Buscar

A ergonomia como contraponto ao fast fashion pptx

Prévia do material em texto

A ergonomia como contraponto ao fast fashion
Fast Fashion
Breve histórico:
O conceito foi criado na Europa no final dos anos 90; 
marcada pelo inicio da era do desenvolvimento e globalização.
Conceito
Traduzido como moda rápida, é o termo utilizado por marcas que possuem uma política de produção rápida e contínua de suas peças, trocando as coleções semanalmente, ou até diariamente, levando ao consumidor as últimas tendências da moda em tempo recorde e com preços acessíveis.
representantes deste segmento
Ao redor do mundo
No Brasil
Slow Fashion
Breve Histórico:
Inicio associado a uma manifestação na década de 80;
Agiu como uma forma de manifestação contra a abertura da franquia Mc Donalds.
Conceito
O movimento slow fashion surgiu como oposição ao sistema anterior, do consumo exacerbado e do estilo de vida da sociedade pautada no consumo onde tudo acontece de forma extremamente acelerada;
Tem como intuito desacelerar este ritmo de consumo por meio de um processo lento e reflexivo visando resultados e democratizando o processo de design;
Qual a importância da ergonomia neste contexto?
NR-17 Ergonomia
 Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
 As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
 Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.
Como pode ser observado na norma regulamentadora (NR), não há nenhuma especificação sobre a fabricação ou adequação da indústria têxtil aos consumidores;
Apesar disso, os princípios da ergonomia podem ser transportados para diversos temas do nosso cotidiano, no intuito de aproveitar ao máximo os produtos ou ambientes.
Um dos objetivos da ergonomia é adequar desde as ferramentas e ambientes de trabalho até os produtos de uso pessoal, para atender às necessidades, habilidades e limitações dos diferentes tipos de usuário. 
Ao estudar o homem, sua relação com a utilização de máquinas, objetos e com o meio ambiente artificial, é possível adequar os objetos, os produtos e o ambiente construído.
Assim, o vestuário também é um objeto que necessita de estudos ergonômicos para que seja adaptado e adequado ao uso do indivíduo.
Vale ressaltar que o objetivo da ergonomia é de adaptar os objetos ao homem e não ao contrário.
O fast fashion e os problemas ergonômicos 
Segundo Martins (2006) o espaço entre a roupa e corpo é a medida do conforto;
A falta de pesquisa e a necessidade de entregar produtos inovadores faz com que os produtos não atendam os requisitos ergonômicos e de usabilidade;
Por outro lado, os cliente, muitas vezes impulsionados pela vontade de consumir moda, acabam comprando itens que não são necessariamente confortáveis.
The True Cost (Trailer)
https://www.youtube.com/watch?v=DjncKUmpOZk
Como as redes sociais impactam na difusão do fast fashion?
A internet mostrou uma nova forma de expor marcas e produtos através das redes sociais, como facebook e instagram, principalmente através das blogueiras/blogueiros.
Ao passo que as pessoas vivem conectadas diariamente, estas pessoas funciona como um canal de captação de possíveis clientes destas grandes marcas.
Chiara Ferragni
Foi a blogueira mais influente do mundo no ano de 2016 segundo a revista Fashionista;
Mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais;
Vantagens x desvantagens 
fast fashion
Vantagens: 
Agilidade na produção
Preços baixos
Novos produtos sendo lançados continuamente 
Satisfação dos clientes mais imediatistas 
Desvantagens:
Desacordo com os critérios ergonômicos e de utilização 
Consumo excessivo e contínuo de novos produtos
Pouco tempo de vida útil 
Materiais de baixa qualidade

Continue navegando