Buscar

Resumo de Genética Humana 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo de Genética 1
Características do Material Genético DNA: deve conter informação complexa, deve se replicar fielmente e deve codificar o fenótipo.
O DNA consiste em dois filamentos de nucleotídeos enrolados um ao redor do outro para formar uma hélice com giro para a direita, com os açúcares e fostatos do lado externo e as bases no interior – estrutura tridimensional da molécula de DNA.
A estrutura primária do DNA refere-se à sua estrutura de nucleotídeos e a como os nucleotídeos se juntam(ligações fosfodiéster). A estrutura secundária refere-se à configuração tridimensional estável do DNA.
 Nucleotídeos = 1 AÇÚCAR 1 FOSFATO E 1 BASE NITROGENADA
Os dois filamentos polinucleotídicos de uma molécula de DNA não são idênticos, mas complementares e com polaridade inversa.
A segunda força que une os dois filamentos de DNA é a interação entre os pares de base empilhados. Essas interações de empilhamento contribuem para a estabilidade da molécula de DNA .
O RNA é mais instável quimicamente do que o DNA (sendo este ultimo mais adequado para a transmissão de informação genética)
A Timina é restrita ao DNA e o Uracil só é encontrado no RNA
Dupla-hélice = dois filamentos polinucleotídicos enrolados um no outro, os quais possuem polaridade inversa – a ponta 5’ de um filamento é oposta à ponta 3’ do outro.
A informação genética do DNA reside na sequência de bases. Quando o DNA se replica, os dois filamentos se separam, e cada filamento serve como um molde sobre o qual é sintetizado um novo filamento. Três vias principais transferem a informação genética: a informação genética pode passar de DNA para DNA pela replicação; de DNA para RNA pela transcrição e do RNA para proteína pela tradução.
Metilação - processo no qual os grupamentos de metila são adicionados a determinadas posições nas bases dos nucleotídeo.
O dogma central da biologia molecular propõe que a informação flua em uma única direção, do DNA para o RNA para uma proteína, hoje são conhecidas exceções ao dogma.

Outros materiais