Buscar

Trabalho escrito D.P.

Prévia do material em texto

Doença Periodontal como um dos principais agravos em Saúde Bucal no Brasil
É responsabilidade da atenção básica de saúde estar a par das principais patologias que acometem a população local. Com base no levantamento epidemiológico realizado pelo Ministério da Saúde, em âmbito nacional, foi registrado que os principais agravos que acometem a saúde bucal no Brasil são:
1º Cárie Dentária;
2º Doença Periodontal;
3º Câncer Bucal;
4º Traumatismo Dentário;
5º Fluorose Dentária;
6º Edentulismo;
7º Má Oclusão.
A doença periodontal é o segundo maior agravo da saúde bucal enfrentado pela população brasileira. Esse agravo consiste na agressão dos tecidos de sustentação que envolvem os dentes, que são: gengiva, ligamento periodontal, osso alveolar e cemento. A agressão se dá por meio de uma infecção causada principalmente pelo biofilme dental (placa bacteriana) acumulado na superfície do dente.
A doença periodontal é um grande problema na saúde pública do Brasil, visto que, a percentagem de pessoas com algum problema periodontal nas faixas etárias de 15 a 19, 35 a 44 e 65 a 74 anos de idade é, respectivamente 53,8%, 78,1% e 92,1%, de acordo com os resultados do Levantamento Epidemiológico SB Brasil 2003. A ausência do controle de biofilme dental e a má higienização oral são uns dos principais determinantes da doença, associado também a outros fatores de riscos. Com isso se faz necessário a conscientização e orientação dos profissionais de saúde bucal quanto as formas de prevenção da doença periodontal.
Além dos fatores principais e locais para o desenvolvimento da doença periodontal existem algumas condições que podem elevar as chances de um indivíduo adquiri-la, essas condições possuem caráter sistêmicos. Doenças como diabetes e AIDS criam um ambiente favorável para o desenvolvimento da doença, portanto, para as pessoas que possuem essas doenças, é necessária ficar atento aos sinais e sintomas. Fatores culturais e socioeconômicos também são contribuintes para o aumento de chances de desenvolver a doença, devido a falta de acesso a higienização bucal, ambiente de vida precário e etc. A má nutrição, o fumo, o abuso excessivo do álcool, imunodepressão e stress são alguns hábitos que também facilitam o surgimento e agravo da doença periodontal.
A abordagem coletiva do agravo é fundamental para conscientização da população. Ações sociais em grupos voltadas para a promoção da saúde por fator de risco (ex: diabéticos, tabagistas, gestantes) são ideais para essa conscientização. Os responsáveis pelas orientações sobre higienização bucal
para a população, em foque na abordagem coletiva, são os dentistas, ASB’s E TSB’s, com objetivo de promover/prevenir o agravo das principais doenças que afetam a saúde bucal brasileira. 
É importante alertar a população não somente sobre as consequências da doença, mas sim as causas, com intuito de diminuir o desenvolvimento da doença.
Na abordagem individual realizada pelo cirurgião-dentista para com o paciente é preconizado a promoção à saúde, prevenção da doença periodontal e a influência de seus fatores de risco. As duas formas clássicas de manifestação da doença periodontal são: gengivite e periodontite, que não necessariamente dependem uma da outra para ocorrer. O tratamento reabilitador quando a doença já está instalada é importante, sempre dando ênfase na prevenção logo após a finalização do tratamento. 
Concluímos que o principal fator para o sucesso da prevenção contra a doença periodontal é o controle da placa bacteriana (biofilme) e consequentemente a boa higienização bucal. É dever de todo profissional da saúde priorizar a promoção à saúde.
 Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008. 92 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica; 17) 
PERIODONTITE: ENTENDA AS CAUSAS, OS FATORES DE RISCO E COMO IDENTIFICAR. [S.l.: s.n.], 2016. Disponível em: <http://tepe.com.br/periodontite-entenda-as-causas-os-fatores-de-risco-e-como-identificar/>. Acesso em: 05 mar. 2018. 
LOTUFO, Sandra Botti. Cirurgiã-dentista explica os fatores de risco e sintomas da doença periodontal. 17 de Abril de 2015. Disponível em: <http://www.olhardireto.com.br/conceito/colunas/exibir.asp?id=485&artigo=cirurgia-dentista-explica-os-fatores-de-risco-e-sintomas-da-doenca-periodontal>. Acesso em: 03 mar. 2018.

Continue navegando