Buscar

Percepção do Movimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Há receptores sensíveis no olho, ao movimento (são os gânglios retinianos)
MOVIMENTO INDUZIDO – nem sempre o que um observador percebe quando estando em movimento realmente o está – em certos casos, o que se vem a perceber é que dentro de um ambiente totalmente escuro, se houver dois objetos, um maior e um menor e, somente o maior estiver realmente se movimentando, a impressão será a de que a figura maior está parada e que somente a figura menor está em movimento.
*
Nesta condição diz-se que o estímulo maior em movimento induz o movimento do menor. No caso do movimento induzido, realmente há um movimento presente, só que há perceptualmente uma atribuição do movimento à parte errada
*
Como enxergamos o movimento nos filmes? Lembra que o nosso cérebro prefere perceber a boa continuidade dos objetos? Pois é assim que vemos o movimento nos filmes. São apresentadas cerca de 24 imagens por segundo que dão a idéia de movimento (movimento estroboscópico). 
O movimento não está no filme e sim em sua cabeça.
*
O mesmo acontece com o chamado fenômeno phi. Ele nos dá a idéia de que luzes que piscam em tempos diferentes estejam se movendo.
CONSTÂNCIA PERCEPTIVA
Ela nos permite perceber um objeto como imutável mesmo através dos estímulos que recebemos de sua mudança.
*
Por isso podemos reconhecer objetos mesmo com a mudança no tamanho, na cor, forma ou claridade.
Podemos perceber alguém de relance e identificá-la em um tempo menor que o que precisamos para respirar.
Nossos neurônios recebem o estímulo e comparam com imagens guardadas em nossa memória.
*
CONSTÂNCIA DE FORMA E DE TAMANHO
Alguns objetos não podem ser modificados mas a depender do ângulo de visão mudam a sua imagem. A constância da forma classifica manifestações semelhantes do objeto como sendo o objeto (exemplo da porta fechada e aberta).
A constância do tamanho nos permite manter a noção do tamanho do objeto mesmo quando estão distantes (exemplo das pessoas no carro).
*
RELAÇÃO TAMANHO-DISTÂNCIA
Deduzimos o tamanho dos objetos a partir da relação da distância com a imagem na retina.
No exemplo do monstro a perspectiva linear informa que o segundo desenho está mais longe, mesmo que os dois retratem a mesma imagem na retina. Isto faz com que o segundo pareça maior.
*
CONSTÂNCIA DA CLARIDADE
Independente da iluminação os objetos mantém a sua luminosidade.
A claridade percebida depende da luminância relativa - quantidade de luz que um objeto reflete em relação a sua adjacência
*
A ILUSÃO PERCEPTIVA E A ORGANIZAÇÃO:
A posição, o ângulo em que vemos pode interferir na percepção que temos de algo. 
*
MOVIMENTO APARENTE:
É a percepção do movimento quando não há nenhum movimento físico verdadeiro. É a ilusão do movimento 
PODE SER;
MOVIMENTO ESTROBOSCÓPICO; duas luzes (setas, a pouca distância uma da outra, piscando alternadamente a uma certa velocidade, em determinado momento vai gerar a impressão de um movimento de uma luz na direção da outra. Por exemplo como se a se movesse para b. exemplos anúncios luminosos, sinalizações de trânsito).
*
MOVIMENTO DE QUADRO DE FIGURAS
Série de fotografias com diferenças muito pequenas são projetadas em uma tela em sucessão rápida. 
A persistência visual possibilita a percepção do movimento, pois, devido à rapidez das projeções uma imagem atinge a retina enquanto a outra ainda não se desfez, o que funde as duas imagens e daí surge a percepção do movimento.
*
MOVIMENTO AUTOCINÉTICO;
EX: Um ponto de luz em um cômodo escuro gerará a impressão do mesmo estar se movendo ao se fixar o olhar sobre o mesmo. Esse fato pode ser conseqüência dos movimentos involuntários da musculatura do olho ao se fatigar pelo tempo de fixação no ponto, tal fato gerará a necessidade de uma compensação da musculatura fadigada para manter a fixação, isso poderá ocasionar tal efeito.
*
PÓS EFEITO DO MOVIMENTO = Um movimento percebido pode persistir depois de cessado o estímulo móvel.
Ex créditos ao final do filme...
 
ILUSÃO DA CACHOEIRA = FADIGA DOS DETECTORES DE MOVIMENTO = DETECTORES PARA CERTA DIREÇÃO FICAM FATIGADOS E SURGE A IMPRESSÃO DO MOVIMENTO EM SENTIDO OPOSTO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando