Buscar

DIREITO DO TRABALHO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602394308)
	Provas: FCC - 2013 - TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário - Área Judiciária . O aviso-prévio é conceituado pela Doutrina como sendo uma prévia comunicação sobre a ruptura contratual. Nos termos das normas trabalhistas aplicáveis ao instituto,
		
	
	A justa causa para rescisão do contrato de trabalho não pode ser aplicada durante o período de cumprimento do aviso-prévio.
	
	A falta do aviso-prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
	
	O valor das horas extras habituais não integra o aviso-prévio indenizado.
	
	O aviso-prévio é ato unilateral devido apenas quando o empregador pretender rescindir o contrato de trabalho independentemente de haver justo motivo.
	
	A rescisão torna-se efetiva depois de expirado o respectivo prazo do aviso-prévio comunicado, não comportando reconsideração pela parte notificante antes de seu termo final.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601774406)
	Nos contratos de trabalho a termo, em regra, a extinção contratual em face da dispensa antecipada e imotivada pelo empregador gerará ao empregado o direito de receber
		
	
	apenas indenização no valor dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato acrescidos da metade.
	
	apenas indenização no importe da metade dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato.
	
	 apenas 13o salário proporcional, férias proporcionais acrescidas de 1/3 e indenização no importe da metade dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato.
	
	13º salário proporcional, férias proporcionais acrescidas de 1/3, liberação do FGTS acrescido de 40%, indenização no importe da metade dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato.
	
	13º salário proporcional, férias proporcionais acrescidas de 1/3, liberação do FGTS acrescido de 40%, indenização no valor dos salários que seriam devidos pelo período restante do contrato acrescidos da metade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602311250)
	A previsão da CF no que se refere ao repouso semanal remunerado, este deve ser concedido:
		
	
	Preferencialmente aos domingos.
	
	Exclusivamente aos domingos.
	
	Sempre aos sábados e aos domingos.
	
	Preferencialmente aos domingos, salvo em semana em que o domingo coincida com feriado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601729372)
	(OAB/CESPE 2007.2) A empresa Rio Corrente Ltda. funcionava em um único estabelecimento e empregava 15 funcionários. No mês de setembro, uma forte chuva de granizo destruiu por completo o estabelecimento onde funcionava a empresa, de forma que os prejuízos econômicos sofridos tornaram inviável a sua continuidade. Nos quadros da empresa, não havia nenhum empregado que gozasse de estabilidade. Nessa situação hipotética, a empresa deve rescindir os contratos de trabalho de seus empregados
		
	
	com fundamento no motivo de força maior, e pagar indenização equivalente à metade da que seria devida em caso de rescisão sem justa causa.
	
	sem justa causa, e pagar todas as verbas devidas previstas nos casos de rescisão sem justa causa.
	
	com justa causa, mas pagar as verbas devidas como se a rescisão tivesse ocorrido sem justa causa.
	
	com justa causa, com fundamento no motivo de força maior.  
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602394286)
	Provas: FGV - 2014 - OAB - Exame de Ordem Unificado - XIII - Primeira Fase Simulado OAB . Helena foi admitida em 12 de fevereiro de 2005 pela empresa Marca Refrigeração Ltda, e dispensada sem justa causa em 07 de julho de 2011. Com o advento da regulamentação do aviso prévio proporcional ao tempo de serviço (Lei n. 12.506, de 13 de outubro de 2011), ela pretende o pagamento dessa nova vantagem atribuída à classe trabalhadora. A respeito desse caso, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Helena receberá aviso prévio proporcional em razão da ultratividade da norma mais benéfica e pelo princípio da proteção.
	
	Helena receberá aviso prévio proporcional na razão de 45 dias.
	
	Helena não receberá aviso prévio proporcional.
	
	Helena receberá aviso prévio proporcional na razão de 42 dias.

Continue navegando