Buscar

DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PRODUTOS ATIVIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PRODUTOS – ATIVIDADE 1
Analisando sobre a ótica do ciclo de vida do produto, descreva o cenário do aparelho (iPhone) em relação à inovação e à transição entre as fases do ciclo de vida de produto.
Na era da globalização, nós, enquanto consumidores, estamos acostumados a acompanhar o lançamento constante de produtos, nos mais diferentes segmentos. Esse bombardeio no mercado é marcado pelo ciclo de vida dos produtos.
Todo ano, a Apple lança um novo modelo do iPhone e, assim, os mais antigos vão se tornando obsoletos. A marca registra filas e filas de fãs apaixonados, prontos para comprar a nova versão do smartphone e deixar de lado seus aparelhos usados.
Dessa forma, fica fácil notar que não é à toa que as empresas decidem baixar o preço de uma mercadoria, tirar outra do mercado e cobrar mais caro pelas novidades.
A Apple trouxe algumas inovações no Iphone ao longo dos anos. Entre elas estão:
· Tela sensível ao toque: Os displays que reagem ao toque deram aos celulares um novo lugar no mundo dos eletrônicos. Se antes os aparelhos replicavam o jeitão da organização de itens de um computador mas de forma comprimida, com a popularização do touchscreen do primeiro iPhone (2007), os celulares ganharam identidade própria. Desde então, aparelhos móveis com cada vez menos botões e teclados virtuais viraram regra. E ampliar fotos com o mouse, em vez de usar dois dedos para esticar a imagens, ficou no passado.
· Aplicativos: Se o primeiro iPhone permitia acesso às músicas do iTunes, a loja virtual que a Apple criou para abastecer o iPod, o iPhone 3G, lançado pela Apple em 2008, foi além. A empresa criou a App Store, um espaço virtual que oferecia programas feitos para rodar em celulares. De quebra, fez os iPhones se tornarem um campo aberto para novos criadores de conteúdo, disseminando a ideia dos aplicativos entre as concorrentes e também ajudou a navegação na internet migrar dos computadores para os smartphones.
· Assistente via comandos de voz, Siri: Em 2011, a Apple já havia acostumado os consumidores a apresentar inovações aparentes em seus celulares, mas com o iPhone 4S surpreendeu. O aparelho era idêntico ao anterior. O que mudava era o que tinha dentro, um novo processador, o Apple A5, mais potente. Essa maior capacidade era para dar voz à Siri, uma assistente pessoal que executava funções assim que os consumidores falassem com ela. Outra moda que pegou entre as concorrentes. 
· Leitor de impressões digitais: O iPhone 5S foi outro celular que tinha uma carinha conhecida, mas trazia mudanças em seu interior. Foi o primeiro smartphone a trazer um processador de 64 bits. Até ele, era preciso digitar uma sequência de letras para destravar o aparelho. Só que a Apple acrescentou o conceito de biometria. Adicionou um leitor de impressões digitais, que passaram a colocar as senhas nas pontas dos dedos. Mais tarde, essas credenciais passaram a ser usadas para certificar compras digitais também. E como nas outras inovações, a tecnologia passou a ser adotada por outras marcas, como os da Samsung, Motorola e Asus.
· Tecnologia 3D Touch: Oito anos depois de popularizar as telas sensíveis ao toque, a Apple incrementou essa tecnologia. O iPhone 6S trazia o 3D Touch, que fazia a tela do smartphone reagir também à pressão dos toques no display. Ao aplicar uma determinada força sobre o ícone de um aplicativo, o usuário recebia opções rápidas de funções. A câmera, por exemplo, sugere selfies ou a execução de vídeos. O recurso foi aprimorado e, no iPhone 7, faz o celular vibrar de acordo com o que ocorre em aplicativos.
· Sem entrada para fone: A retirada da entrada exclusiva para fones no IPhone 7 não foi apenas uma jogada da Apple para irritar meio mundo. Ao mesmo tempo em que fez que fones e carregadores de bateria compartilhassem a mesma saída, a empresa lançou os AirPods, os fones sem fio. Eles não só eliminam a necessidade de fios conectores, como colocam a Siri no ouvido dos usuários e permitem que deem comandos de voz a ela. No limite, os AirPods podem servir como uma central de controles dos vários eletrônicos da Apple, já que se conecta também com Macs, iPods e iPads. Basta falar “Hey Siri” e não ter mais de tocar em teclado ou telas.
Conforme os dados apresentados, o ciclo de vida do Iphone teve seu início em 2007, com sua introdução no mercado até o ano de 2010. Seu crescimento foi dado entre os anos de 2009 até 2014, chegando a vender 169.220.000 milhões de aparelhos no último ano. Obteve a sua maturidade em 2015 e teve uma pequena diminuição nas vendas em 2016, logo em seguida retomou o aumento nas vendas.
O smartphone não obteve um declínio significativo e por isso não entrou nesse período. A partir do ano de 2019 a Apple não informa os números específicos de vendas do aparelho. Por esse motivo não consta no gráfico acima. 
Apesar disso, empresas de análise apontam que a Apple obteve uma diminuição de 8% nas vendas do smartphone, tendo em vista um possível período de declínio do produto.
Tendo em vista os aspectos apresentados, o Iphone transformou o cenário dos smartphones no mercado. Isso se deve pelas suas inovações, a qual se popularizou pelo mundo. Atualmente, o aparelho está em sua maturidade dentro do mercado, não havendo declínio significativo.

Continue navegando