Buscar

Método CRISPR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O método CRISPR, também chamado de CRIPR - CAS9, é um novo modo de modificar o DNA de células vivas. Ele tem como base o sistema de defesa bacteriano contra vírus invasores. Ao detectar um DNA viral já conhecido a bactéria produz dois RNAs curtos, sendo que um deles tem sequência correspondente a do vírus invasor. Esses dois RNAs formam, com a nuclease CAS9, um complexo que revisa o DNA da bactéria. Ao encontrar o material gênico viral que estava inserido no bacteriano a CAS9 corta-o, desativando o vírus. 
	Pesquisadores perceberam que é possível manipular esse complexo altamente especifico. Para isso é necessário modificar o RNA guia para que o complexo corte o gene de interesse, que pode ser uma parte defeituosa, após isso o CAS9 usa de tesouras moleculares para seccionar o DNA. A célula tenta reparar o corte mas isso pode levar a erros, ocasionando mutações. Assim os pesquisadores adicionam outro pedaço de material genético que se recombina com os pedaços de DNA substituindo o anterior. Esse processo pode ser feito em células de cultura, assim como em células-tronco e óvulos fertilizados, produzindo animais transgênicos com mutações especificas. Isso traz grande vantagem ao estudo de doenças humanas complexas, que não são causadas por apenas um gene. 
	Inicialmente isso poderá ser usado para o desenvolvimento de remédios e pesquisas, tendo também grande aplicação na agricultura e, posteriormente, possível tratamento de doenças humanas genéticas e neurodegenarativas. Em 2015 pesquisadores provaram, com testes em animais, que é possível, com a utilização do CRISPR, reduzir em mais de 50% a quantidade de retrovírus, como o HIV, em um organismo. Além de acabar com células cancerosas utilizando-se de células do sistema imunológico modificadas pela mesma técnica.
Yolanda S. Schettino de O. Borges

Continue navegando