Buscar

Relatório de Química Densidade

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA GERAL
	CURSO
	Engenharia Civil
	TURMA
	1015
	DATA
	06/09/2016
	Aluno/
Grupo
	
Aline da Costa Lamença
	TÍTULO
	Técnicas de Medidas de massa, volume e temperatura. Determinação da densidade.
	OBJETIVOS
	Determinar as medidas de massa, volume, temperatura e densidade de materiais líquidos e sólidos. 
	
	
	INTRODUÇÃO
	Uma propriedade específica de qualquer substância é a propriedade determinada pela sua natureza e que independe da quantidade de substância examinada. Geralmente, tal propriedade é representada por uma qualidade particular ou por um valor numérico, que varia com a substância. A densidade, que se define como a massa da unidade de volume (d = m/v) é expressa nos trabalhos científicos em gramas por mililitro, (gramas por centímetro cúbico) para os sólidos e líquidos em gramas por litro para os gases. Para se determinar a densidade, devemos medir o volume e a massa de uma quantidade dada da substância em questão. A densidade pode ser calculada depois se dividindo a massa pelo volume. Um método adequado para medir o volume de um sólido, independe do seu formato, consiste em mergulhá-lo numa quantidade medida de água numa proveta graduada. O aumento do volume, medido pela elevação da água, determina o volume do sólido. Quanto maior é a temperatura, maior é o volume de uma mesma massa de substância; em conseqüência, um aumento de temperatura produz, com muito poucas exceções, uma diminuição da densidade.
O Ferro (do latim ferrum) é um elemento químico, símbolo Fe. Encontra-se em estado sólido, à temperatura ambiente. Sendo o metal mais usado, com 95% em peso da produção mundial de metal. Especialmente empregado em automóveis, barcos e componentes estruturais de edifícios.
O Álcool (C2H6O), é uma substância orgânica que contém um ou mais grupos oxidrila ou hidroxila (OH) ligado diretamente à átomos de carbono saturados. 
 
	MATERIAIS E MÉTODOS
	 Materiais utilizados:
- Proveta de vidro graduada (capacidade 100cm³ e 50 cm³)
- Becher (capacidade 50 ml e 250 ml) 
- 2 Peras pipetadoras
- Pipeta (capacidade 3 ml, 5 ml e 10 ml) 
- Termômetro
- Balança técnica
- Banho maria
Reagentes:
- Ferro (peça cilíndrica)
- H2O destilada
- Álcool Etílico 
	PROCEDIMENTOS
	 
 1º Experimento: Medidas de massa, temperatura, volume, bem como comparação de medidas de volumes:
 Mediu-se a massa da peça cilíndrica de ferro na balança, que foi “zerada” inicialmente, pressionando a tecla “tara” ou “T”, obtendo o valor de 37,2 g. 
 Foi colocado 50 ml de água destilada em uma proveta de 100cm³, que em seguida foi transferida para um bécher. Observando que há sempre uma diferença entre a quantidade de H20 medida na proveta e no bécher. (chamado erro de paralaxe). Colocou-se em banho – maria até atingir a temperatura de 57°C, medido com o termômetro. Retirou-se o bécher do banho-maria. Mediu-se 5 ml de água destilada, em temperatura ambiente, com uma pipeta de 5 ml e uma pêra pipetadora, e foi colocada no bécher com água aquecida. A temperatura foi novamente medida com o termômetro, obtendo-se o valor de 39°C. 
 A fim de comparar as medidas de volumes, verificou-se a medida de 50 ml de água destilada com uma pipeta de 10 ml + pêra pipetadora, bécher e proveta. Mediu-se com a pipeta e a pera 50 ml de água e transferiu-se para o bécher. Em seguida foi medido novamente outros 50 ml de água com a pipeta e a pera, e transferidos para a proveta. Observou-se que o bécher não tem precisão para medição, já a pipeta e a proveta, sim.
 
 2º Experimento: Cálculo de Densidade:
 Densidade 1: densidade de um objeto sólido
 Colocou-se 40 ml de água em uma proveta com capacidade de 50 cm³ e em seguida foi inserida a peça cilíndrica de ferro. Observou-se o volume de água deslocado, que foi de 40 ml para 46 ml, obtendo-se, pela diferença, o valor referente ao volume da peça de ferro:
 Vamostra = Vfinal – 40 ml = 46 ml – 40 ml = 6 ml
 Calculou-se a densidade do ferro utilizado no experimento:
 ρFe = m = 37,2 = 6,2 g/cm3
 V 6
 Densidade 2: densidade de um líquido
 Pesou-se uma proveta com capacidade de 100 cm3, vazia, obtendo a massa 113,2 g. Foi colocado 50 ml de álcool etílico na proveta e pesou - se novamente, obtendo-se a massa 153,1 g. 
 Calculou-se a massa do álcool pela diferença das massas obtidas:
 mfinal – minicial = 153,1 – 113,2 = 39,9 g (massa do álcool)
	RESULTADOS E DISCUSSÃO
	Sobre o Ferro (Fe):
Pesou-se o Ferro sozinho com o valor de 37,2g. Em seguida, foi pesado o recipiente de vidro sem o ferro, com o valor de 113,2g. Obtendo-se o valor total de 150,4g.
Calculou-se o volume, observando quanto de água iria subir, adicionando o ferro no recipiente com H2O, obtendo a diferença encontrada de 6ml. Observe o cálculo abaixo:
- Somente com o ferro: - Com o ferro + recipiente de vidro:
D= M .: D= 37,2 .: D= 6,2g/cm³. D= M .: D= 150,4 .: D= 25,06 g/cm³. 
 V 6 V 6
Sobre o Álcool (C2H6O):
Foi pesada a proveta de 100cm³, obtendo o valor de 113,2g. Em seguida colocou-se 50ml de álcool dentro da proveta, resultando o valor de 153,1g. 
Com o volume de 50ml de álcool e a diferença entre as duas massas encontradas, obtém a densidade do álcool etílico. Observe o cálculo abaixo:
Massa final – Massa inicial = 153,1g – 113,2g = 39,9 g
D= M . : D= 39,9 .: D= 0,798g/cm³ de álcool etílico.
 V 50
 
	CONCLUSÕES
	A partir de medidas de massa e de volume do ferro determinou-se o valor de 6,2g/cm³. Também determinou-se a densidade do álcool etílico com o valor de 0,798g/cm³, com o volume de 50ml e a massa de 39,9g. Este valor apresenta uma concordância com o valor de 0,790 – 0,833 g/cm³, com base nas propriedades físico-quimica, assim como a densidade teórica do ferro, que é 7,87 g/cm3
Conclui-se que a medida da densidade, faz uma medida indireta com a do volume.
	BIBLIOGRAFIA
	- BARBOSA, A. L. Dicionário de Química. AB Editora: Goiânia, 1999.
- FISPQ – Álcool etílico pring.

Continue navegando