Buscar

Trabalho de Direito Econômico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Direito Econômico. 
O Direito econômico é um ramo de grande importância para o estudo do Direito. Seu surgimento está ligado ao fim do liberalismo e à Grande Recessão de 1929, no qual o Estado esteve obrigado a intervir na economia para solucionar os conflitos oriundos da instabilidade financeira que atingiu certos países nesse período.	
Sob essa ótica, foi iniciado um processo de regulamentação da intervenção do Estado, dando origem a um conjunto de normas, princípios e instituições próprias que formam o Direito Econômico.
No campo legislativo e doutrinário, o Direito Econômico é ramo jurídico autônomo, pois possui instituições, normas e princípios próprios. Entretanto, dizer que o Direito Econômico é autônomo, não significa que está afastado dos outros ramos do Direito.
O Direito Econômico está ligado, primeiramente ao Direito Constitucional, pois todos os atos do Estado deve estar alinhado à Constituição. O principal está estabelecido nos princípios fundamentais da soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, e o pluralismo político.
Outro ramo que está conectado com o Direito Econômico é o Direito Administrativo, pois este regula a intervenção do Estado no domínio econômico. Porém o Direito Administrativo visa a prestação dos serviços públicos, enquanto que o Direito Econômico regula as atividades dos agentes econômicos.
O Direito do Consumidor também está ligado ao Direito Econômico, mesmo sendo uma ligação estreita. O Direito do Consumidor existe para proteger o consumidor hipossuficiente dos abusos econômicos praticados pelo mercado.

Continue navegando