Buscar

RESENHA CRITICA - CONTABEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESENHA CRITICA
Uma analise descritiva é o que se apresenta a seguir, cujo texto fonte foi o capitulo I,II e III do livro “Manual de Contabilidade das sociedades por ações (aplicável as demais sociedades)” , de autoria de Sérgio de Iudícibus, professor universitário e conferencista internacional de Contabilidade; Eliseu Martins, professor universitário e contabilista brasileiro; Ernesto Rubens Gelbcke, formado em economia, administração e contabilidade.
Com uma linguagem simples e acessível, os autores abordam os aspectos do livro baseado na Lei nº 6.404/76 das Sociedades por Ações, bem como as alterações introduzidas na legislação do Imposto sobre a Renda, e as emanadas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e outros órgãos, introduziram modificações não apenas no âmbito de apresentação das demonstrações financeiras, mas também quanto às classificações, formas de apresentação das contas e critérios de avaliação. Observaram-se como desdobramentos da nova lei inúmeras e significativas mudanças da realidade contábil do Brasil. Esse processo foi facilitado porque, antes que a legislação as incorporasse à realidade, essas normas e técnicas já vinham sendo estudadas nos principais centros profissionais e universitários do país, notadamente no Departamento de Contabilidade e Atuária da USP.
É uma obra muito interessante e importante, porque visava orientar as empresas, os profissionais e o mercado em geral a respeito de tantas e importantes evoluções, já que praticamente tudo o que havia de novidade em matéria contábil nessa lei já vinha sendo pesquisado e ensinado no Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP.
A obra se destina: No meio profissional;
Em decorrência da sua forte característica, é indicada como um guia geral de consultas para o uso profissionalizante de contadores, auditores, consultores, pareceristas, analistas de balanços, peritos e professores.
É recomendada para se usar como um manual geral de contabilidade, aplicado às várias formas de organizar as empresas.
No meio acadêmico:
Recomendamos esta obra como livro-texto básico para a disciplina de contabilidade avançada nos cursos de graduação, além de servir como leitura complementar quando da elaboração de artigos e monografias. É recomendada como um manual geral de pesquisa e orientação científica, aplicada aos vários ramos da contabilidade.
Sergio de Iudícibus, professor titular aposentado da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), da qual foi diretor e chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária.
É professor do curso de mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).
Principais Livros como autor: Analise de Balanços, Contabilidade Gerencial, Teoria da Contabilidade, Analise de Custos.
Como co-autor: Introdução a teria da contabilidade, Contabilidade Comercial, Curso de contabilidade para não contadores, Dicionário de termos de Contabilidade.
Como coordenador e co-autor: Contabilidade Introdutória, Contabilidade Intermediaria e Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações.
Eliseu Martins foi um dos principais representantes no país da escola americana de contabilidade, responsável também pela reformulação do currículo do curso de Ciências Contábeis no Brasil durante a década de 1980, em que defendeu a inclusão de disciplinas humanísticas na formação do contador. Compõe a atual diretoria da Comissão de Valores Mobiliários. Obras: Avaliação de Empresas, Aprendendo Contabilidade em moeda constante, Contabilidade de Custos, Contabilidade Introdutória, Teoria da Contabilidade uma nova abordagem e Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações.
Ernesto Rubens Gelbecke Sócio Fundador da Directa Auditores e Presidente da Firma nos últimos 40 anos, hoje integrada à Grant Thornton na qual foi Chairman of The Board, Sócio Fundador da Gelbcke Consultores, Membro da ANEFAC, IBGC, IBRACON, AUDIBRA; Membro do CPC representando a FIPECAFI, Membro de Conselhos de Administração, Fiscal e Comitês de Auditoria em Companhias Brasileiras como Ação Comunitária, Grupo Branco, Banco do Brasil Americel, Telet, Arcelor, COPEL, NEC do Brasil, RIPASA, AMBEV e Itaú Unibanco Holding.
Co-autor do “Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações e Manual de Contabilidade Societária (Fipecafi). Autor de diversos pareceres técnicos para importantes corporações e entidades.
Francieli da Silva Caldeira, acadêmica de Ciências Contábeis da Universidade Polo Anhanguera Navirai/MS.

Continue navegando