Buscar

Gabriel Noriyuki Republica de platão (1)

Prévia do material em texto

Gabriel Noriyuki RA:8618993 Período: noturno
A republica de Platão
 
 São Paulo 
 
O livro a republica diz respeito a idealização da cidade ideal para Platão,o livro é constituído numa época aonde se tem uma crise moral e uma crise política,a grande virtude do livro é a investigação da alma a republica abrange o dialogo sobre a educação,abrange as diversas situações do mundo grego apontando então os questionamentos para a sociedade,nesse livro podemos ver a construção literária de novas virtudes, e é construído um novo modelo de justiça é uma nova racionalidade que ira substituir a tradicional sofista naquela época,trazendo o pensamento platônico para a sociedade de 2017 talvez algumas questões e atitudes teriam que ser mudadas.
Num dos diálogos da republica se tem um dos mitos que será “O Anel de giges” aonde conta a historia de um pastor,num dia ouve um terremoto e se abriu o chão tendo o aberto ali havia um cavalo e um cadáver esse cadáver tinha um anel de ouro,ele o apanhou , esse anel teria o poder de fazê-lo invisível, Sem ninguém para monitorar seu comportamento, Giges passa a praticar más ações seduz a rainha, e mata o rei nessa historia mostra a corrupção da alma diante da questão “algum homem seria capaz de resistir à tentação se soubesse que seus atos não seriam testemunhados? 
Colocando essa questão nos dias de hoje poderíamos colocar os políticos como embasamento,a função do político é criar formas para ajudar a sociedade,criar meios de abolir uma cidade pobre, que tem a uma ma saúde,com esse político passa centenas e centenas de reais, e por saberem que a punição da justiça constitucional é falha continuam furtando o dinheiro que não é seu, não só os políticos mais também as pessoas que estão na sociedade se acham algum objeto perdido logo esse objeto mesmo não sendo dela pertencera a ela agora, isso é então as pessoas só são justas pela sua própria conveniência, por natureza nos não somos justos, nós só parecemos justos por que somos coagidas por medo de sermos punidos, os políticos para terem medo foi criado uma organização anti corrupção para que os limites serem impostos para tais.
Um dos diálogos de Platão se fala em 3 teses, a primeira será que os governantes deveram ter compartilhamento de bens,e os governantes não deveram ter propriedade privada e nem família,também se fala na segunda tese da capacidade do governante quanto o homem e a mulher podem governar e ir para guerra porque cada um terá uma função favorável, e a 3 tese será que aquele que tiver aptidão para ser rei terá a capacitação ou seja a educação adequada e essa educação só poderá ser filosófica, por que só a educação filosófica contempla a idéia do bem. 
Nesse pensamento de compartilhamento nos dias de hoje já não poderá ser bem entendida, as pessoas cada dia mais individuais, uma pisando em cima de outras, e falar de governante já pensamos no deputados, presidentes isso é vemos cada dia mais eles com carros e jatinhos particulares e fome estendida por todo o pais isso é uma desigualdade muito grande enquanto uns comem caviar outros comem o que tem para hoje.
Platão também pensou nas mulheres em seu projeto político onde neste descreve traços de um modelo de cidade ideal, para que todos vivessem em harmonia cumprindo seu papel.
Segundo ele a mulher não sofreria nenhum tipo de descriminação dentro desta sociedade, ocupariam o mesmo espaço que os homens e até mesmo funções que por eles eram exercidas como por exemplo o serviço militar. Ele acreditava que as mulheres também eram de suma importância nos campos de batalha, desta forma aumentaria a valentia dos soldados os encorajando, pois não desejaram passar como covardes aos olhares femininos.
Porém como se sabe a educação naquela época para a mulher, era voltada para o lar, a identidade social dos direitos da mulher, implica diretamente em identidade pela educação. E Platão, no entanto, procurou resolver.
Concluindo-se então que para ele as mulheres era tão capacitadas quanto os homens para governar. Isto porque os governantes deveriam dirigir a cidade-estado com a razão, e as mulheres, tinham a mesma razão que os homens, bastando para isto que recebessem a mesma formação que os homens e fossem liberadas do serviço de casa e guarda das crianças. 
Não podemos negar que daquela época pra cá muitos conceitos mudaram e hoje as mulheres possuem maior espaço na sociedade considerando o fato de que não possuíam antigamente. Porém ainda há uma discussão por trás disso, pois a mulher quer chegar no mesmo patamar que o homem e ser respeitada como tal. Marcas na história da mulher que devem ser vencidas todos os dias, mais conquistas da mulher deveriam ser motivos de manchetes? Não deveria, e sim ser algo comum, igualitário.	
Agora partindo desse pensamento, como tudo evoluiu, a única função e obrigação da mulher era ser dona de casa, mulher de família, mãe cuidadosa e zelosa, o que pode ser preocupante agora que elas não possuem mais a total devoção a essa atividade. 
Quem cuidará dos filhos? Será que esse seria um dos motivos, pelo qual as mulheres não querem mais ter filhos? Para não ter mais trabalho além do escritório ou qualquer ambiente?
Isso mostra o quanto a sociedade evoluiu, mais também mostra o quanto há um turbilhão de informações e conflitos que causam o cenário com qual nos deparamos hoje.
A capacidade no tempo atual esta ligada mais em status social enriquecimento do que a própria educação, jogadores de futebol atrizes são bem mais votados, a questão educação nem é pautada por eles, a sociedade escolhe pessoas que dariam momentos momentâneos como a promessa de uma creche, o trabalhador acorda cedo, comercia o dia inteiro, chega em casa cansado e vai dormir, logo esse trabalhador vira refém, não a questionamento mais, só há o egoísmo de pessoas que a representem. O que mais queremos na vida são as recompensas, as vantagens, os benefícios, a satisfação dos interesses, as coisas boas. Ninguém se interna num hospital para passar umas férias. Nas nossas ações diárias, quando ativamos esse sistema de recompensa, queremos resultados positivos.
A alegoria da caverna será outro mito aonde constatara uma caverna, essa caverna terá ali moradores aonde vivem, eles Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder mover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, sem poder ver uns aos outros ou a si próprios. Atrás dos prisioneiros há uma fogueira, separada deles por uma parede baixa, por detrás da qual passam pessoas carregando objetos que representam pessoas, as pessoas caminham por detrás da parede de modo que os seus corpos não projetam sombras, mas sim os objetos que carregam. Desse modo, os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade, um desses prisioneiros escapa, saindo da caverna vê os objetos como eles realmente são, voltando a caverna dizendo o que tinha visto, os moradores de lá sabendo do que o prisioneiro tinha visto não acreditaram e disseram afaste se de nos ou o mataremos, no fim o prisioneiro é morto. Esse texto pode se dizer é a retratação da morte de Sócrates.
Nesse mito contado na republica e dialogada por Sócrates, mostra a ênfase ao processo de conhecimento, mostrando a visão de mundo do ignorante, que vive de senso comum, e do filósofo, na sua eterna busca da verdade,a superação da ignorância a passagem gradativa do senso comum enquanto visão de mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico, que é racional, sistemático e reunido, que busca as respostas não no acaso, mas na causalidade, retrata então não ver as coisas como elas são, mais por que elas são, ter uma visão sensível as coisas, Caverna é o mundo como nós o vemos, muitas vezes com nossos pré-conceitos, “conhecemos” apenas a nossa caverna e achamos que tudo e o todo está contido ali, outra comparação à Alegoria da Caverna é o próprio exemplo da televisão, imagine pessoas que vivemsó vendo televisão com suas informações, como novelas, series e programas de animação, Essa seria a nossa Caverna, é preciso abrir os olhos e a mente, pensar, questionar, Não podemos ver sem refletir.
 Um dos últimos questionamentos será o mito da Er,

Continue navegando