Buscar

Gestão socioambiental

Prévia do material em texto

Discutimos em nossas aulas e no livro- base Gestão socioambiental no Brasil : Uma análise ecocêntrica sobre gestão baseada nos conceitos de sustentabilidade e gestão socioambi ental estratégica. Quanto a esses conceitos, é correto afirmar que : 
E 
os processos gerenciais d e inserção de variáveis socioambientais deverão ser inseridos em todas as etapas de organização estratégica no mercado, visando atender demandas comerciais e produzir de forma sustentável.
Considerando o fragmento acima, o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica e as aulas sobre o desenvolvimento sustentável e o papel das empresas na conservação ambiental, assinale a alternativa verdadeira acerca dos selos e rótulos ambientais: 
C) O selo de qualidade ambiental ainda não é obrigatório no Brasil. Porém, quando a empresa deseja se enqu adrar nas normas para obtê -lo, tem a supervisão de comitês que representam a ABNT Certificação. 
Considerando a citação acima, as aulas e o livro -base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, quanto à visão biocêntrica nos estudos ambientais, leia as afirmativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F p ara as falsas: 
I. ( ) Na visão do biocentrismo, o homem e a natureza estão em um mesmo nível de interações e modificações, o que representa uma nova ordem nos pensamentos sobre o meio ambiente. 
II. ( ) P or meio das concepções de biocentrismo, foi possível identificar que o homem passou a fazer parte das interações com a natureza, mesmo em escala inferior. 
III. ( ) Com o biocentrismo, o homem passou a integrar as ações do meio , deixando a natureza em uma escala inferior de interação. 
IV. ( ) Conforme a visão biocêntrica, na interação entre hom em e natureza, estão presentes as questões s ociais humanas, chegando a uma concepção multidimensional de meio ambiente.
B) V – F – F – V. 
Gestão socioambiental n o Brasil: Uma análi se ecocêntrica, consideramos mais amplamente o conceito de meio ambiente. Baseado nisso, leia as proposições a seguir: 
I. O meio ambiente é um objeto complexo, pois quando é abordado sob os aspectos social e natur al, outro conjunto de premissas e de conceitos básicos é incorporado a ele. 
II. O con ceito de meio ambiente vem s endo desenvolvido durante a evolução das preocupações ambientais e não se restringe a apenas uma área do conhecimento. 
III. O conceito de meio ambiente, que pode ser substituído por natureza, foi atualizado e delimitado antes das mudanças nas relações entre o homem e os recursos naturais. 
A) I e II.
A manchete acima descreve um a ação baseada n o conceito de ecoeficiência. Sobre esse conceito, baseando-se nas aulas e no li vro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as proposições a seguir: 
I. O conceito de ecoeficiência, em linhas gerais, relaciona-se ao conceito de sustentabilidade, pois preconiza o uso consciente dos recursos naturais, possibilitando sua manutenção às gerações futuras. 
II. O conceito de ecoeficência é atual e foi utilizado primeiramente n uma publicação do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável. 
III. O conceito de ecoeficiência expressa a preocupação com os recursos naturais, pois se define como mecanismo de redução de impactos ambientais. 
D) I, II e III. 
Além da preocupação com a Amazônia, vimos em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil : Uma análise ecocêntrica que ex istem outros problemas ambientais sendo registrados diariamente. A esse respeito, leia as proposições a seguir: 
I. Ainda existem muitos registros de casos de pesca predatória sendo notificados pelos órgãos responsáveis, demonstrando que é necessário fortalecer a intervenção e cobrança da lei. 
II. Um grave problema ambiental que merece destaque são os aterramentos de manguezais, envolvendo o uso de áreas de preservação permanentes. 
III. O tráfico de animais silvestres se constitui um grave problema ambiental, pelo risco de perda de biodiversidade, além do descumprimento da lei. 
D) I, II e III. 
