Buscar

Antropologia power



Continue navegando


Prévia do material em texto

A influencia da chupeta na formação dentaria
A sucção é muito importante para as crianças até dois anos de idade e em algumas delas a necessidade de sucção é maior, daí umas gostarem mais de chupeta ou de chupar o dedo do que outras. Até três anos de idade esses hábitos não causam danos definitivos aos dentes.
Na atenção primária em saúde, observa-se com frequência que os usuários não estão satisfeitos com sua saúde bucal, por questões estéticas ou funcionais. Muitas alterações são iniciadas desde a infância, com a presença de hábitos nocivos logo ao nascimento. O uso de chupeta e mamadeira é muito frequente entre as crianças, por incentivo de profissionais da saúde, parentes ou mesmo pela decisão da mãe. O presente trabalho pretende relacionar as principais alterações ocorridas em crianças pelo uso prolongado de chupeta e mamadeira, a fim de promover a prevenção da instalação desses hábitos. 
As principais alterações são: prejuízo na respiração e fonação, alterações na posição dos dentes, prejuízo na deglutição, hipodesenvolvimento da mandíbula e maxila, mordida aberta e cárie de mamadeira. A orientação e a prevenção do uso de chupeta e mamadeira em crianças, salientando seus efeitos prejudiciais, devem ser realizadas pelos profissionais de saúde ainda na gestação, juntamente com a recomendação do aleitamento materno exclusivo. Para isso é necessário que os profissionais envolvidos estejam devidamente capacitados sobre os malefícios do uso prolongado de chupeta e mamadeira, além de apresentarem interação entre si, para que promovam melhores resultados na prevenção de hábitos orais deletérios e realizem o devido tratamento ou encaminhamento, valorizando dessa forma a abordagem multiprofissional.
Duvidas mais frequentes 
Até que idade a criança pode chupar chupeta e/ou o dedo? Existe a recomendação da chupeta correta para evitar danos à arcada dentária?
 
 Os hábitos nocivos devem ser eliminados no máximo até os três anos de idade, de maneira tranquila, gradual e com diálogo e combinações. O hábito até essa idade não causa danos definitivos. 
 Os pais devem optar por uma chupeta com o bico em formato anatômico/ortodôntico, pois ela se adapta melhor à cavidade bucal da criança, devido ao seu formato diferenciado, ajustando-se ao céu da boca e à língua, acompanhando o movimento de sucção
Quais as consequências do uso prolongado da chupeta e do hábito de chupar o dedo para a formação da arcada dentária da criança?
O hábito prolongado da sucção de chupeta ou dedo pode causar diferentes problemas de mordida, pois gera um desequilíbrio entre as arcadas dentárias (mordida aberta na região anterior e desequilíbrio anterior entre maxila e mandíbula). Tais consequências vão depender principalmente da duração, frequência e intensidade com que a criança realiza sucção da chupeta e/ou dedo. Além de problemas na deglutição e na fala de alguns fonemas.
Qual o papel do ortodontista nesse caso? Ele deve acompanhar periodicamente crianças com maus hábitos?
 
O papel do ortodontista é acompanhar a evolução das arcadas dentárias desde o nascimento dos primeiros dentes até o término do desenvolvimento do crescimento ósseo. Ele é um profissional que pode diagnosticar problemas de erupções dentárias, de desenvolvimento anterior e transversal de maxila e mandíbula e, no momento oportuno, pode tratar de forma preventiva e interceptativa.
Curiosidade
principais aparelhos usados em crianças com problemas ocasionados por maus hábitos orais
Aparelho expansor: usado em casos de mordida cruzada posterior. Gera uma expansão transversal das arcadas dentárias, corrigindo a relação correta entre elas.
Arco extrabucal: usado nos casos de crescimento excessivo de maxila no sentido anterior. Por ele atuar na maxila, remodela seu crescimento e deixa a mandíbula livre para expressar todo seu crescimento, gerando novamente o equilíbrio entre as arcadas
Bionator: usado nos casos de falta de crescimento mandibular no sentido anterior. Atua estimulando esse crescimento mandibular, com o intuito de restabelecimento do equilíbrio entre as arcadas.
3