Buscar

Aula aminoacidos.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AMINOÁCIDOS
*
CONCEITO
Aminoácidos são unidades fundamentais que constituem as proteínas;
Moléculas mais abundantes na natureza, sendo quase 50% do peso seco de uma célula viva;
 São 20 aminoácidos principais, que podem se unir em ligações covalentes com sequências próprias;
 
*
*
Cada aminoácido possui um grupo carboxila e um amino em comum, ligados a um carbono central, porém cada um possui uma cadeia lateral (ou grupo R) único, que é diferente em estrutura, tamanho, polaridade e solubilidade em água. 
*
CLASSIFICAÇÃO
 Essenciais - são aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo humano. Dessa forma, são somente adquiridos pela ingestão de alimentos, vegetais ou animais. São eles: arginina, fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, serina, treonina, triptofano e valina. 
 Não essenciais - são aqueles os quais o corpo humano pode sintetizar. São eles:alanina, asparagina,cisteína, glicina, glutamina, histidina, prolina, tiroxina, ácido aspártico, ácido glutâmico. 
*
 
*
FUNÇÕES
Ornitina: ajuda aumentar a secreção de hormônio do crescimento em doses altas, ajuda no sistema imunológico, nas funções do fígado e na cicatrização. 
Serina: importante na produção de energia das células, ajuda a memória e funções do sistema nervoso, melhora o sistema imunológico , produzindo imunoglobulinas e anticorpos . 
*
Fenilalanina: maior percussor da tirosina melhora o aprendizado, memória, temperamento, e alerta mental, usado em alguns tipos de depressão, elemento principal na produção de colágeno, tira o apetite. 
*
Cisteina: ajuda a prevenir danos oriundos de álcool e tabaco, estimula a atividade das células brancas no sangue. Tirosina: precurssor dos neuro-transmissores dopamina, norepinefrina e epinefrina, assim como a tireóide, GH, melanina (pigmento responsável pela cor do cabelo), aumenta a sensação de bem estar. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais