Buscar

tema 2

Prévia do material em texto

Processo de Admissão Tema 02
O processo de admissão de empregados em uma empresa é revestido de uma série de formalidades caracterizada pela exigência de diversos documentos não só por exigência legal, mas também como forma de garantir direitos dos empregados e dos empregadores.
É exigida, normalmente a apresentação dos seguintes documentos: carteira de trabalho e previdência social (CTPS), cadastro de pessoa física (CPF), carteira de identidade, título de eleitor, carteira de reservista, cadastramento do PIS, comprovante de escolaridade exigida para o cargo, comprovante de registro profissional expedido pelos órgãos de classe – OAB, CREA, CRM, etc., fotografias e outros documentos que forem pertinentes ao cargo que a empresa entender por bem exigir.
Importante ressaltar que o artigo 1º da Lei 5.553/68 estabelece que os documentos de identificação pessoal, ainda que apresentados por fotocópias autenticadas, inclusive comprovante de quitação com o serviço militar, título de eleitor, certidão de nascimento, não poderão ser retidos pelo empregador por mais de cinco dias, salvo por determinação judicial.
Gilson José Fidélis observa, com razão, que frequentemente se permite que o candidato deixe para entregar documentos importantes em dia futuro, muitas vezes pela pressa da admissão, por falta de planejamento ou orientação adequada, acarretando retrabalho e perda de eficiência do próprio departamento. Cabe uma orientação clara e objetiva aos gestores de que a empresa correrá riscos trabalhistas, caso isso aconteça.
Além de verificar se todos os documentos foram apresentados, deve-se observar ainda o correto preenchimento de outros, quais sejam:
Carteira de trabalho e previdência social (CTPS): O artigo 13 da consolidação das leis trabalhistas estabelece que a carteira de trabalho e previdência social é documento obrigatório para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, ainda que em caráter temporário. Deve ser entregue pelo empregado, contrarrecibo, para registro de sua admissão, ressalte-se que o artigo 29 da CLT estabelece que o empregador terá o prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas para anotação e devolução.
Por ocasião da admissão deverão ser anotadas a data da admissão, a remuneração e forma de pagamento, o código de classificação brasileira de ocupações – CBO, nos termos da Portaria n.º 3/92 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, e a ainda, circunstâncias especiais, se houver. As anotações poderão ser feitas através de procedimento manual ou mecânico, sendo permitido o uso de etiquetas autocolantes.
A CTPS é um documento de extrema importância frente ao contrato de trabalho, sendo que suas anotações são especialmente exigidas nos seguintes casos: Justiça do trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Sindicatos e Delegacias regionais do trabalho (homologações de rescisões contratuais), Caixa Econômica Federal (recebimento de seguro-desemprego, FGTS, PIS).
Importante ainda destacar que as anotações deverão ser feitas em ordem cronológica, sem abreviaturas, rasuras, emendas, nada que possa gerar dúvidas, sendo que caso isso ocorra, deverá ser procedida ressalva na parte que se destina às anotações gerais. Ainda nesta parte, deverá ser colocado os dados do contrato de experiência e o cadastramento do PIS, no caso de primeiro emprego.
Nos termos do artigo 11 da Portaria n.º 3.626/91 do MTE, a atualização das anotações do aumento salarial na CTPS será efetuado na data-base da categoria à qual pertença o empregado, salvo na rescisão contratual ou, a seu pedido, para fins previdenciários, aquisição de moradia ou outro motivo que justifique a atualização. As atualizações na CTPS também poderão ser feitas com o uso de etiquetas, desde que autenticadas pelo empregador ou seu representante legal.
Por derradeiro, é importante lembrar que é vedado ao empregador efetuar anotações desabonadoras à conduta do empregado em sua CTPS, aqui compreendida qualquer anotação que possa inibir uma futura contratação do empregado por outro empregador.
Registro de empregado: Nos termos da Portaria 1.121/95, em todas as atividades é obrigatório o registro de empregados em livro ou ficha, tão logo eles iniciem a prestação de seus serviços. O livro ou ficha de registro do empregado deve conter, obrigatoriamente, as seguintes informações:
Identificação do empregado, com número de série da CTPS.
Data de admissão e demissão.
Cargo ou função.
Remuneração e forma de pagamento.
Local e horário de trabalho.
Concessão de férias.
Identificação da conta vinculada do FGTS e da conta do PIS/PASEP.
Acidente do trabalho e doença profissional, quando tiverem ocorrido, e contribuição sindical.
O empregador pode optar pelo sistema informatizado, utilizando arquivo magnético ou óptico, tanto para registro como para armazenamento de informações dos admitidos anteriormente à implantação do sistema.
