Buscar

PROTOCOLO DNS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome do Protocolo
O Domain Name System (DNS), é o sistema que gere os nomes dos domínios web.DNS é hoje em dia uma das partes mais importantes da Internet. O DNS (Domain Name System) e um esquema de gerenciamento de nomes, hierárquico e distribuído. O DNS define a sintaxe dos nomes usados na Internet, regras para delegação de autoridade na definição de nomes, um banco de dados distribuído que associa nomes a atributos (entre eles o endereço IP) e um algoritmo distribuído para mapear nomes em endereços. 
Quando surgiu ?
O DNS surgiu pela primeira vez em 1984, oito anos antes da chegada da World Wide Web, numa altura em que apenas alguns computadores estavam ligados numa rede chamada Internet.
Actualmente, 25 anos depois, são mais de 130 milhões de computadores ligados entre si e a tendência é para este número continuar a aumentar.
Na Internet toda a comunicação entre dois computadores necessita que cada um saiba o endereço IP do outro. Desse modo você necessita do endereço IP para se comunicar com qualquer computador na Internet.
Como endereços IP não são fáceis de lembrar foi decidido que cada computador teria um nome. Para isso era colocado um arquivo
HOSTS em cada computador. Este arquivo HOSTS possuía uma referência IP » Nome de todos os computadores. Este”nome” era o nome de cada computador. Assim as pessoas poderiam acessar os computadores utilizando um nome em vez do IP. O nome seria convertido para o IP pelo computador observando a lista do arquivo HOSTS.
Quando o número de computadores cresceu mais e mais ficou difícil possuir um arquivo HOSTS em todos os computadores com a referência do nome para cada computador. Foi criado, então, o DNS, Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínio. Este sistema consegue transformar nomes em IP sem a ajuda de um arquivo HOSTS.
Como e onde é utilizado ?
Quando você digitou www.google.com no endereço do seu navegador, seu computador fez uma conexão com um servidor de DNS para obter o IP do domínio. Este servidor de DNS, provavelmente mantido pelo seu provedor, tentou procurar o endereço IP do domínio.
O servidor de DNS do seu provedor é que faz o resto do trabalho. Ele se conectou em um servidor raiz do DNS para procurar o endereço IP. 
A maioria das pessoas não sabe muito sobre o Domain Name System, mas se você tem acesso à Internet, provavelmente, você utiliza o DNS quase todo o tempo. Toda vez que você manda um e-mail ou usa um telnet ou um rlogin para acessar um outro host está utilizando o DNS.
Seres humanos preferem utilizar e se lembrar de nomes de computadores. Computadores preferem se referir uns aos outros utilizando números. Na Internet esse número possuí 32 bits e podem ser facilmente armazenados pelos computadores, que possuem memória dedicada ao armazenamento de números. Mas isso não é tão fácil para os seres humanos. Para nós é muito mais fácil nos lembramos de nomes do que uma infinidade de endereços IP, que é o método absoluto de alcançarmos uma máquina qualquer conectada à Internet.
Essa é parte da razão pela qual é necessária a utilização do DNS. O DNS é responsável pelo mapeamento entre os host names, convenientes para os seres humanos, e os endereços numéricos utilizados pelos computadores. Na verdade o DNS é o mecanismo utilizado na Internet para acessar todos os tipos de informação sobre hosts, não só endereços. O DNS é utilizado por quase todos os programas utilizados na Internet, incluindo correio eletrônico, programas de terminal remoto (telnet) e programas de transferências de arquivos (ftp).
Outra função importante do DNS é tornar as informações dos hosts disponíveis e espalhadas por toda a Internet. Manter informações sobre os hosts num só computador só será útil para os usuários deste computador. O DNS proporciona meios para acesso e compartilhamento remoto dessas informações de qualquer lugar da rede.
Mais que isso o DNS permite que a gerência de informações sobre os vários hosts existentes seja distribuída entre vários sites e organizações. Você não precisa enviar suas informações a um site central ou periodicamente acessar uma base de dados mestra. Basta você se preocupar em atualizar seu domínio no seu name server. Este será responsável por disponibilizar todas as informações contidas em seu domínio para todos os outros name serves da rede.
Já que o DNS é um banco de dados distribuído é necessário que o sistema seja capaz de localizar a informação desejada. Logo, o DNS permite que os name serves tenham inteligência para navegar por essa base de dados e localizar informações em qualquer domínio. 
Aplicações / Software que fazem uso do mesmo ?
Agora, quando é usado o DNS? Sempre que você usar um programa que usa o nome de um computador o DNS entra em ação. Você está mandando uma mensagem eletrônica.O DNS tem que descobrir para você qual o número IP do computador que recebe mensagens destinadas ao domínio example.com.br. Você está acessando o servidor Web da Disney? Lá vai o DNS novamente buscar a tradução do nome www.disney.com para um número IP. Chat, FTP, e mil outras coisas que você se habituou a usar na Internet, todos fazem uso do DNS. Até mesmo para encontrar o servidor de arquivos na sua rede do trabalho há uma grande chance de se usar o DNS, ao invés de métodos menos robustos. Na prática, toda comunicação entre dois computadores de uma rede faz uso do DNS para aumentar a eficiência desta comunicação e o armazenamento de informações (como logs de acesso) sobre a comunicação. E, estes servidores também podem fazer uso do DNS para saber qual é o nome da tua máquina no instante de armazenar os registros de acesso. O DNS funciona nos dois sentidos.

Continue navegando