Buscar

Noções de cosmografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Noções de cosmografia
Forma e dimensão da Terra
Centro da Terra
Eixo terrestre
Plano do Equador, linha do equador, hemisférios 
Longitude, latitude e altitude 
Dimensões do sol e distancia terra-sol
Movimentos de rotação e translação
Declinação do sol, solstícios equinócios
Calculo do comprimento do dia
Ângulo zenital do sol
Calcular a sombra no dia de hoje, dia de Natal, dia de São João e dia do seu aniversario 
a Terra possui cerca de 510 milhões de quilômetros quadrados. Outra importante confirmação refere-se à sua forma: um geoide, com leve achatamento nos polos. O planeta ao todo possui cerca de 510 milhões de km quadrados de superfície
De acordo com a União Astronômica Internacional (UAI) e a União de Geodésia e Geofísica Internacional (UGGI), esse achatamento é pequeno, visto que o diâmetro da Terra no sentido da linha do Equador é de 12.756 quilômetros, enquanto entre os polos Norte e Sul é de 12.714 quilômetros, ou seja, uma diferença de apenas 42 quilômetros.
O centro da Terra – ou, mais precisamente, o núcleo terrestre – encontra-se a uma profundidade que vai de 5100 m até 6370 m. 
O eixo terrestre é uma linha reta imaginária que cruza o centro da Terra e ambos os pólos geográficos, em torno da qual este planeta gira.  Forma um ângulo de 66 graus e 33 min em relação ao plano da órbita terrestre em volta do Sol.
 
Equador é o nome dado à linha imaginária que resulta da intersecção da superfície da Terra com o plano que contém o seu centro e é perpendicular ao eixo de rotação.  O equador divide a superfície da Terra em dois hemisférios: o hemisfério norte, ou setentrional, que contém o polo norte, e o hemisfério sul, ou meridional, que contém o Polo Sul. O raio do equador é cerca de 6 378 km, o que corresponde a um perímetro de 40 075 km.
A nossa posição sobre a Terra é referenciada em relação ao equador e ao meridiano de Greenwich e baseia-se em três denominações: a latitude, a longitude e a altitude. A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich, esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º (no equador) e 90º para Norte ou para Sul.  a longitude é medida ao longo do Equador, e representa a distância entre um ponto e o Meridiano de Greenwich. Também é medida em graus,  podendo ir de 0º a 180º para Leste ou para Oeste. Altitude é a distância vertical medida entre um determinado ponto, e o nível médio do mar. 
A distância da Terra ao Sol é cerca de 150 milhões de quilômetros. O raio médio do sol é de 696.000 quilómetros, o que torna o seu diâmetro de cerca de1.392.000 km.
O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas. Já o movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol.
ângulo formado entre uma linha imaginária ligando o centro da Terra ao centro do sol, com o plano do Equador.

Outros materiais