Atestado de saúde ocupacional – ASO: O exame médico é obrigatório por ocasião da admissão e tem por finalidade constatar a capacidade física e mental do empregado para o exercício da função a que está sendo contratado.
Termo de responsabilidade e ficha de salário-família: Para obtenção do salário-família o empregado deve firmar, por ocasião da admissão ou quando da solicitação de inclusão ou extinção desse benefício, um termo de responsabilidade comunicando a ocorrência do fato. Há necessidade ainda, de se manter atualizada a ficha do salário-família, a fim de ser exibida à fiscalização, quando solicitada.
Declaração de dependentes para fins do Imposto de Renda: Para fins de desconto na fonte, os beneficiários devem informar à fonte pagadora os dependentes que serão utilizados na determinação da base de cálculo.
Acordo para prorrogação de horas de trabalho: Documento que demonstra o acordo entre a empresa contratante e o trabalhador com relação à duração do trabalho diário, e que pode acrescentar até duas horas, consideradas extraordinárias e pagas com acréscimo que a legislação ou acordo coletivo determinar. (FIDÉLIS, 2009).
Acordo para compensação de horas de trabalho: Documento pelo qual as partes estabelecem a possibilidade de se compensar o excesso de horas de um dia pela correspondente diminuição de outro dia.
Termo de opção de vale-transporte: Documento que identifica a opção ou não do funcionário pelo benefício do vale-transporte. No futuro, pode inclusive ser uma garantia legal do empregador, caso o empregado alegue a não concessão do vale-transporte, embora tenha optado por não recebê-lo.
Outros documentos poderão ser solicitados e preenchidos a depender das peculiaridades de cada caso, como exemplo pode-se citar as empresas que oferecem benefícios que dependem da autorização do empregado para desconto em folha de pagamento, nesta hipótese o empregado deve firmar termo de autorização para que se proceda o desconto.
Questionário
Questão 1: Com relação ao processo de admissão, considere as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta:
Não se considera contravenção penal a retenção injustificada de documento pessoal do colaborador.
A Carteira Nacional de Habilitação pode ser considerada um documento dispensável para a contratação de um colaborador que exercerá a função de motorista. 
Não é necessária a apresentação da Carteira de Trabalho para a realização do processo de admissão de um empregado.
O registro na Carteira de Trabalho é indispensável no processo de admissão de um empregado.
N.D.A.
Questão 2: Caça-palavras. Encontre três documentos indispensáveis para a realização do pro- cesso admissional de um colaborador.
	D
	J
	L
	L
	K
	J
	B
	U
	T
	F
	V
	Ç
	L
	J
	H
	H
	H
	G
	G
	G
	J
	K
	K
	C
	I
	H
	Ç
	F
	U
	Y
	V
	L
	Y
	F
	F
	J
	G
	C
	A
	M
	H
	E
	R
	A
	T
	Q
	W
	E
	T
	U
	I
	O
	I
	U
	H
	L
	P
	O
	I
	U
	FG
	G
	R
	G
	P
	Y
	T
	G
	M
	T
	O
	I
	Y
	G
	L
	K
	H
	F
	G
	C
	A
	R
	T
	E
	I
	R
	A
	D
	E
	I
	D
	E
	N
	T
	I
	D
	A
	D
	E
	I
	U
	H
	E
	H
	S
	U
	H
	K
	A
	T
	S
	D
	F
	G
	H
	J
	K
	T
	Y
	Q
	R
	A
	I
	O
	Q
	R
	Q
	E
	R
	U
	O
	R
	Q
	R
	R
	Q
	O
	Q
	A
	W
	F
	D
	R
	E
	W
	F
	W
	D
	F
	L
	E
	F
	W
	D
	F
	W
	E
	W
	D
	F
	V
	G
	A
	D
	F
	V
	F
	T
	V
	O
	D
	V
	F
	D
	V
	F
	D
	F
	G
	D
	S
	D
	D
	V
	D
	S
	D
	T
	S
	D
	V
	S
	D
	Y
	S
	D
	V
	D
	D
	H
	D
	S
	E
	E
	H
	D
	H
	R
	D
	E
	E
	D
	H
	E
	D
	H
	E
	H
	S
	J
	F
	H
	T
	U
	J
	F
	J
	E
	F
	E
	U
	F
	J
	S
	F
	J
	U
	J
	H
	D
	D
	G
	R
	F
	D
	D
	D
	M
	D
	L
	F
	D
	D
	D
	D
	D
	F
	D
	G
	S
	S
	S
	A
	E
	S
	S
	S
	T
	S
	E
	E
	S
	S
	O
	S
	S
	E
	S
	S
	R
	C
	M
	B
	K
	R
	C
	R
	Y
	C
	I
	K
	C
	R
	I
	C
	R
	K
	R
	M
	T
	I
	J
	A
	E
	T
	I
	T
	U
	I
	T
	E
	I
	T
	T
	I
	T
	E
	T
	J
	V
	K
	I
	L
	I
	V
	K
	V
	A
	K
	O
	I
	K
	V
	O
	K
	V
	I
	V
	I
	N
	M
	G
	H
	O
	N
	M
	N
	D
	M
	R
	O
	M
	N
	C
	M
	N
	O
	N
	G
	H
	P
	S
	O
	U
	H
	P
	H
	C
	P
	M
	U
	P
	H
	O
	P
	H
	U
	H
	S
	U
	Ç
	E
	G
	L
	U
	Ç
	U
	O
	Ç
	U
	L
	Ç
	U
	L
	Ç
	U
	L
	U
	E
Questão 3: Descreva quais informações devem constar, obrigatoriamente, no livro ou ficha de registro dos empregados.
Questão 4: Explique no que consiste o acordo para compensação de horas de trabalho.
Questão 5: Qual a finalidade do termo de opção do vale-transporte?
Questão 6: Considere os dados apresentados e pre- encha os campos pertinentes na CTPS a seguir:
Dados: Empresa contratante: Mundo dos Brinque- dos LTDA, CNPJ nº 01.222.333/0001-11, situada na Avenida dos Carrinhos, nº 10, São Paulo-SP. Colaborador: Emerson dos Santos, admitido em 1º de abril de 2011, registro nº 11, folhas 11, receberá a título de remuneração a quantia de R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) para exercer o cargo de gerente de departamento pessoal, sendo o Código Brasileiro de Ocupação – CBO – o de nº 1422-10.
CONTRATO DE TRABALHO Empregador................................................................................CNPJ..........................................................Rua...................................................nº.........Município...........................................Est............Esp. do estabelecimento.............................. Cargo.......................................................CBO nº........Data admissão......de........de......................Registronº........Fls./Ficha............................Remuneração especificada........................Ass. do empregador ou a rogo c/ testemunha 1º.......................... 2º................................... Data da saída....... de..................de..............Com. Dispensa CD nº..................................
Questão 7: Com relação à Carteira de Trabalho e Previdência Social, assinale a alternativa CORRETA:
Será obrigatoriamente apresentada pelo trabalhador ao empregador que o admitir, independentemente de recibo, o qual terá o prazo de 48 (quarenta e oito) dias para proceder as devidas anotações.
Atualmente, não mais se permite que as anotações sejam feitas através de procedimento manual, devendo as empresas obrigatoriamente utilizar sistemas mecânicos ou eletrônicos. 
Será obrigatoriamente apresentado contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual terá o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para proceder as devidas anotações.
 Será obrigatoriamente apresentado contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual o devolverá na ocasião em que for desligado da empresa.
 N.D.A.
Questão 8: Com relação ao Imposto de Renda, assina- le a alternativa CORRETA:
Para fins de desconto na fonte, os beneficiários não são obrigados a informar à fonte pagadora, através de declaração, os seus dependentes.
Para fins de desconto na fonte, os beneficiários devem informar à fonte pagadora, através de declaração, os seus dependentes.
Não se admite que sejam feitos desconto na fonte, apesar disso, os beneficiários devem informar à fonte pagadora, através de declaração, os seus dependentes.
Os beneficiários devem omitir à fonte pagadora os seus dependentes, pois do contrário poderão sofrer desconto diretamente da fonte pagadora.
N.D.A.
Questão 9: O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) corresponde ao:
Exame médico, obrigatório, por ocasião da admissão e tem por finalidade constatar a capacidade profissional do empregado para o exercício da função a que está sendo contratado.
Exame médico, facultativo, por ocasião da admissão e tem por finalidade constatar a capacidade física e mental do empregado para o exercício da função a que está sendo contratado.
Exame médico, obrigatório, por ocasião da admissão e tem por finalidade constatar a capacidade física e mental do empregado para o exercício da função a que está sendo contratado.
Exame médico, facultativo, por ocasião da admissão e tem por finalidade constatar a profissional do empregado para o exercício da função a que está sendo contratado.
Questão 10: Explique no que consiste o acordo para prorrogação de horas de trabalho.3
GABARITO
Questão 1 Resposta: Alternativa D.
 Questão 2
	D
	J
	L
	L
	K
	J
	B
	U
	T
	F
	V
	Ç
	L
	J
	H
	H
	H
	G
	G
	G
	J
	K
	K
	C
	I
	H
	Ç
	F
	U
	Y
	V
	L
	Y
	F
	F
	J
	G
	C
	A
	M
	H
	E
	R
	A
	T
	Q
	W
	E
	T
	U
	I
	O
	I
	U
	H
	L
	P
	O
	I
	U
	F
	G
	G
	R
	G
	P
	Y
	T
	G
	M
	T
	O
	I
	Y
	G
	L
	K
	H
	F
	G
	C
	A
	R
	T
	E
	I
	R
	A
	D
	E
	I
	D
	E
	N
	T
	I
	D
	A
	D
	E
	I
	U
	H
	E
	H
	S
	U
	H
	K
	A
	T
	S
	D
	F
	G
	H
	J
	K
	T
	Y
	Q
	R
	A
	I
	O
	Q
	R
	Q
	E
	R
	U
	O
	R
	Q
	R
	R
	Q
	O
	Q
	A
	W
	F
	D
	R
	E
	W
	F
	W
	D
	F
	L
	E
	F
	W
	D
	F
	W
	E
	W
	D
	F
	V
	G
	A
	D
	F
	V
	F
	T
	V
	O
	D
	V
	F
	D
	V
	F
	D
	F
	G
	D
	S
	D
	D
	V
	D
	S
	D
	T
	S
	D
	V
	S
	D
	Y
	S
	D
	V
	D
	D
	H
	D
	S
	E
	E
	H
	D
	H
	R
	D
	E
	E
	D
	H
	E
	D
	H
	E
	H
	S
	J
	F
	H
	T
	U
	J
	F
	J
	E
	F
	E
	U
	F
	J
	S
	F
	J
	U
	J
	H
	D
	D
	G
	R
	F
	D
	D
	D
	M
	D
	L
	F
	D
	D
	D
	D
	D
	F
	D
	G
	S
	S
	S
	A
	E
	S
	S
	S
	T
	S
	E
	E
	S
	S
	O
	S
	S
	E
	S
	S
	R
	C
	M
	B
	K
	R
	C
	R
	Y
	C
	I
	K
	C
	R
	I
	C
	R
	K
	R
	M
	T
	I
	J
	A
	E
	T
	I
	T
	U
	I
	T
	E
	I
	T
	T
	I
	T
	E
	T
	J
	V
	K
	I
	L
	I
	V
	K
	V
	A
	K
	O
	I
	K
	V
	O
	K
	V
	I
	V
	I
	N
	M
	G
	H
	O
	N
	M
	N
	D
	M
	R
	O
	M
	N
	C
	M
	N
	O
	N
	G
	H
	P
	S
	O
	U
	H
	P
	H
	C
	P
	M
	U
	P
	H
	O
	P
	H
	U
	H
	S
	
	Ç
	E
	G
	L
	U
	Ç
	U
	O
	Ç
	U
	L
	Ç
	U
	L
	Ç
	U
	L
	U
	E
Questão 3: Resposta
16
Identificação do empregado, com número de série da CTPS.
Data de admissão e demissão.
Cargo ou função.
Remuneração e forma de pagamento.
Local e horário de trabalho.
Concessão de férias.
Identificação da conta vinculada do FGTS e da conta do PIS/PASEP.
Acidente do trabalho e doença profissional, quando tiverem ocorrido, e contribuição sindical.
Questão 4 Resposta: Documento pelo qual as partes estabelecem a possibilidade de se compensar o excesso de horas de um dia pela correspondente diminuição de outro dia.
Questão 5 Resposta: Documento que identifica a opção ou não do funcionário pelo benefício do vale-transporte. No futuro, pode inclusive ser uma garantia legal do empregador, caso o empregado alegue a não concessão do vale-transporte, embora tenha optado por não recebê-lo.
Questão 6 Resposta: O aluno deverá preencher da seguinte forma: 
CONTRATO DE TRABALHO
EmpregadorMUNDO DOS BRINQUEDOS CNPJ 01.222.333/0001- Rua: Avenida dos carrinhos n.º 10 Município São Paulo Est: SP Esp. do estabelecimento Comercial Cargo Gerente de departamento pessoal CBO n.º 1422-10 Data admissão 1 de abril de 2011 Registro n.º 11 Fls./Ficha 11 Remuneração especificada R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais) por mês
Ass. Do empregador ou a rogo c/ testemunha 1º.............................. 2º.......................................
Data da saída............de..........................de..............
Com. Dispensa CD n.º...............................................
Questão 7 Resposta: Alternativa C.
Questão 8 Resposta: Alternativa B.
 
Questão 9 Resposta: Alternativa C.
Questão 10 Resposta: Documento que demonstra o acordo entre a empresa contratante e o trabalhador com relação à duração do trabalho diário, e que pode acrescentar até duas horas, consideradas extraordinárias e pagas com acréscimo que a legislação ou acordo coletivo determinar.

Continue navegando