Buscar

Versões Android

Prévia do material em texto

Tecnologia
da informação
Marta Lima
olá!
Você usa celular?
?
Sabe oque é a tecnologia android utilizada por eles?
Há pouco mais de cinco anos, a Google lançava no mercado a primeira versão do Android, um sistema operacional para aparelhos móveis baseado no Linux. Desde então, foram lançadas onze variantes do OS, sendo que a 12ª ensaia teve sua estreia no novo Nexus 5, lançado no último trimestre de 2013.
E curiosamente, com exceção dos dois primeiros Android, todas as outras versões do sistema chegaram com o nome de um doce ?
Porque as versões do Android têm nomes de doces?
1.0
Android 1.0 Angel Cake:
Desconhecido de muitos, essa foi a primeira versão do sistema, e chegou apenas ao aparelho Hero, da HTC, também conhecido como G1. Lançado em 2008, era uma versão muito simples, com poucos recursos e muitos bugs, mas que ainda assim foi bem recebida pelo mercado e entusiastas. Foi a versão em que os diretores do Google deram à toda equipe de desenvolvimento carta branca para trabalharem em todo o sistema. Seu nome remete ao Bolo de Anjo, uma receita tradicional do doce em versão com muitas claras de ovo e textura leve. Entretanto, esse nome não foi dado pela Google, e sim pelo site Life of Android, para dar continuidade à brincadeira.
1.1
Android 1.1 Battenberg:
Em fevereiro de 2009 saiu a segunda versão do Android, tão pouco conhecida como a primeira. Com algumas correções de bugs e otimização para rodar mais suave, ele também permitia o salvamento de anexos e documentos dos e-mails. Embora tenha levado praticamente um ano para sair do forno, foi a partir daí que o desenvolvimento passou a ser mais rápido para o sistema móvel da Google. Seu nome se deve a outro bolo, que por aqui também é conhecido como bolo mosaico. Esse nome também foi inventado e batizado pelo site Life of Android. Tanto o Android 1.1 como o 1.0 não tiveram um ícone definido, com alusão ao robô que caracteriza a marca. Só a partir da versão seguinte é que começamos a ver os doces, realmente.
1.5
Android 1.5: Cupcake
O primeiro Android disponibilizado oficialmente para smartphones, o 1.5 Cupcake também foi o primeiro da linha a receber nome de doce, em 2009. Além disso, o sistema ganhou o envio de fotos para o Picasa e de vídeos para o YouTube. O doce “cupcake” é um bolinho individual com uma bela cobertura por cima, que como não poderia ser diferente, é uma delícia!
1.6
Android 1.6: Donut
Meses após o lançamento do Android Cupcake, ainda em 2009, chegou a versão Donut, que faz referência àquelas rosquinhas saborosas com cobertura especial, bastante conhecidas pelos filmes norte-americanos (os Simpsons, por exemplo). O Android Donut trouxe como novidades uma nova galeria de fotos e vídeos mais eficiente e novo sistema de pesquisa por voz.
 2.0 2.1
Android 2.0 e Android 2.1: Eclair
Também em 2009 a Google lançou o Android 2.0 e o 2.1, ambos com o mesmo nome: Eclair, mais conhecido por aqui como bomba de chocolate, um doce feito com massa de farinha de trigo, com recheio cremoso (geralmente de natas ou chocolate) e cobertura de calda de chocolate endurecida. O Android 2.1 Eclair foi o que mais trouxe novidades, com direito a um novo Google Maps e suporte para Bluetooth 2.1 e para HTML5.
2.2
Android 2.2: Froyo
Maio de 2010 foi marcado pela chegada do Android 2.2, que trouxe o nome Froyo, abreviação de frozen yogurt, aquela sobremesa bastante popular nos shoppings brasileiros, que leva iogurte gelado, frutas e até três coberturas especiais. E na mesma proporção do sabor do doce, o 2.2 Froyo agradou com suas novidades, com melhorias em sua estabilidade e performance, suporte a Adobe Flash, Android Market atualizada e ferramentas de tethering via USB e hotspot.
2.3
Android 2.3: Gingerbread
O Android 2.3 era, até alguns meses atrás, a versão mais popular do sistema, e está presente em diversos aparelhos mais antigos ainda à venda nas lojas. O OS trouxe no final de 2010 o nome daqueles biscoitos em formato de boneco famosos no Natal americano e europeu e também no filme Shrek. Nesta versão, o sistema teve sua interface melhorada, suporte a NFC e a resoluções de celulares com maiores telas.
3.0
Android 3.0: Honeycomb
Em homenagem às abelhas com seu delicioso mel (honeycomb é favo de mel em Inglês, o Android 3.0 chegou no início de 2011 com interface otimizada para tablets, que começou a ganhar espaço no mercado naquele ano. O sistema recebeu suporte a processador com mais de um núcleo, visualização de imagens em tela cheia e vídeo-chamadas pelo Google Talk.
4.0
Android 4.0: Ice Cream Sandwich
Introduzida no final de 2011, a versão 4.0 foi responsável por uma mudança bastante agradável na interface do Android, que pode ser vista nas variantes mais recentes do OS, otimizada tanto para smartphones como para tablets. Além disso, a versão trouxe reconhecimento facial para o desbloqueio da tela, usando a câmera frontal do aparelho e dispensando o uso de senhas para o acesso ao sistema. O nome é de um sanduíche de sorvete, que leva apenas bolachas e, é claro, sorvete.
4.1 4.2 4.3 
Android 4.1, 4.2 e 4.3: Jelly Bean
Na metade de 2012 a Google apresentou a versão 4.1 do Android, batizada de Jelly Bean, nome que também foi responsável por batizar a variante 4.2 e a 4.3 do sistema e homenageia as deliciosas jujubas. O modelo 4.2 foi o que trouxe mais novidades, o que inclui uma câmera capaz de tirar fotos panorâmicas em 360º, widgets na tela de bloqueio, suporte para múltiplos usuários, entre vários outros.
 4.3 4.4
Android 4.3 e 4.4: Kit Kat
A versão 4.3 fecha a lista, ao menos por enquanto. O mais recente Android, que já está presente em alguns aparelhos, traz o nome Kit Kat em sua identidade, graças a uma parceria com a Nestlé, que realizou uma parceria com o nome do seu doce, que nada mais é do que quatro wafers cobertos por chocolate (antes disso, o nome do sistema seria Key Lime Pie, a famosa torta de limão). O novo Android 4.3 Kit Kat deverá trazer mudanças na interface e novos aplicativos.
 4.5 5.0
Android 4.5 ou 5.0. Lollipop
Mal a nova versão Kit Kat foi lançada, todos começam a especular quando e como será lançada a próxima versão do sistema. Ainda não se sabe bem se será a 4.5 com um novo nome (ou apenas um update do Kit Kat, como foi com a Jelly Bean) ou se terá o número 5 como versão. Rumores dizem que seu lançamento pode acontecer no meio de 2014, talvez no evento Google I/O. O doce também ainda não está definido, mas muitos especialistas em tecnologia estão apostando em Lollipop, o pirulito, seguindo a lógica alfabética. Existem outros doces famosos nos Estados Unidos, como o licorice (conhecido aqui como doce de alcaçuz) e Laffy Taffy, doce produzido pela marca Wonka. É esperar para ver. As features (feições) esperadas para essa nova versão trarão uma maior abrangência do Android em aparelhos móveis. Alguns esperam que ele traga a versão 3.8 do Kernel do Linux, o que otimizaria seu consumo de memória e permitira ao robozinho rodar em gadgets (equipamento, aparelho) com 512MB de RAM ou menos.
Da onde surgiu a ideia de colocar nomes de doces nas versões do Android?
Ainda não se sabe. Muitos já tentaram desvendar o mistério, porém a Google mantém guardado a sete chaves da onde saiu a ideia de batizar as novas versões do seu sistema operacional com nomes de doce. Entretanto, especula-se que esta ideia tenha sido originada através de uma brincadeira entre os executivos da empresa.
E como você já deve ter reparado, as versões do Android seguem ordem alfabética: 
Angel Cake
Battenberg
Cupcake
Donut
Eclair
Froyo
Gingerbread
Honeycomb
Ice Cream Sandwich
Jelly Bean
Kit Kat
Lollipop
Além disso, a cada versão lançada, a Google manda fazer uma enorme estátua do doce em questão, todas colocadas no jardim da sede da empresa, em Mountain View, nos Estados Unidos, visíveis por qualquer pessoa.
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
E se você 
tiver um NEXUS ?
Em breve…
Obrigada!Alguma pergunta?
martalimasi@gmail.com

Continue navegando