Buscar

UNIP2 mafalda - PCC - Modelo 1º semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRÍCULAR – PCC (1° SEMESTRE)
Curso: Letras
Nome: Thais Isabel de Oliveira Magalhães
R.A: 1827934
PÓLO – Caieiras
Introdução :
O Objetivo desse trabalho é apresentar um tópico de um livro didático do Ensino Fundamental II, e nesta apresentação responder os seguintes quesitos:
1-	Qual é a relevância do tópico? A apresentação é clara?
2-	Ela chama a atenção do aluno?
3-	 Que tipos de exercícios didáticos são empregados?
4-	Que outros exercícios você proporia?
O Livro escolhido foi Português: Linguagens, 6, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, publicado pela editora Saraiva, ano 2015, 9ª Edição, voltado para alunos do 6º ano do ensino fundamental II.
O tópico serve para a introdução do conceito de linguagem verbal e não verbal.
Desenvolvimento:
O tópico escolhido foi o capítulo 1 da unidade 1, “Era uma vez”, “A língua em foco”, Linguagem: ação e interação, que apresenta aos alunos uma tirinha da personagem Mafalda, pagina 22.
O conteúdo é extremamente relevante, pois o uso da narrativa na tirinha constrói vocabulário e melhora a compreensão e interpretação de texto, além de, no caso, fazer os alunos conjecturarem o que a personagem está dizendo, e assim interagirem com o texto. A apresentação do tópico é bastante clara, intuitiva e divertida, sendo que as palavras em português e a situação narrativa são de fácil compreensão.
A tirinha certamente chama a atenção dos estudantes, pois além de humorística, faz refletir sobre questões humanas. Quanto aos exercícios presentes no livro, ele traz questões interpretativas, de compreensão de texto, devendo o aluno ponderar sobre o humor no último quadro da tirinha, sobre comunicação entre humanos, sobre as personagens e até mesmo sobre conceitos iniciais de coesão e coerência presentes na questão 2, itens “c)” e “d)”.
Caberiam, ainda, questões sobre o que o aluno pensa acerca das diferenças culturais, religiosas e de costume, bem como proporia a pesquisa de diferentes tirinhas e/ou textos para comparação, discussão em sala de aula com os outros colegas e elaboração de um relatório ou redação.
Referências bibliográficas:
MAFALDA, São Paulo: Livraria Martins Fontes Ltda., toda Mafalda.
CEREJA, William Roberto. Português: linguagens, 6/ William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 9. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2015.

Outros materiais