Buscar

AIME - AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE MANDATO ELETIVO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ação de Impugnação de Mandato Eletivo - AIME
A ação de impugnação de mandato eletivo (AIME) é uma ação eleitoral, que está prevista no art. 14, § 10 da Constituição Federal de 1988, essa ação é um importante instrumento que tem a finalidade de impugnar o mandato do candidato eleito que utilizou de meios ilícitos no pleito através de abuso de poder econômico, corrupção ou fraude.
Tendo em vista que a referida ação busca tutelar a verdadeira vontade popular exercida durante o pleito de forma a diplomar apenas os candidatos merecedores do seu mandato, sua função dentro do Direito Eleitoral e do Estado Democrático configura um importante instrumento para o controle do processo eleitoral e, em última análise, dos Poderes do Estado, tendo como função primordial a preservação da democracia, da cidadania e da soberania, sendo eficaz no combate às práticas ilícitas no sistema eleitoral.
A competência para processar e julgar a AIME é definida pelo juizo da diplomação. A competencia para julgar a AIME contra os mandatos obtidos pelo Presidente e Vice-Presidente da República nas Eleições Presidenciais é o Tribunal Superior Eleitoral - TSE, ja a competencia para processar e julgar a AIME em relação ao mandato do Governador e Vice-Governador eleitos, Senador eleito e suplentes, Deputados Federais eleitos e suplentes, e Deputados Estaduais eleitos e suplentes, Tribunal Regional Eleitoral - TRE e a competencia correspondente para processar e julgar a AIME em relação a Prefeito e Vice-Prefeito eleitos, além dos Vereadores e suplentes, nas Eleições Municipais na área do município de sua jurisdição são os Juízes Eleitorais, e na hipótese de municípios que possui circunscrição dividida para mais de um Juiz Eleitoral o TRE correspondente deverá determinar com antecedência qual deles será competente para o julgamento de AIME no município.
Em relação a quem poderá propor a AIME, a Constituição Federal não traz expressamente o rol dos legitimados para a sua propositura, e também não existe legislação infra-constitucional que regulamente a referida ação, mas de acordo com a Lei Complementar n° 64/90 em seu art. 22 A AIME poderá ser intentada por qualquer candidato, partido político, coligação ou pelo Ministério Público Eleitoral.
Tendo em vista essa ausência de previsão legal tanto na Constituição Federal como na legislação infra- constitucional, no que se refere ao cidadão comum, eleitor, ele não possui legitimidade ativa para a propositura da AIME.
O TSE definiu, pela Resolução n. 21.634/2004 que o rito ordinário a ser adotado é o previsto nos artigos 3° a 16 da Lei Complementar n. 64/1990, aplicável originariamente à Ação de Impugnação de Registro de Candidatura - AIRC, utilizando-se de forma subsidiária o Código de Processo Civil Brasileiro.
Observemos em resumo os procedimentos e prazos principais da AIME:
a) Petição Inicial - até quinze dias após a diplomação; b) Notificação do impugnado - Imediatamente; c) Resposta/contestação - sete dias ; d) Julgamento antecipado da lide no caso de extinção do feito sem julgamento do mérito; e) Fase probatória - quatro dias após apresentação da defesa; f) Diligências - cinco dias após a audiência para a coleta de prova oral; g) Alegações finais e parecer do Ministério Público Eleitoral (05 dias a contar do encerramento das diligências); h) Sentença - três dias, i) Recurso - três dias.
Pedido de antecipação de tutela, com intuito de sustar o ato de diplomação de candidato eleito e medida cautelar preparatória, não cabem na AIME.
Conforme previsão no art. 14, § 11 da CF, A AIME deve tramitar em segredo de justiça, no entanto o ato de julgamento deve ser público.
BIBIOGRAFIA 
http://www.tre-sc.jus.br/site/resenha-eleitoral/revista-tecnica/edicoes-impressas/integra/2012/06/da-legitimidade-ativa-do-eleitor-para-a-acao-de-impugnacao-de-mandato-eletivo/indexaeda.html?no_cache=1&cHash=845d0d6577445119b0238f14d814243d
https://joseherval.jusbrasil.com.br/artigos/159369190/o-que-significa-uma-aime-e-qual-sua-importancia-dentro-do-cenario-atual
http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-roteiro-de-direito-eleitoral-acao-de-impugnacao-de-mandato-eletivo
https://books.google.com.br/books?id=fMcmDwAAQBAJ&pg=PT211&lpg=PT211&dq=trabalho+sobre+Recurso+Especial+Eleitoral+-possibilidade+de+interposi%C3%A7%C3%A3o+e+tr%C3%A2mite.&source=bl&ots=NjcGJbELYb&sig=5gJ0Z7fEvbTt_IvJMuwnXquXeU4&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiLra35l6_XAhVLf5AKHXQ-CykQ6AEIRjAG#v=onepage&q=trabalho%20sobre%20Recurso%20Especial%20Eleitoral%20-possibilidade%20de%20interposi%C3%A7%C3%A3o%20e%20tr%C3%A2mite.&f=false

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando