Buscar

AD1 DE ORÇAMENTO PUBLICO

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2017/1º
Disciplina: Orçamento Público
Coordenador da Disciplina: Kátia de Almeida
Aluno (a): RAFAELA FERREIRA DE ALMEIDA 
Pólo: ITAPERUNA 
Comente a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, uma impacta a outra. Cite um exemplo real.
 A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) trata de finanças públicas e fixa limites e proibições ao gestor público, com o intuito de manter o equilíbrio financeiro das contas e a transparência dos procedimentos administrativos. Já a Lei de Diretrizes Orçamentárias, de periodicidade anual, disciplina a elaboração e a execução das leis orçamentárias e tem como objetivo principal a compatibilização orçamentária anual com o planejamento de médio prazo definido no PPA, orientando a elaboração do orçamento anual. O conteúdo da LDO está previsto no art. 165, § 2º, da Constituição Federal, que estabelece: § 2º - A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento (BRASIL, 1988). As metas fiscais funcionam como limites indiretos à expansão das despesas governamentais. Como variações na arrecadação de receitas, Exemplo: Superávit – diferença entre recebimento e pagamento em determinado período, quando os recebimentos superam os pagamentos. O governo terá de assumir as diferenças decorrentes do aumento nas taxas de juros.

Continue navegando