Tendo em vista o fragmento acima, as aulas e o livro -base Gestão socioambiental no Brasil: Uma a nálise ecocêntrica, leia a s seguintes proposições sobre o conceito de meio ambiente apresentado por Mo rán (1990): 
I. Para o autor, o meio ambiente é classif icado como m eio biótico, que engloba os seres vivos, organismos, comunidades, p lantas e an imais, devido às relações destes serem baseadas apenas nas comunidades e ecossistemas. 
II. Para o autor, o meio ambiente deve ser classif icado levando em consideração as relações com os seres viv os, animais, plantas, homens, todos vivendo em ecossistemas e os alterando. 
III. O autor classifica o meio ambiente em mundo biótico e abiótico, o primeiro relaciona-se aos seres vivos , com unidades e populações; e o segundo está relacionado ao ambiente sem vida, caracterizado como físico-químico.
E) III. 
O trecho acima aborda a questão de responsabilização sobre a s questões ambientais. De acordo com as aulas e o livro -base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, assina le a alterna tiva correta so bre as participações públicas nessas questões: 
A) As audiências públicas propiciam o debate e ntre diferentes atore s sociais sobre assuntos que e nvolvam os re curso s ambientais, promovendo assim a cidadania.
De acor do com os con teúdos do livro-base Desiguald ades de g ênero, raça e et nia, enumere, na or dem sequencial, as e xplicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir: 1. Escravidão 2. Casta 3. Estamentos 4. Classes 
( ) Corresponde ao período do capitalismo . 
( ) Pode ser relacionado com o feudalismo europeu. 
( ) O extrato superior é composto por indivíduos proprietár ios de outros, sendo estes últimos aqueles que compõem a força de trabalho. 
( ) É relativo à pureza étnica. Agora, marque a sequência correta:
 E 4 – 3 – 1 – 2
A diminuição do nú mero de pobres pode indica r mobilidade social. E, mesmo que esse número tivesse aumen tado, ainda assim poderíam os falar em mob ilidade social. Levando em consideração os conteúdos do livro -base Desigualdad es de gênero, raça e etnia, so bre os fatores coletivos de mobilidade social, é cor reto afirmar: 
 A Fatores coletivos de mobilidade social estão ligados à ascensão de pessoas ou grupos, po r conta de mudanças estruturais na economia, como a industrialização. 
O fragmento de texto trata de um movimento de ascensão social facilitada pel a proximidade de algué m com status político e de poder, no caso, o rei. Levando em consideração os conteúdos do livro -base Desigualdadesd e gênero, raça e etnia , como é denominada a mudança que ocorre de um estrato social para outro? Analise as opções a seguir e assinale a alterna tiva correta:
 B Mobilidade social. 
Tomando como referência os conteúdo s do livro-base Desigualdades d e gênero, raça e etnia sob re as políticas afirmativas nos Estados Unidos, analise as asser tivas a seguir, assinalando V para as verdadeira s e F para as falsas: 
I. ( ) A política de cotas foram criada s (mas não implementadas) no período da independência nor te-americana, graças à influência liberal em sua con stituição. 
II. ( ) Nos Estados Unidos, a po lítica de cotas teve início a partir de reivindicações da comunidade negra. 
III.( ) A conquista de ações afirm ativas para os negros resultou na reivindic ação de medidas iguais para as mulheres. 
IV. ( ) As políticas afirmativas nos Estados Unidos foram influenciadas por m edidas semelhantes àquelas adotadas nos países que se de scolonizavam na Ásia e na África. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequê ncia correta: 
 A F – V – V – V 
Nessa citação, Durkheim discorre sobre a transmissão das regras sociais. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro -base Desig ualdades de g ênero, raça e etnia, sob re a transmissão das regras sociais, é cor reto afirmar:
B Entre outras instituições, a família e a escola são responsáveis pela transmissão das regras sociais
Com base no texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina analise as afirmações abaixo e assinale a opção correta. 
I - Os resíduos sólidos podem ser entendidos como qualquer detrito oriundo de trabalhos, domésticos industriais etc. que se joga fora. 
II - A gestão de resíduos sólidos tem como foco tudo o que se retira de um lugar para deixá -lo limpo. 
III - Lixo pode ser entendido como tudo aquilo que não tem mais valor. 
