Buscar

ESTACIO PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE

Prévia do material em texto

Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Fornecer acesso a abastecimento de água potável, à coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos e líquidos, a esclarecimentos quanto ao uso adequado do solo, à drenagem urbana, ao controle de doenças transmissíveis, para proteger e melhorar suas condições de vida é objetivo de qual área abaixo?
	
	
	
	 
	Saneamento Ambiental.
	
	
	Saúde Popular.
	
	
	Urbanização.
	
	
	Política Ambiental.
	
	
	Planejamento Urbano.
	
	
	
		
	
		2.
		Marque a única opção que aponta os objetivos fundamentais do Planejamento Ambiental.
	
	
	
	
	O grande objetivo do Planejamento Ambiental é ser um apoio para a Legislação Ambiental, identificando os reais infratores urbanos no caso de crimes ambientais
	
	 
	Planejamento Ambiental tem o objetivo de propor ações preventivas e normativas que permitam controlar os impactos territoriais negativos dos investimentos público-privados sobre os recursos naturais componentes das cidades
	
	
	Planejamento Ambiental tem o objetivo de propor ações de caráter apenas normativo que que venha a controlar os adensamentos urbanos decorrentes de ocupações irregulares.
	
	
	Planejamento Ambiental é o próprio Estatuto das Cidades
	
	 
	O Planejamento Ambiental é parte integrante das ferramentas de gestão do Estatuto das Cidades e tem como objetivo fundamental elaborar os programas específicos de saneamento básico de uma cidade.
	
	
	
		
	
		3.
		A qualidade de vida está diretamente relacionada ao meio ambiente e às condições que permitam ao homem desenvolver suas potencialidades. Marque a única opção correta para a definição de saneamento ambiental
	
	
	
	
	Saneamento Ambiental não pode ser definido claramente, pois suas áreas de ações são multiplas o que torna sua análise muito abrangente.
	
	
	Saneamento ambiental são ações integradas sempre que uma área de baixo poder aquisitivo estiver plenamente adensada.
	
	 
	Saneamento ambiental são ações para a sociedade, com o objetivo de fazer com que todos tenham acesso ao abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos e líquidos, disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis, para proteger e melhorar as condições de vida da população.
	
	
	Saneamento ambiental são ações que os gestores ambientais executam , após estudo prévio de impactos ambientais que somente podem ser elaborados pelos urbanistas.
	
	
	Saneamento ambiental deve ser tratado exclusivamente pelas concessionárias públicas de abastecimento de água e tratamento de esgoto urbano.
	
	
	
		
	
		4.
		"O controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem efeitos deletérios sobre o seu bem-estar físico, mental ou social". Esta frase diz respeito a definição de:
	
	
	
	 
	Saneamento.
	
	
	Urbanização.
	
	
	Bem estar e saúde.
	
	
	Urbanismo.
	
	
	Política ambiental.
	
	
	
		
	
		5.
		O planejamento ambiental como política pública, mais do que uma simples planificação de ações, envolve um estudo detalhado e preciso do meio físico, biótico e sócio-econômico da região. Marque a única opção que representa uma ferramenta importante no contexto do Planejamento Ambiental.
	
	
	
	
	Código Florestal Brasileiro
	
	 
	Zoneamento Ecológico - Econômico (ZEE)
	
	 
	Zoneamento Rural de áreas degradadas
	
	
	Plano Plurianual de ordenamento urbano
	
	
	Plano Nacional de Segurança Pública
	
	
	
		
	
		6.
		De quem é a responsabilidade pelo saneamento ambiental?
	
	
	
	 
	Estado
	
	
	Famílias de classe média
	
	 
	Município
	
	
	União
	
	
	Do Planejamento urbano
	
	
	
		
	
		7.
		Em relação ao Planejamento Ambiental nas Cidades, podemos afirmar:
	
	
	
	
	O Planejamento Ambiental para ser implementado, não depende de uma gestão específica.
	
	
	De acordo com as ferramentas do Planejamento Ambiental, sua definição é prerrogativa do Governo Federal
	
	
	O Planejamento Ambiental poderá ser elaborado e desenvolvido pelos entes privados sem anuência da Gestão Pública.
	
	 
	Trata-se de uma prerrogativa das cidades brasileiras
	
	
	Quem define o Planejamento Ambiental são os Estados
	
	
	
		
	
		8.
		Os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base nos seguintes princípios fundamentais, de acordo com a Política Nacional de Saneamento Básico, exceto:
	
	
	
	
	Integração das infraestruturas e serviços com a gestão eficiente dos recursos hídricos.
	
	
	Articulação com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde e outras de relevante interesse social voltadas para a melhoria da qualidade de vida, para as quais o saneamento básico seja fator determinante.
	
	
	Integralidade, compreendida como o conjunto de todas as atividades e componentes de cada um dos diversos serviços de saneamento básico, propiciando à população o acesso na conformidade de suas necessidades e maximizando a eficácia das ações e resultados.
	
	
	Abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente.
	
	 
	Adoção de medidas de fomento à eliminação do consumo de água.

Continue navegando