Buscar

direito empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Campus West Shopping
Aluna Sonia Cristina Silva de Mello – mat. : 201307054595
Professora Cláudia – Direito Empresarial
Aula 1
Empresário: Quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens ou serviços.
Empresa: Atividade cuja marca essencial é a obtenção de lucros com o oferecimento ao mercado de bens ou serviços, gerando estes mediante a organização dos fatores de produção , quais sejam: capital, insumos, mão de obra e tecnologia.
2. Sociedade Simples art 997
Aula 2
A mão de obra é colaborada, auxiliar e não fator da produção. Art. 966, PU, CC. É uma Sociedade simples. Os sócios estão envolvidos para viabilizar a produção. Não é uma atividade econômica organizada. Art. 982, CC.
2. D - art 966 p.ú.
Aula 3
Ana poderá exercer pois adquiriu a emancipação com o casamento, tornando-a civilmente capaz para exercer atividade empresária que tem como pressuposto pleno gozo da capacidade civil, conforme art. 972, CC.
Questão Objetiva: A art. 973
AULA 04
 O empresário e a sociedade empresária vinculam-se ao Registro Público de empresas Mercantis a cargo das juntas comerciais, e a Sociedade Simples ao Registro Civil das Pessoas Jurídicas, o qual deverá obedecer as normas fixadas para aquele registro, se a sociedade simples adotar um dos tipos de sociedade empresária. Não, pois se trata de uma sociedade empresária, portanto, vinculam-se ao Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais. (Art. 1.150 do CC)
Questão objetiva: b
AULA 05
 A sociedade é que irá responder com toda a força do seu patrimônio, pois possui responsabilidade patrimonial e processual. Artigos 1052 a 1081 e 1150 do Código Civil.
Questão Objetiva: D
Caso 6
A Teoria da Desconsideração a Personalidade Jurídica autoriza o Judiciário a ignorar a autonomia patrimonial da pessoa jurídica quando vislumbrar a
A Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica autoriza o Judiciário a ignorar a autonomia patrimonial da pessoa jurídica quando vislumbrar a responsabilizar pessoal e ilimitadamente o s sócios pelas obrigações que caberia à sociedade. No caso em tela, a prática de ato fraudulento. Dessa forma a exequente comprova a existência de fraude perpetra da com o uso da autonomia patrimonial da pessoa jurídica, sendo, portanto, objeto da desconsideração da personalidade jurídica nos moldes do art. 50 do CC. 
Questão objetiva : E art 50 CC.
Caso 7 
A defesa da sociedade empresarial é no sentido que não assiste razão a Carlos , tendo em vista que a 
proteção pretendida, somente ocorre a pós o arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial, ex v i do disposto no artigo 33 da Lei 8934/94.
Questão objetiva: C.
Caso 8
A lei veda a contribuição com prestação de serviços para formação do capital social da sociedade 
empresária. Só era possível na sociedade capital e indústria, mas essa espécie de organização societária não foi recepcionada pelo CC art. 1055,pár 2º.
Questão objetiva: E , art 1055 CC.

Continue navegando