IV - Resíduo deve ser entendido como toda substância que deve ser tratada e que deve receber uma destinação adequada
C São corretas apenas as afirmativas III, IV. 
Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das p ropriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades que, direta ou indiretamente, afetam: 
I. A qualidade dos produtos. 
II. A saúde, a segurança e o bem-estar da população.
III. As atividades sociais e econômicas. 
IV. As condições estáticas e sanitárias do meio ambiente.
C Somente os itens II, III e IV estão corretos.
O Programa Desperdício Zero foi criado pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo deste programa:
B Eliminação de 100% dos lixões no Estado do Paraná e a redução de 30% dos resíduos gerados. 
( ) Classe I ou resíduos perigosos são aqueles que, em função das suas caracterís ticas intrínsecas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade apresentam riscos à saúde pública por meio do aumento da mortalidade ou morbidade ou, ainda, provocam efeitos adversos ao meio ambiente quando manuseados ou dispo stos de forma inadequada, exigindo, assim, tratamento e disposição especiais. 
( ) Classe I ou resíduos perigosos, em função de suas propriedades físico -químicas e infectocontagiosas, não apresentam risco à saúde pública e ao meio ambiente. Não causam acidentes de impacto ambiental e não devem ser condicionados, armazenados temporariamente, incinerados, tratados ou dispostos em aterros sanitários próprios para receber resíduos perigosos. 
( ) Classe II ou resíduos não inertes são aqueles que não aprese ntam alta periculosidade, porém, não são inertes. Podem apresentar propriedades como combustibilidade, biodegradabilidade ou solubidade em água, com possibilidade de acarretar riscos à saúde ou ao meio ambiente. 
( ) Classe III ou resíduos inertes são resíduos que, por suas características intrínsecas, não oferecem riscos à saúde ou ao meio ambiente, quando amostrados de forma representativa e submetidos a um contato estático ou dinâmico com água destilada ou deionizada em concentrações maiores que aquelas apresentadas nas normas de potabilidade da água executando-se os padrões de aspecto, cor, turbidez e sabor.
C V – F – V – V.
A produção de resíduos está intimamente ligada ao contexto social que vem sendo vivenciado pelas popu lações desde que o homem deixou sua via nômade e passou a b uscar conforto, dando origem às cidades, gerando um ambien te propício ao progresso cultural e tecnológico, representando um cenário ideal para o consumo de mais variados p rodutos e, consequentemente, a crescente produção de lixo. Assinale a alternativa que apresenta quem são os geradores de lixo na sociedade. 
A Cada ser humano deve se reconhecer como gerador de lixo.
Analise as af irmativas a seguir e assinale a alternativa correta em relação aos benefícios da auditoria ambiental específicos para as empresas.
C A auditoria ambiental deve ser vista como uma ferra menta gerencial, já que permite à empresa controlar seus processos sob o enfoque ambiental e, deste modo, melhorar sua imagem. 
Os principais benefícios de uma auditoria ambiental são: fortalecimento da imagem e da marca da empresa; conquista de novos mercados e diferencial competitivo; controle na geração de resíduos e passivos; auxílio na tomada de decisão; melhora no gerenciamento de recursos; prevenção de acidentes ambientais, intervindo na potencialidade e na probabilidade; verificação do cumprimento da legislação, antevendo possíveis penalizações. 
Preocupado com a escassez dos recursos naturais renováveis e não renováveis, com a degradação de áreas e com a melhoria d a qualidade de vida de seus habitantes, f oi implantado em 13/10/1989 o programa “lixo que não é lixo”. Assinale a alternativa que apresenta a cidade que implantou este programa.
C Curitiba, PR.
A lei 12.305/ 2010 comp lementa a realização do plano de gerenciamento dos resíduos sólidos e aplica, também, o dispositivo na resolução nº 307, de 05 de julho de 20 02, que obriga as obras da construção civil a realizarem o mesmo plano de gestão de resíduos. Marque V para as proposiçõe s verdadeiras e F para as proposições falsas em relação aos objetivos das empresas que devem ser acoplados a referida lei e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
( ) A disponibilização de lixeiras.
