonte: http://www.tiberiogeo.com.br. Acesso em 5 de junho de 2016).
Assinale a alternativa que NÃO representa um problema ambiental:
	 
	a.
	Poluição industrial.
	 
	b.
	Aumento da biodiversidade.
	 
	c.
	Erosão devido a desmatamento e manejo inadequado do solo na agricultura e pecuária.
	 
	d.
	Poluição das águas e solos devido à falta de saneamento básico nas áreas urbanas e rurais.
5-Sobre a Geografia Cultural assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
(   ) Valorização do cultural na perspectiva antropocêntrica.
(   ) Destaque para a interdisciplinaridade entre Geografia e as ciências humanas em geral.
(   ) Valorização do trabalho de campo como forma de desmistificar ideias concebidas a priori.
(   ) Interdisciplinaridade entre Geografia e Filosofia.
	 
	a.
	V-V-V-V
	 
	b.
	F-V-F-F  
	 
	c.
	V-V-F-V
	 
	d.
	V-V-F-F
6- “De que me adianta viver na cidade, se a felicidade não me acompanhar? Adeus, paulistinha do meu coração, lá pro meu sertão, eu quero voltar. Ver a madrugada, quando a passarada, fazendo alvorada começa a cantar. Com satisfação, arreio o burrão, cortando estradão, saio a galopar e vou escutando o gado berrando, sabiá cantando no jequitibá”.
(Saudades da minha Terra. Composição: Goiá e Belmonte).
O adeus dado pelo personagem, apresentadas pelo trecho acima são elementos que fazem com que o local a que ele se destina possa ser classificado como:
	 
	a.
	Uma paisagem campestre.
	 
	b.
	Uma paisagem litorânea.
	 
	c.
	Uma paisagem urbana.
	 
	d.
	Uma paisagem sertaneja. 
	
	
	
7-O conceito de Desenvolvimento Sustentável parte do princípio de que:
	 
	a.
	O padrão básico de vida populacional tem esgotado os recursos naturais e a alternativa seria rever o modo de viver nas grandes cidades.
	 
	b.
	Para sustentar o consumo da população mundial, a destruição do meio ambiente deveria ser contida nos países pobres.
	 
	c.
	O atendimento às necessidades básicas das populações, no presente, não pode comprometer os padrões de vida das gerações futuras.
	 
	d.
	A diminuição da retirada de recursos naturais renováveis e não renováveis buscam estabelecer novas formas de convívio com o meio agropecuário.  
8-As metrópoles são o ambiente que mais expressam a intervenção humana no meio natural. Observe a figura e assinale a CORRETA:
	 
	a.
	Inversão térmica.
	 
	b.
	Ilha de calor.
	 
	c.
	Smog.
	 
	d.
	Chuvas ácidas.
	
	
	
9-Os diálogos sobre a questão ambiental no século XXI vêm crescendo nitidamente dentro da nossa sociedade, tornando-se cada vez mais evidente no campo educacional. Apresentar estas questões em sala de aula torna-se imperativo na construção de uma educação ambiental. Logo, assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
(     ) Não é necessário estimular  no aluno uma consciência ambiental dos problemas atuais. A simples leitura dos textos e reportagens já é suficiente para que isso aconteça.
(     ) É necessário considerar a vivência dos alunos como dimensão do conhecimento.
(     ) Para que a construção do conhecimento ocorra, é fundamental propiciar o diálogo, no qual os alunos poderão expor seus conhecimentos sobre os problemas ambientais e o professor poderá explorar as possibilidades de ensino. 
(    ) É necessário uma análise mais profunda das causas do problema, falar sobre os problemas ambientais sem chegar as suas “raízes” não constrói o verdadeiro conhecimento. 
	 
	a.
	F-V-V-V
	 
	b.
	F-F-V-V 
	 
	c.
	V-V-F-V
	 
	d.
	F-V-F-V
 
10-Sobre o desenvolvimento sustentável NÃO é CORRETO afirmar que:
	 
	a.
	O discurso dos países centrais tem um caráter contraditório, pois países como o Japão têm se livrado de indústrias poluidoras transferindo-as para países periféricos.
	 
	b.
	Para seus defensores não basta produzir bens para crescer; é necessário que essa produção não implique a geração de inúmeros impactos ambientais.
	 
	c.
	Para alguns, poderá transformar-se em um argumento para a elevação de tarifas, os boicotes protecionistas de ameaçados por produtos provenientes de países que não o meio ambiente.
	 
	d.
	É uma forma de custo industrial que os países ricos querem impor ao resto do mundo, uma vez que não
conseguem produzir bens em quantidade e com a qualidade necessária.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando