Buscar

PLANO DE ENSINO DE ÉTICA E RESPONSA SOCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade Estácio atual
 
PLANO DE ENSINO
Disciplina: CCE0054 - ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Prof. Moises Marciano Prestes da Silva
CONTEXTUALIZAÇÃO
A Ética permeia a vida de toda e qualquer pessoa, seja no seio familiar, eclesiástico, cultural, empresarial e até mesmo nos grupos informais. 
Basta ler os jornais, as revistas, os livros publicados, observar os noticiários, para verificar o quanto a Ética é importante e ao mesmo tempo esquecida ou ignorada independentemente de cultura, credo religioso ou educação.
 
2
CONTEXTUALIZAÇÃO
Em seu sentido mais amplo, Ética tem sido entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes. Logo envolve toda a sociedade, profissões, categorias etc., isto significa dizer que nós, eu e você fazemos parte deste contexto.
Á medida em que se conhece o mundo em que habitamos e os seus habitantes, à medida que se aprofunda no conhecer o próximo, percebe-se a real necessidade do homem ser ético e lutar para que a Sociedade seja mais responsável em todos os sentidos e em todas as áreas.
 
3
CONTEXTUALIZAÇÃO
A Ética e a Responsabilidade Social vão além do homem. 
A Responsabilidade Social visa estimular o desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania individual e coletiva. 
É o homem deixar de olhar apenas para si, descobrindo que há outros seres e que estes precisam ser respeitados, pois, os respeitando o homem está preservando a si mesmo. 
 