( ) Destinação final ambientalmente adequada aos rejeitos.
( ) Diminuição do uso de recursos naturais no processo de produção de novos produtos. 
( ) Intensificação de ações de educação socioambiental. 
( ) Aumento da reciclagem no país. 
( ) Promoção da inclusão social. 
( ) Geração de emprego e renda para catadores de materiais recicláveis.
 C F – V – V – V – V – V– V. 
( ) Uma das vantagens da reciclagem de materiais está em reduzir a pressão por mais matérias-primas. 
( ) A reciclagem em si não contribui para a redução dos problemas ambientais. 
( ) A reciclagem tem como principal vantagem a redução da poluição ambiental. 
( ) A reciclagem consiste no reuso de resíduos como matéria prima no processo manufatureiro.
 E V, V, V, F 
Enumere as ações a seguir conforme as etapas de um sistema de gestão e saúde ocupacional e segurança e, depois, assinale a alternativa correta. 
( ) Implantação de sistema de rastreamento de produção. 
( ) Divulgação de resultados da auditoria por meio de relatórios dinâmicos na internet. 
( ) Implantação de um sistema de gerenciamento de conte údo colaborativo. 
( ) Reunião com setor jurídico para análise da legislação específica de saúde e segurança. 
A 3 – 4 – 2 – 1. 
Berté (2013, pgs.116 e 117): As quatro fases de um sistema de gestão e saúde ocupacionale segurança são: 1 – Planejamento; 2 – Implementação; 3 – Verificação e ação corretiva; 4 - Análise crítica pela administração. Assim, a primeira afirmativa se encaixa na etapa 3, pois um sistema de rastreamento de produção busca o monitoramento e a medição do desempenho. Já a afirmativa 2 s e refere à etapa 4, pois a divulgação de resultados da auditoria por meio de relatórios dinâmicos na internet se refere ao processo de comunicação com os stakeholders (partes interessadas). A afirmativa 3 se refere à etapa 2, pois um sistema de gerencia mento de conteúdo colaborativo se refere ao controle de documento de dados. E a afirmativa 4 se refere à fase de planejamento, pois é na reunião com setor jurídico para análise da legislação específica de saúde e segurança em que se analisam os requisitos legais e outros requisitos.
Discutiram-se em nossas aulas ações pensando na defesa do meio ambiente. Assim, tendo em vista o livro -base Gestão so cioambiental no Brasil: Uma análi se ecocênt rica, leia as seguintes pr oposições sobre a Agenda 21: 
I. A Agenda 21 foi um acordo estabelecido no encontro sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012, pensando nas práticas futuras e na manutenção da vida no planeta. 
II. Com as pautas sobre o desenvolvimento sustentável, a Agenda 21 foi um acordo entre os países- membros, que se comprometeram em desenvolver políticas econômicas, sociais e ambientais, pensando no futuro do planeta. 
III. Um dos principais resultados da Conferência ocorrida no Rio de Janeiro em 1992 foi a Agenda 21, que consiste no plano de ação para o desenvolvimento sustentável para o início do sécu lo XXI. 
Agora, marque a alternativa que aponta e xclusiva mente a(s) proposição(ões) correta(s): 
 B II e III.
O fragmento de texto acima ilustra uma concepção de Quintas sobre o uso dos recursos naturais. De aco rdo com as aulas e o livro -base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocê ntrica, assinale a alternativa que apresenta corretamente o verdadeiro sentido do texto acima segundo Quintas.
D Quintas fornece condições de evidenciar a dependência do homem sobre os recursos ambientais, sobretudo para sua sobrevivência, transformando o meio ambiente, desde tempos antigos. 
Relacione os elementos às suas caracte rísticas: 
1. Saneamento de solos contaminad os. 
2. Desumidificação. 
3. Pirólise. 
4. Compostagem. 
5. Incineração. 
( ) É um a alternativa razoável utilizada para de stinação do lixo urbano, na qual são utilizadas altas tem peraturas para destruí -lo e reduzir o seu volume e peso. 
( ) É um exemplo de processo, sob pena de multa ambiental, quando um posto de abastecimento de com bustíveis apresenta contamin ação do meio ambiente por meio de vazamentos. 
( ) É um processo biológico que ocorre em resíduos de origem animal ou vegetal, havendo a decomposição da matéria orgânica. 
( ) Consiste na utilização de tecnologias que retiram água de 100% de soluções orgânicas e inorgânicas. 
( ) As altas temperaturas transformam um composto orgânico em outra substância e é geralmente utilizado no tr atamento de lixo por fogo. Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta: 
A 5 – 1 – 4 – 2 – 3.
I. O meio ambiente pode ser definido espacialmente pelos locais, unidades biol ógicas, que podem compreender variadas comunidade s (formadas por variadas espécies), independentemente do estágio de evolução.
II. O m eio ambiente é um conceito complexo que se originou para substituir o conceito de comunidade ecológica, que seria menos complexo e abrangente. 
III. O conceito de meio ambiente se relaciona co m as comunidades biológicas devido à relação direta de sobrevi vência das espécies, plantas, animais e vegetais que interagem no mesmo espaço. 
Está correto apenas o que se afirma em:
 C I e III. 
Relacione cada indicador com sua respectiva definição: 
1. Estabilidade do microclima. 
2. Estabilidade do ciclo hidrológico e do clima regional. 
3. Equilíbrio do sistema florestal. 
4. Estabilidade da composição da atmosfera. 
( ) Está diretamente relacionado ao contexto de manutenção das vegetações. 
( ) Relaciona-se à concentração de poluentes, inversão térmica, queimadas etc. 
( ) Relacionado às mudanças de duração das estações, chuvas, temperaturas etc. 
( ) Relacionado às mudanças diurnas na umidade, radiação solar, ventos etc. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta: 
D 3 – 4 – 2 – 1
Estudamos em nossas aulas e no livro -base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica as concepções sobre o princípio de precaução. Baseado nisso, leia as afirmativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: 
I. ( ) O princípio de precaução foi criado, formalmente, no encontro internacional Rio+20, com o objetivo de garantir condições para lidar com eventuais riscos ainda não identificados. 
II. ( ) Simplificando, o princípio de pre caução prevê que s ejam i mplementadas medidas preventivas de impactos ambientais, mesmo quando não tiver a certeza científica formal para tais procedimentos.
III. ( ) Na Conferência ocorrida no Rio de Janeiro em 1992 (Eco -92), foi apresentado o princípio de precaução como sendo uma alternativa de ação para garantir a prevenção de riscos que o meio ambiente possa est ar suscetível. 
IV. ( ) O princípio de precaução foi apresentado na Conferência do Rio de J aneiro – Eco-2012 - com o objetivo de legalizar as práticas preventivas sobre os impactos e danos ambientais futuros. 
V. ( ) Devido ao cenário de de gradação ambiental atual, os pesquisadores, preocupados com os impactos ambie ntais e os riscos para o futuro, apresentaram o princípio de precaução, que consiste na execução de etapas para prevenção dos riscos. 
Agora, marque a sequência correta:
C F – V – V – F – V 
O texto acima refere-se a duas concepções de conservação dos recur sos ambientais, também retratadas nas aulas e no livro -base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica . Sobre as relações e cooperações tecnológicas, é correto afirmar que:
C o princípio de cooperação tecnológica é uma maneira de envolver universidades, representantes de governos, empresas, enfim, todos os atores envolvidos em processos de produção e comercialização de mercadorias para assegurar a manutenção da sustentabilidade.
Discutimos em nossas aulas e no livro -base Gestão socioa mbiental n o Brasil: U ma análise ecocêntrica sobre gestão baseada nos conceitos de sustentabilidade e gestão socioambiental estratégica. Quanto a esses conceitos, é correto afirmar que: 
E os processos gerenciais de inserção de variáveis socioambientais d everão ser inseridos em todas as etapas de organizaç ão estratégica no mercado, visando atender demandas comerciais e prod uzir de forma sustentável.
Pensando nas discussões sobre a economia e sua relação com a conservação da natureza e tendo em vista o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as propo sições sobre responsabilidade de gestão re lacionadas à dimensão econômica e marque V para as proposições verdadeiras e F p ara as falsas: I. ( ) A geração de empregos e a melhoria de renda da população fazem parte das responsabilidades da gestão. 
II. ( ) A geração de em pregos e d e renda da população faz partedas prioridades que devem ser atendidas pela gestão, fatores importantes na manutenção da sociedade tendo em vista a dimensão econômica. 
III. ( ) Um dos fatores i mportantes na gestão, ba seado na dimens ão econômica, consiste no estímulo às formas habituais de consumo. 
IV. ( ) Dentre as variáveis destinadas à preocupação com a gestão, b aseada s na variável econômica, está a educação por meio de atividades culturais e d e estímulo à sustentabilidade. 
V. ( ) A gestão de pequenas, médias ou grandes corporações é r esponsável pela atuação no mercado, e, nesse sentido, na dimensão econômica, são previstas ações de inserção dessas no mercado competitivo. 
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta: 
B V – V – F – F – V.
Discutimos em nossas aulas e no livro -base Gestão socioa mbiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica os a spectos da responsabilid ade da gestão em termos da dimensão político-institucional da organização. No que se refer e a essa dimen são político-institucional, marque V para as afirmações verdadeiras e F p ara as falsas: 
I. ( ) Na dimensão político -institucional da organização, está p revista a tom ada de decisões, que permite a integração entre desenvolvimento e meio ambiente. 
II. ( ) A democracia nas decisões e os trabalhos em parceria são aspectos da gestão, os quais fazem parte da dimensão político -institucional. 
III. ( ) A promoção de acesso exclusivo às informações para os gestores na tomada de decisão faz parte da dimensão po lítico-institucional da organização. 
IV. ( ) Incentivar as coo perações para a difusão e tr ansferência de t ecnologias faz parte da dimensão político-institucional da organização. 
V. ( ) Outro ex emplo de prática destinada à dimensão político -institucional consiste na descentralização da gestão. 
Agora, marque a sequência correta: 
C V – V – F – F – V
Considerando a citação acima, as aulas e o livro -base Gestão so cioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, quanto à visã o biocêntrica nos estudos ambientais, leia as afirmativas abaixo e ma rque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: I. ( ) N a visão do biocentrismo, o homem e a n atureza estão em um mesmo nível de interações e modificações, o que r epres enta uma nova ordem nos pensamentos sobre o meio ambiente.
II. ( ) Por meio das concepções de biocentrismo, foi possível identificar que o homem passou a fazer parte das interações com a natureza, mesmo em escala inferio r. 
III. ( ) Com o biocentrismo, o homem passou a integrar as ações do meio, deixando a natureza em uma es cala inferior de int eração. 
IV. ( ) Conforme a visão biocêntrica, na interação entre homem e natureza, estão presentes as questões sociais humanas, chegando a uma concepção multidimensional de meio ambiente. 
Agora, marque a sequência correta:
B V – F – F – V.
De acordo com nossas aulas e o livro -base Gestão socioambiental no Brasil : Uma análise ecocêntrica sobre a dimensão da informação e do conhecimento na gestão ambiental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F pa ra as falsas: 
I. ( ) Um dos fatores importantes na gestão ambiental, baseado na dimensão da informação e do conhecimento, são os padrões de produção e de consumo da população, como prioridade na conscientiz ação para o consumo. 
II. ( ) Na dimensão da i nformação e do conhecimento na organização, está prevista a tomada de decisões, que prioriza a integração entre desenvolvimento e meio ambiente. 
III. ( ) Incentivar as cooperações para a difusão e transferência de t ecnologias faz parte da dimensão da informação e do conhecimento na organização. 
IV. ( ) A democracia nas decisões e os trabalhos em parceria são aspectos da gestão ambiental que fazem parte da sua dimensão da informação e do conhecimento. 
V. ( ) Na dim ensão da informação e conhecimento na organização da gestão ambiental, estão previstas ações de geração, absorção e inovação do conhecimento. 
Agora, marque a sequência correta: 
 A F – F – V – F – V.

Continue navegando