Buscar

SENSOR DE PRESENÇA TEMPORIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SENSOR DE PRESENÇA TEMPORIZADO 
Um internauta nos solicitou um circuito com o CI 555 que fosse acionado por um sensor de presença de forma a ativar uma campainha continuamente por um período de aproximadamente 2S, ficando desativada aproximadamente 10S, acionando novamente caso o sensor permanecesse ativado. Em nosso laboratório desenvolvemos o protótipo abaixo.
Funcionamento 
O 555 funciona como um oscilador astável com um período ativo de 2,4S com tempo desativo de aproximadamente 9 S. O sensor mantém o circuito em estado permanente de reset enquanto não houver ninguém no recinto, estes sensores são de contatos do tipo normalmente fechado (NF). Ao ser detectado um intruso o contato se abre permitindo que o CI oscile e acione o relé, enquanto o sensor estiver ativado o circuito estará oscilando e intermitantemente acionando a sirene ligada no relé.
Uma outra variante para o circuito que iremos sugerir é o acionamento de um monoastável com um período e temporização e 9,8S. Sempre que o sensor detectar a presença de um intruso abrindo seu contato, o monoastável entrará em ação durante o período programado acionando uma sirene ou campainha ligada no contato do relé, veja o segundo circuito sugerido na figura abaixo. 
Projtec - Sua página de tecnologia

Outros materiais