Buscar

Conceito de Custo Marginal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

{\displaystyle P=CMe=CMg}
Conceito de Custo Marginal
O Custo Marginal (Cmg) corresponde ao acréscimo dos custos totais de produção quando se aumenta a quantidade produzida de determinado bem em uma unidade. Algebricamente, o custo marginal é calculado como ΔCT/ΔQ, em que ΔCT designa a variação dos Custos Totais e ΔQ a variação na quantidade produzida do bem. A partir da Função Custos Totais, o Custo Marginal (Cmg) pode ser calculado como a derivada da função em ordem à Quantidade Produzida, isto é: Cmg = δCT / δQ.
Numa situação normal, o custo marginal começa por decrescer à medida que se aumenta a quantidade produzida, situação que se justifica pelo facto de existirem custos fixos que se diluem em quantidades maiores (é o chamado efeito de escala). Contudo, a partir de certa altura, os ganhos proporcionados pelo efeito de escala deixam de ser suficientes para contrariar os acréscimos de custos originados pelo aumento dos próprios custos variáveis, originando um aumento dos custos marginais. Este aumento dos custos variáveis é uma consequência directa da Lei das Produtividades Marginais Decrescentes cujos efeitos são tanto maiores, quanto maiores forem as quantidades produzidas.
Custo marginal e o custo médio[editar | editar código-fonte]
Relação entre o custo marginal, o custo médio e o custo variável médio (em concorrência perfeita). Enquanto o custo marginal for inferior ao custo médio, o primeiro faz baixar o valor do segundo. Quando o custo marginal (custo de cada produto adicional) for exatamente igual ao custo médio(custo de cada produto produzido), este não está nem a aumentar nem a diminuir, e situa-se exactamente onde o custo médio é mínimo. A partir do ponto, onde o custo marginal se situa acima do custo médio, aquele começa a puxar este para cima. Deste modo, a curva de custo médio é uma curva em U, sendo o CMe respectivo ponto mínimo aquele em que o custo marginal iguala o custo médio e, sendo consequentemente, coincidente com o custo mínimo. O ponto de intersecção do custo marginal ({\displaystyle CMg}) com o custo médio ({\displaystyle CMe}), no seu ponto mínimo, é denominado por limiar de rentabilidade. Neste ponto, a receita total ({\displaystyle RT})é exactamente igual ao custo total ({\displaystyle CT}), pelo que o lucro é zero ({\displaystyle LT=0}).[2][3]CMg
CMe Cme
RT
CT
0
Condições do limiar de rentabilidade Para {\displaystyle LT=0} Termos,
{\displaystyle LT=RT-CT}
{\displaystyle CT=RT}, logo
{\displaystyle P=CMe=CMg}

Outros materiais