Buscar

Teste de Geografia 2º ano 1º Bim

Prévia do material em texto

CENTRO EDUCACIONAL BARRETO
Ensino Médio
Professor: Nome Sobrenome						Turma: 1º Ano
Nome do (a) Aluno (a): ____________________________________	Data: ______________
Teste de Geografia
A imagem a seguir contém o texto encontrado em placas afixadas nos elevadores da cidade de São Paulo. 
Com base nessa lei e nos conhecimentos sobre o tema, aponte a afirmação correta.
O fato de alguns edifícios em São Paulo exigirem que pessoas negras usem o elevador de serviço não justifica essa lei.
Quando se afirma que é vedada a discriminação no acesso a elevadores há um exagero, já que todo edifício tem elevadores de serviço e social.
A aprovação de leis semelhantes a essa, em todo o território nacional, poderia inibir essa forma de discriminação étnica e racial.
É raríssima a discriminação de pessoas quando utilizam elevadores, exceto na cidade de São Paulo, o que justifica a lei municipal.
A obra Operários, de Tarsila do Amaral, retrata o duro trabalho nas fábricas brasileiras por meio da expressão séria dos trabalhadores, demonstrando o momento político e social brasileiro do início dos anos 30. É possível constatar a grande miscigenação étnica dos trabalhadores, que denotam a identidade cultural brasileira.Operários -1933 – Tarsila Amaral.
Com base na fruição da obra acima e na leitura de um trecho da música Inclassificáveis, de Arnaldo Antunes, estabeleça um paralelo entre as duas expressões artísticas.
Que preto, que branco, que índio o quê? Que branco, que índio, que preto o quê? Que índio, que preto, que branco o quê? 
[...]. Aqui somos mestiços mulatos cafuzos pardos mamelucos sararás crilouros guaranisseis e judárabes 
[...] 
Somos o que somos inclassificáveis. Não tem um, tem dois, não tem dois, tem três, não tem lei, tem leis, não tem vez, tem vezes, não tem deus, tem deuses,
[...]
Egipcianos tupinamboclos Yorubárbaros carataís Caribocarijós orientapuias Mamemulatos tropicaburés Chibarrosados mesticigenados
Oxigenados debaixo do sol.
Arnaldo. In: O silencio (CD). BMG, 1996.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Apesar de os indígenas serem os donos das terras que viriam a formar o Brasil, seus direitos legais só foram reconhecidos e incorporados à Constituição em 1988. Hoje, a maior parte dos indígenas brasileiros concentra-se nas chamadas terras indígenas, que ocupam uma área de 991 498 km² de extensão, maior do que o território da França (543 965 km²) e da Inglaterra (130 423 km²) juntos. Supondo que você se oponha a um eventual crítico das políticas que destinam tantas terras aos indígenas, qual seria seu contra argumentação?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sobre a organização econômica, social e política das comunidades indígenas brasileiras, no período inicial da conquista do território pelos portugueses, é correto afirmar:
I. Os nativos viviam em regime de comunidade primitiva, em que a terra era de propriedade privada dos casais e os instrumentos de trabalho eram de propriedade coletiva.
II. A divisão das tarefas era por sexo e por idade; as mulheres cozinhavam, cuidavam das crianças, plantavam e colhiam; os homens participavam de atividades guerreiras, da caça, da pesca e da derrubada da floresta para fazer a lavoura.
III. A sociedade era organizada em classes sociais, sendo o excedente da produção controlado pelos chefes das aldeias, responsáveis pela distribuição dos bens entre os indígenas.
IV. Os indígenas brasileiros não praticavam o comércio pois tudo que produziam destinava-se à subsistência, realizando apenas trocas rituais de presentes.
Está(ão) correta(s)
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas III.
Apenas IV.
Apenas II e IV.
Em 2013, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de 74,9 anos, em média (mulheres tinham 78,5 anos e os homens 71,2 anos de expectativa média de vida). Observe no gráfico mais informações sobre o tema e, a seguir, faça uma análise que explique o fato de a expectativa de vida dos brancos ser superior à dos negros nos dois grupos de renda.
_________________________________
_________________________________
_________________________________
_________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Apenas 100 anos depois da abolição da escravidão (que ocorreu em 1888) o Estado brasileiro se propôs reconhecer a posse da terra pelos quilombolas, que ocorreu com a Constituição de 1988. No entanto, dados mostram que estamos longe de cumprir o que está na lei, já que apenas uma pequena parta das terras quilombolas foram reconhecidas até o final de 2014.
Assinale a alternativa que melhor define um quilombo
Grupo organizado de negros foragidos do trabalho escravo. Esses grupos tinham em comum a rebelião e a resistência contra o sistema colonial.
Grupo de fazendeiros que se organizava para manter o modelo escravagista nas fazendas de cana-de-açúcar.
Grupo de indígenas que se refugiava no interior do país, em locais de difícil acesso e que resistiam às pressões dos colonizadores em nome da liberdade.
Imigrantes que se organizavam para garantir o respeito à dignidade dos trabalhadores em relação às condições de trabalho e ao pagamento de salários justos, nas fazendas ou nas fábricas dos centros urbanos.
A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente. 
MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais.
 Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988. 
Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas: 
Permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
Perderam a relação com o seu passado histórico.
Derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
Contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
Demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante”. (Francisco Manuel da Silva e Joaquim Osório Duque Estrada)
O trecho acima é do Hino Nacional, que abre com a pretensão de reconstituir as condições que ensejaram o grito da independência da então colônia portuguesa, em 1822. No entanto, historiadores têm como ponto pacífico o fato de que os fatos foram superestimados, o que denota um esforço em construir um sentimento nacionalista.
Disserte sobre como se desenhou a formação do Estado nacional brasileiro.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________ é o agente social e político responsável pelasrelações sociais complexas que formam as bases de organização da sociedade e do poder institucional. É ele o detentor do monopólio da violência e do domínio físico sobre um determinado território.
O espaço acima se refere a;
Estado.
Governo.
Poder executivo.
Judiciário.
Constituem filosofias que marcaram a gênese do sistema de república federativa, sob o qual vivemos hoje: 
Liberalismo e positivismo.
Socialismo e romantismo.
Anarquismo e historicismo.
Comunismo e pós-modernismo.

Continue navegando