Buscar

Sociologia - Weber

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Contexto histórico
Sociologia e História 
Método Compreensivo
Segundo suas concepções, não se pode para tratar um acontecimento político da mesma forma que se trata uma reação química. Assim, ao invés de métodos explicativos, que trazem uma maior ideia de exatidão dos resultados, a Sociologia deveria prezar pelos métodos compreensivos, capazes de extrair os sentidos das ações e das relações sociais. Esses sentidos seriam, para ele, elementos altamente subjetivos, permeados de valores e de emoções..
Método Compreensivo
Como se vê, Weber não enxergava as ações sociais como coisas, ou seja, como dados objetivos. Também não entendia como seria possível chegar a resultados exatos quando se tratava de ações sociais, e não de fenômenos químicos e físicos.
Neutralidade Científica
Weber também discordava dos positivistas quanto à possibilidade de uma completa neutralidade do cientista. Durkheim concebia que o sociólogo precisava, acima de tudo, prezar pela objetividade de suas pesquisas e resultados. Isso significava manter uma completa isenção com relação ao seu objeto de estudo, deixando de lado, por exemplo, suas pré-noções.
Neutralidade Cientifica
Weber defendia a neutralidade do cientista, mas não acreditava que ela poderia ser plenamente alcançada. Como todo indivíduo, o cientista cresceu e se desenvolveu dentro de uma cultura e envolto por certas tradições. Nesse sentido, ele também possui seus motivos e valores, de modo que a própria escolha de seu objeto de estudo já está permeada de preferências pessoais e de pré-noções.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando