A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
avaliações educação física e educação especial

Pré-visualização | Página 7 de 12

aponta e sugere diretrizes para o encaminhamento da Educação Física na escola.
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“Descobrir que compromisso educacional a encenação pedagógica do esporte deve assumir quando da presença de um educador e no espaço escolar [é], na prática, permitir apenas o desenvolvimento de formas de encenação do esporte que são pedagogicamente relevantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7. ed., Ijuí: Unijuí, 2006. p. 73.
De acordo com os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação sobre a educação física e o esporte como prática pedagógica na escola, analise as afirmativas a seguir:
I. A educação física e o esporte na escola têm por objetivo o desenvolvimento do conhecimento para todos.
II. Sobre o treinamento esportivo na escola, o principal objetivo é a participação dos alunos em competições escolares.
III. O objetivo da educação física e do esporte na escola é incentivar a ginástica como única forma de exercício escolar.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I apenas.        
	
	C
	III apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	II apenas.
Questão 2/2
Leia o seguinte extrato de texto: 
“[O esporte educacional é] mais uma possibilidade para a restauração do humano, na medida em que ressalta a importância da ludicidade do homem, que estimula a cooperação entre os homens face à construção de um mundo melhor e que se fundamenta na busca de sua emancipação”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: BARBIERI, C. A. S. Esporte educacional: uma possibilidade para a restauração do humano no homem. Canoas: Ed. da Ulbra, 2001. p. 141.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação no que concerne à Lei nº 6.251 de 8 de outubro de 1975 do Plano Nacional de Educação Física e Desporto, a qual evidencia a predominância do esporte como conteúdo escolar, analise as asserções abaixo sobre os objetivos da prática esportiva:
I. Aprimorar a aptidão física da população.
II. Elevar o nível dos esportes em todas as áreas.
III. Implantar e intensificar a prática dos esportes de massa.
IV. Definir a atividade física como meio de passar o tempo dentro da sala de aula.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas
	
	E
	II, III e IV apenas.
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto:
“Ao longo da história da educação física brasileira até os dias de hoje, a pedagogia do esporte, em grande parte, pouco se preocupou em educar considerando, e até mesmo respeitando, a complexidade das pessoas e dos fenômenos sociais".
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: SANTANA, W.C. Pedagogia de esporte na infância e complexidade. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2005. p. 1.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação sobre o esporte como manifestações e possibilidades educacionais pedagógicas, analise as afirmativas a seguir:
I. O esporte é a forma mais rica e adaptada ao nosso tempo, permite construir pela prática e pela reflexão uma ética de saúde global.
II. O esporte é atividade de cultura e, ao mesmo tempo, possibilidade de desenvolvimento pessoal e de participação em uma prática social significativa.
III. O esporte é o fenômeno sociocultural.
IV. O esporte é usado nas escolas como prática pedagógica para passar o tempo livre dos alunos ociosos em sala de aula.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas
	
	E
	II, III e IV apenas.
Questão 2/2
Leia a seguinte citação:
“A Educação Física enquanto componente curricular da educação básica deve assumir [a] tarefa [de]: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal, formando o cidadão que vai usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e danças, das lutas, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade de vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. REMEFE: Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo: Mackenzie, v.1. n. 1, p. 73-82, jan./dez. 2002. p. 76.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação no que diz respeito ao precatório enviado à Unesco, por ocasião da reunião da Cúpula Mundial sobre Educação Física em Berlim no ano de 1999, analise as afirmativas corretas quanto às medidas necessárias a serem tomadas para que as funções da educação física e do esporte no ambiente escolar, bem como no universitário, façam parte do processo da educação permanente:
I. Aplicar um programa de fomento e valorização da educação física e do esporte escolar e universitário, com instalação de equipes e materiais que se adaptem para um melhor funcionamento.
II. Conceder aos professores de educação física e esporte um estatuto comparável aos docentes das demais disciplinas. Devem ser elaborados em particular programas que ressaltem e priorizem o valor educativo do esporte.
III. Preparar programas de atividades de educação física e esporte que incentivem favorecer a delinquência entre os jovens.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	I e II apenas
	
	E
	III apenas.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência física foi primeiramente realizado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em uma classe especial anexa ao hospital”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 35. 
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial, no texto das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, promulgada pela Res. Nº 2/2001, qual é a definição dada para educação especial?
A-Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços especiais.
	
	A
	Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços especiais.
	
	B
	Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que substitua os serviços educacionais comuns.        
	
	C
	Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que supra alguns casos nas escolas.
	
	D
	Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que promova necessidade educacionais especiais.
	
	E
	Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que preste auxílio ao professor.
Questão 4/10
Atente para o seguinte extrato de texto: 
O precatório, enviado em 1999 pela Cúpula Mundial sobre a Educação Física aos Estados–membros da Unesco, foi um documento importante em prol do fortalecimento da função da Educação Física e do Esporte, nas instituições escolares e universitárias, como partes integrantes do processo da educação permanente.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta