Buscar

apol 4 Contabilidade e Planejamento Tributário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s): 
Contabilidade e Planejamento Tributário
Direito Tributário
	
	
	
	
Questão 1/5 - Contabilidade e Planejamento Tributário
Os empreendedores que pretendem abrir uma empresa no regime tributário MEI, precisam apresentar alguns documentos. Após abrir sua MEI o empreendedor deverá mensalmente preencher o relatório mensal de receitas e realizar o pagamento da DASN-MEI, além de todo ano entregar a Declaração Anual Simplificada que consolida as informações de faturamento. Os documentos necessários para abrir uma empresa MEI são:
Nota: 0.0
	
	A
	Número de recibo da entrega do IRPJ, CPF e RG
	
	B
	Número de recibo da entrega do IRPF, título de eleitor e RG
	
	C
	CPF, RG e título de eleitor
	
	D
	Número de recibo da entrega do IRPF, CPF e título de eleitor
GABARITO: ALTERNATIVA D. Atendendo os requisitos o empreendedor pode abrir um MEI necessitando apenas do CPF, título de eleitor e número de recibo da entrega do IRPF. (GUIA DE ESTUDOS, AULA 05, PAG. 3)
	
	E
	Número de recibo da entrega do IRPJ, CPF e título de eleitor
Questão 2/5 - Contabilidade e Planejamento Tributário
O MEI surgiu como uma alternativa de regularização de pequenos empresários que atuam por conta própria ou que desejavam empreender. Para estes empreendedores os impostos são simplificados sendo um valor fixo mensal predefinido de acordo com o seu ramo de atuação (comércio e serviços, prestação de serviços e indústria). As empresas enquadradas como MEI são isentas do recolhimento de tributos federais. São exemplos de tributos isentos para empresas MEI, EXCETO:
Nota: 20.0
	
	A
	CSLL
	
	B
	IRPJ
	
	C
	COFINS
	
	D
	PIS
	
	E
	ICMS
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA E. Para os empreendedores MEI os impostos são simplificados sendo um valor fixo mensal [...] Nestes valores estão inclusas apenas as parcelas referente à Previdência Social, ao ICMS e ISS, dado que o MEI está isento do recolhimento de tributos da esfera federal (IRPJ, PIS, COFINS, IPI e CSLL) (GUIA DE ESTUDOS, AULA 05, PAG. 2)
Questão 3/5 - Contabilidade e Planejamento Tributário
A lei determina duas características as quais uma empresa precisa observar ao solicitar o regime tributário MEI. São eles:
Nota: 20.0
	
	A
	Faturamento e atividade.
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA A. A lei determina dois fatores que determinam quem pode ser MEI: a atividade e o faturamento (GUIA DE ESTUDOS, AULA 05, PAG. 2)
	
	B
	Receita e faturamento.
	
	C
	Receita e atividade.
	
	D
	Receita apenas.
	
	E
	Faturamento apenas.
Questão 4/5 - Direito Tributário
Competência tributária e capacidade tributária são dois termos que comumente se confundem. Uma das principais diferenças destes termos está no fato de:
Nota: 20.0
	
	A
	Capacidade tributária é indelegável e competência tributária é delegável.
	
	B
	Capacidade tributária é indelegável e competência tributária é facultativa
	
	C
	Capacidade tributária é facultativa e competência tributária é delegável
	
	D
	Capacidade tributária é facultativa e competência tributária é delegável.
	
	E
	Capacidade tributária é delegável e competência tributária é indelegável.
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA E. Salientamos que não se pode confundir competência com capacidade tributária ativa, pois nem sempre aquele que tem capacidade tem também a competência. O exemplo que trazemos é em relação ao Imposto de Renda que é de competência da União, ou seja, esse ente político tem o poder dado pela Constituição de legislar sobre todos os seus aspectos, mas quem exige do contribuinte o seu pagamento é a Fazenda Nacional, autarquia ligada à União. Entendemos assim que a capacidade tributária é delegável, ao contrário da competência, que é indelegável (GUIA DE ESTUDOS, AULA 05, PAG. 6).
Questão 5/5 - Direito Tributário
A competência tributária é definida como o poder dado pela Constituição da República para que um determinado ente político possa instituir certo tributo. Através do princípio da estrita legalidade tributária, os tributos no Brasil somente podem ser criados através de lei. O poder que detém este direito é:
Nota: 20.0
	
	A
	Executivo e Judiciário
	
	B
	Executivo e Legislativo
	
	C
	Legislativo e Judiciário
	
	D
	Legislativo apenas
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA D. E quem edita lei em nosso País?
Exatamente, o Poder Legislativo, ou a casa legislativa competente. Em outras palavras a instituição de tributos como regra, é tarefa tipicamente legislativa. Somente poderá criar o tributo o ente que possua a sua casa legislativa, ou seja, a União, os Estados- Membros, o Distrito Federal e os Municípios. (PAG. 2)
	
	E
	Judiciário apenas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando