Buscar

simulado discursivo projeto econômico financeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado
1) Os indicadores de endividamento representam a estrutura de financiamento e origem dos recursos do projeto. Com base na fórmula apresentada, explique o que demonstrado pelo grau de endividamento:
GE = Exigível Total = PC + PNC
 PL PL 
R. O grau de endividamento demonstra o volume de recursos de terceiros para cada real próprio investido no projeto. Ou seja, evidencia quanto é o capital investido por terceiros em relação ao capital próprio disponibilizado pelos sócios. 
2) Para a análise e decisão sobre investimentos, o investidor precisa de um conjunto de informações que seja imparcial e demonstre uma previsão de resultados para o projeto. O orçamento geral representa a síntese de todos os orçamentos elaborados com o planejamento do projeto. 
Descreva qual é a importância do plano operacional para a formação do orçamento geral. 
R. O orçamento operacional ou plano operacional é composto pelos elementos que envolvem o orçamento de vendas, o orçamento de produção, o orçamento de estoque e de custos do produto vendido, e o orçamento das despesas administrativas e de vendas. O plano operacional é muito importante para o Orçamento geral, pois detalha as diversas particularidades do negócio da empresa, definindo produtos, meios de produção, vendas, despesas, etc., que servem de subsidio para a elaboração do orçamento geral. 
3) Com base nas fórmulas abaixo, explique a diferença entre os indicadores de liquidez geral e corrente: 
ILG = AC + RLP
 PC +PNC
ILC = AC
 PC
R. Índice de liquidez geral considera os recursos de curto e longo prazo da empresa, ou seja, ele avalia a capacidade de pagamento da empresa considerando a situação de longo prazo.
Índice de liquidez corrente avalia a capacidade de pagamento da empresa considerando a situação de curto prazo, os recursos de curto prazo da empresa. 
4) Com base nas fórmulas abaixo, explique a diferença entre os indicadores de Liquidez Seca e Liquidez Imediata:
ILS = AC – ESTOQUES
 PC 
ILI = AC
 PC
R. Índice de liquidez seca avalia a capacidade de pagamento da empresa considerando a situação de curto prazo, mas sem considerar os itens pertencentes ao estoque.
Índice de liquidez imediata avalia a capacidade de pagamento da empresa considerando a situação de curto praza, mas somente dos itens pertencentes ao caixa, bancos e aplicações financeiras. É o índice que mostra o quanto se tem em caixa para o pagamento das dívidas.
5) O orçamento de caixa projetado permite entender as entradas e saídas de recursos a organização. Com base nos conhecimentos sobre o caixa projetado, explique a importância de entender as sobras de caixa, a insuficiência de caixa, e como devem ser otimizados os recursos. 
R. O entendimento das sobras de caixa, a insuficiência de caixa q a otimização dos recursos, expostos no orçamento de caixa projetado, permite a antecipação de possíveis problemas de falta de recursos, e quais fontes de recursos podem ser utilizadas para suprir essa falta de caixa. Também permite conhecer as sobras de caixa e como podem ser aplicadas, o que possibilita a ampliação do resultado final do projeto, gerando receitas financeiras ou ainda sendo utilizado para o pagamento de empréstimos obtidos, diminuindo a incidência de despesas financeiras.

Outros materiais