Buscar

Bactérias: Microrganismos Benéficos e Maléficos

Prévia do material em texto

Bactérias:
As bactérias são os seres vivos mais simples do ponto de vista estrutural, e de menor tamanho, podendo ser conhecidas também como micróbios. As bactérias são micro-organismos unicelulares, procariontes, e algumas causam doenças. São abundantes no ar, no solo e na água e na sua maioria inofensivas para o ser humano, sendo algumas até benéficas. 
Por serem microrganismos procariontes, não apresentam um núcleo definido, estando o seu material genético compactado e enovelado numa região do citoplasma chamada de nucleóide. As bactérias apresentam uma membrana plasmática recoberta por uma parede celular. Diferente das células eucarióticas, nas bactérias não aparece organelas delimitadas por membranas. O tamanho das bactérias pode variar de 0,1 a 5,0 micrômetros. 
Formas das bactérias: 
Arredondadas: Cocos 
Alongadas/em forma de bastonetes: Bacilos 
Onduladas/em forma de espiral: Espiroquetas 
Em forma de vírgula: Vibrião
Benéficas ou maléficas?
Bactérias maléficas são aquelas que causam prejuízos aos seres humanos, principalmente doença como exemplo dessas bactérias tem a Staphylococcus.
Bactérias benéficas, são aquelas que trazem benefícios aos seres humanos. Como exemplo de atuação dessas bactérias, podemos destacar suas participações nos processos de produção de panificados, laticínios e bebidas alcoólicas.
Vamos conhecer algumas dessas bactérias:
Mycobacterium:
Maléfica causam diversas doenças, sendo as mais famosas Hanseníase (lepra) e tuberculose. Possuem a forma de bacilos retos ou levemente curvado, sem a presença de flagelos ou de cápsula. Forma de transmissão, pelo ar contaminado e saliva. Sintomas é comum que o paciente sofra com alguns sintomas característicos da doença, como: febre alta, tosse, dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, perda de peso considerável e palidez. Tratamento: O tratamento deve consistir basicamente na prescrição de antibióticos. O problema necessita de cuidados constantes por aproximadamente 6 meses.
Benefícios pesquisas recentes indicam que pacientes expostos a certos tipos de bactéria do solo apresentam uma melhora de humor. Os pacientes foram tratados com uma bactéria chamada Mycobacterium vaccae. A conclusão a que chegaram é de que a bactéria, além de ativar o sistema imunológico, também aumenta a produção de serotonina – que é responsável por regular humor, sono e apetite, por exemplo.
Helicobacter pylori:
Uma bactéria existente no estômago de 50% da população mundial tem vindo a ser associada a alguns tipos de cancro, e, felizmente, muita patologias têm sido travadas com tratamento. Mas estudos recentes têm trazido cada vez mais dados de que esta bactéria também tem aspectos positivos e protetores de outras doenças.
Maléfica Helicobacter pylori  também conhecida apenas como H. pylori - é uma espécie de bactéria que infecta a mucosa do estômago do ser humano. Muitas úlceras pépticas, alguns tipos de gastrite e de câncer do estômago são causados pela infecção. 
Benefícios alguns estudos têm vindo a confirmar que a bactéria nos protege contra algumas patologias, nomeadamente, a doença do refluxo gastresofágico e o adenocarcinoma do esófago. 
Escherichia coli 
Algumas estirpes da bactéria Escherichia coli, que é encontrada normalmente no intestino de animais de sangue quente, podem desencadear diarreia e outras infecções.
Maléfica causa uma gastroenterite com intensa diarreia com muco, semelhante ao catarro ou sangue, ou uma infecção urinária. Existem 4 tipos de E. Coli que causam infecções intestinais, E. Coli enterotoxigênica, enteroinvasiva, enteropatogênica e enterohemorrágica. Estes tipos de E. Coli podem ser identificados num exame de fezes solicitado pelo médico, principalmente em caso de crianças, grávidas, idosos ou pessoas com sistema imune enfraquecido como as que estão no tratamento contra o câncer ou AIDS, por exemplo.
Benéfica, essa bactéria só traz doenças ao ser humano, por isso temos que nos proteger dela com cuidados diários: 1. Sempre lavar as mãos, 2. Só comer alimentos limpos, 3. Sempre lavar o vaso depois da diarreia, 4. Ter objetos de uso pessoal separados, 
5. Alimentos crus devem ficar de molho, 6. Não comer carne mal passada, 7. Só tomar água potável, 8. Usar luvas ao cuidar de animais.
Saccharomyces cerevisiae
Malefícios a Saccharomyces cerevisiae, não é considerada um microrganismo patogênico, mas raramente tem sido relatada como causa de infecções oportunistas. Nas quais todos os pacientes nos casos tinha doenças subjacente.
Benefícios
Fácil de cultivar e manter em laboratório. 
Não patogênico.
Fácil de manipular geneticamente. 
Ajuda a diminuir a queda do cabelo e tratamento de pele.
É uma excelente fonte de proteínas.
Rica em vitamina do complexo B. 
Clostridium botulinum

Continue navegando