4
EMENTA
Fundamentos da Ética Empresarial. As três fases da Ética Empresarial. Empresa e Ética. O caráter das organizações. O dilema dos valores. A Ética ambiental. Ética. Leis e normais de Responsabilidade Social. O Terceiro Setor e a importância do Balanço Social.
5
OBJETIVO GERAL
Levar o aluno à compreensão da Ética, aplicando-a a sua vida contribuindo de forma significativa para uma sociedade melhor.
6
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Dar ao aluno uma base para ajudá-lo na questão da cidadania;
Oferecer ao aluno o arcabouço que o permita exercer a ética dentro do seu universo.
- Oferecer ao aluno uma base no que tange à Responsabilidade Social que o permitirá dimensionar a sua importância e a sua aplicação no seu universo.
7
CONTEÚDOS: 
Unidade I - Fundamentos da Ética Empresarial
Conceitos básicos: Ética; Moral; Caráter; Dever Moral; Relativismo ético; Direitos Humanos; Empresa e Ética: o caráter das organizações.
Unidade II - As Três fases da Ética Empresarial
 A era Industrial
A era pós-industrial
A era da informação
8
CONTEÚDOS: 
Unidade III - Ética Ambiental Ecologia
A escassez dos Recursos Naturais
A Ação predatória do Homem e a Educação ambiental
Unidade IV - O dilema dos Valores
Os desastres ambientais;
A complexidade das decisões;
As empresas e os valores.
9
CONTEÚDOS: 
Unidade V - Normas Internacionais de Responsabilidade Social
Política de Responsabilidade Social em uma empresa;
ISO 14.000, NBR 16000, SA 8000 e OHSA.
Unidade VI - O Terceiro Setor e a importância do Balanço Social
O Terceiro Setor;
Balanço Social e a sua importância;
Criação de Projetos Éticos Sociais
10
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Aulas interativas, em ambiente virtual de aprendizagem, nas quais o conhecimento é exposto ao aluno de acordo com um desenho didático planejado para adequar o meio de entrega ao conhecimento particular da disciplina. Na sala de aula virtual, 
11
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
a metodologia de entrega de conteúdo contempla, além dos conceitos e temáticas das aulas propriamente ditas, leitura de textos pertinentes ao assunto, hipertextos, links orientados, estudos de caso, atividades animadas de aplicação do conhecimento, simuladores virtuais, quiz interativo, simulados, biblioteca virtual etc.
12
RECURSOS
Acesso à internet, softwares compatíveis com os protocolos da sala de aula virtual (como players, flash player, leitor de PDF, javascript, recursos HTML etc.). A sala de aula virtual disponibiliza aos alunos o acesso para baixar e executar tais aplicativos, caso não os tenha já instalados
13
PROCEDIMENTO AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina segue as normas regimentais da Instituição. Nesta disciplina, o aluno será avaliado por sua participação cooperativa e colaborativa, bem como pelo seu desempenho nas avaliações presenciais (AV e AVS), sendo a cada uma delas atribuído o grau de 0,0 (zero) a 8,0 (oito). O docente/tutor responsável pela turma avaliará a participação do aluno nos fóruns de discussão temáticos, a qual será atribuído grau de 0,0 (zero) a 2,0 (dois), tendo por parâmetro as métricas de pertinência e interatividade da/na intervenção do aluno. 
. 
14
PROCEDIMENTO AVALIAÇÃO
Com relação ao segundo critério, os instrumentos para avaliação da aprendizagem serão construídos a partir de itens de teste:  questões objetivas e discursivas que compõem o banco de questões da disciplina, classificadas em diferentes níveis de complexidade e diferentes níveis cognitivos
15
PROCEDIMENTO AVALIAÇÃO
Para cada disciplina do curso estudada o discente realiza uma prova (AV), com todo o conteúdo estudado e discutido nas aulas transmitidas via web, aulas online, fóruns de discussão e demais atividades e estratégias de ensino. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis). Este resultado será a soma de uma das provas presenciais (AV ou AVS) com a nota de participação nos fóruns temáticos de discussão do conteúdo.
As avaliações presenciais serão realizadas no polo de origem do aluno, de acordo com o calendário acadêmico institucional. 
16
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ASHELEY, Patricia(Coordenação). Ética e responsabilidade social INDICAÇÃO MATERIAL INDICAÇÃO MATERIAL DIDÁTICOINDICAÇÃO MATERIAL DIDÁTICOINDICAÇÃO MATERIAL DIDÁTICODIDÁTICOINDICAÇÃO MATERIAL DIDÁTICOnos negócios. Saraiva. 2º Ed. São Paulo, 2005.
SROUR, Robert. Ética empresarial o ciclo virtuoso dos negócios.Campus.3º ed. Rio de Janeiro.2008.
BRAGA, Benedito.  Introdução à engenharia ambiental. O desafio do desenvolvimento sustentável. 2º ED. Pearson Prentice Hall. São Paulo, 2005. 
17
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
REIS, Carlos e MEDEIROS, Luiz. Responsabilidade social das empresas e balanço social. Atlas, São Paulo, 2007.
MELO NETO, Francisco e FROES, César. Gestão da responsabilidade social corporativa:caso brasileiro. Qlualimark. Rio de Janeiro, 2001.
RODRIGUEZ, Rodrigues e VICENTE, Martius. Ética e Responsabilidade Social nas Empresas. Campus. Rio de Janeiro. 2004.
PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. Atlas. 4ª ed. São Paulo. 2004.
RAMOS, Jose Maria; ARRUDA, Maria Cecília e WHITAKER, Maria do Carmo. Fundamentos de ética empresarial e econômica. Atlas. 4ª ed. São Pçaulo. 2009.
18
INDICAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO
 Srour,Robert Henry, Ética Empresarial 2ª Ed. Revista e Atualizada, editora: Elsevier, edição: 5, ano:2003
capítulo: As Teoria Éticas, nº de páginas: 37
capítulo: Três Dilemas Éticos, nº de páginas: 39Benedito Braga, Ivanildo Hespanhol, João G. Lotufo Conejo, José Carlos Mierzwa, Mario Thadeu L. de Barros, Milton Spencer, Monica Porto, Nelson Nucci, Neusa Juliano e Sérgio Eiger, Introdução a Engenharia Ambiental, editora: Pearson Education, edição: 2, ano:2005
capítulo: Gestão Ambiental, nº de páginas: 19
19
INDICAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO
Francisco Paulo de Melo Neto;César Froes, Gestão da Responsabilidade Social Corporativa, editora: Qualitymark, edição: 2, ano:2004;
capítulo: Capítulo 2 - Responsabilidade Social: Uma Análise Preliminar, nº de páginas: 21
Carlos Nelson dos Reis; Luiz Edgar Medeiros, Responsabilidade Social das Empresas e Balanço Social, editora: Atlas, edição: 1, ano:2007;
capítulo: 4 Balanço Social na Perspectiva do Desenvolvimento Econômico, 99, nº de páginas: 35
Total de páginas do material didático: 151
20

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais