Buscar

SERVIÇOS DE REDES DE COMPUTADORES Atividade 2

Prévia do material em texto

SERVIÇOS DE REDES DE COMPUTADORES
Atividade 2
1- A hierarquia existe para tratar a questão da escala, uma vez que o DNS utiliza vários servidores. Existem três classes de servidores DNS nessa hierarquia que funciona como uma árvore de ponta cabeça, com raiz em cima e ramificações (galhos) para baixo. Cada classe tem diversos servidores que trabalham distributivamente e cooperativamente, já que não seria possível que o mapeamento dos nomes e endereços IP fossem armazenados em apenas um servidor.Nesse contexto de mapeamento, analise as asserções a seguir:
 (1) Os mapeamentos são distribuídos por servidores para encontrar um endereço IP requisitado pelo DNS.
PORQUE
(2) Um servidor DNS isolado tem todos os mapeamentos para todos os hosts da Internet.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
R: (X) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa
correta da I.
Resposta correta. Parabéns! Você certamente sabe que um servidor isolado não tem todos os mapeamentos, e é por esse motivo que existe a distribuição por servidores (sistema distribuído), afinal, o DNS é um servidor distribuído.
2- Até a década de 1990, a Internet era usada principalmente por pesquisadores, acadêmicos e estudantes universitários para efetuar login em hosts remotos, transferir arquivos de hosts locais para remotos e vice-versa, enviar e receber notícias e correio eletrônico. Embora essas aplicações fossem (e continuem a ser) de extrema utilidade, a Internet era desconhecida fora das comunidades acadêmicas e de pesquisa. Então, no início da década de 1990, entrou em cena uma nova aplicação importantíssima, a World Wide Web.
Assim, a página web vem para tornar possível a navegação na web. Portanto, quais são os componentes da página web?
R: (X) Um arquivo-base HTML e vários objetos
Resposta correta. A Web é a aplicação que chamou a atenção do público em geral. Ela transformou drasticamente a maneira como pessoas interagem dentro e fora de seus ambientes de trabalho. Alçou a Internet de apenas mais uma entre muitas para, na essência, a única rede de dados.
3- O cache é uma característica muito importante no sistema DNS. Por exemplo, em uma cadeia de consultas, quando um servidor DNS recebe uma resposta DNS (contendo, por exemplo, o mapeamento de um nome de hospedeiro para um endereço IP), pode fazer cache das informações da resposta em sua memória local. Se um par nome de hospedeiro/endereço IP estiver no cache de um servidor DNS e outra consulta chegar ao mesmo servidor para o mesmo nome de hospedeiro, o servidor DNS poderá fornecer o endereço IP desejado, mesmo que não tenha autoridade para esse nome. Um servidor DNS local também pode fazer cache de endereços IP de servidores TLD, permitindo, assim, que servidores DNS locais evitem os servidores DNS raiz em uma cadeia de consultas (isso acontece bastante).
 KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de computadores e a internet: uma abordagem top-down [recurso eletrônico]. 6ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
 Nesse contexto, o cache traz vantagens, tais como:
R: (X) .Melhorar o desempenho quanto ao atraso do DNS e reduzir o número de mensagens DNS que são disparadas na Internet.
Resposta correta. Parabéns! Um servidor DNS local também pode fazer cache de endereços IP e servidores TLD, permitindo, assim, que servidores DNS locais evitem os servidores DNS raiz em uma cadeia de consultas.
4-Acabamos de ver que há duas maneiras de identificar um hospedeiro, por um nome de hospedeiro e por um endereço IP. As pessoas preferem o identificador nome de hospedeiro por ser mais fácil de lembrar, ao passo que roteadores preferem endereços IP de comprimento fixo e estruturados hierarquicamente. Para conciliar essas preferencias, e necessário um serviço de diretório que traduza nomes de hospedeiro para endereços IP. Sobre a tarefa do DNS na Internet, analise as asserções a seguir:
 (1) O DNS é um banco de dados distribuído executado em uma hierarquia de servidores de DNS.
PORQUE
(2) O DNS atua na camada de aplicação e permite que hospedeiros consultem o banco de dados distribuído.
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
R: (X) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta correta. O DNS funciona como um banco de dados hierárquico e distribuído, onde existem servidores que chamamos de raiz, de modo que toda hierarquia forme uma árvore lógica, contendo também DNS de alto nível já registrados e níveis inferiores de nomes que são escolhidos conforme necessidade.
5-Um servidor autoritativo é aquele que está autorizado a responder por um domínio. Essa autorização é dada pelos registros de domínios oficiais. No Brasil quem fornece essa autorização para que servidores autoritativos respondam por um domínio é o Registro.br. Se o servidor autoritativo não estiver muito bem preparado, sua vulnerabilidade passa a ser muito grande, pois ele estará suscetível ao que chamamos de poluição de DNS (ou envenenamento).
Por isso, nesse contexto, a atitude indicada é:
R: (X) Não estabelecer um servidor autoritativo se não tiver a devida experiência e preparação.
Resposta correta. a autoridade do Registro.br é reconhecida pelos servidores root (raiz), pois o Registro.br é um NIR ( National Internet Register) responsável pelo Brasil e autorizado pelo LACNIC, que é um dos cinco RIRs ( Regional Internet Register), do mundo.
6-Assim como qualquer sistema, em especial conectado a Internet, existe vulnerabilidade a diversos ataques de segurança. O servidor NTP trabalha com métodos de criptografia para assegurar o transporte de informações, precisando assegurar propriedades de segurança da informação, sendo: autenticidade, confidencialidade, disponibilidade e integridade. Isso é primordial para que sejam considerados seguros.
Considerando essas quatro propriedades, julgue as asserções a seguir:
 ( ) A autenticidade é assegurada por algoritmos que implementam criptografia de chave pública ou simétrica.
( ) A confidencialidade deve ser assegurada para que somente servidores autorizados implementem o NTP.
( ) A integridade e a disponibilidade são asseguradas por implementação de algoritmos, configuração correta do sistema e uma quantidade satisfatória de servidores de tempo servindo de fontes de tempo independentes.
( ) A disponibilidade é assegurada por algoritmos criptográficos.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de asserções Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
R: (X) V, F, V, F.
Resposta correta. Parabéns! É importante entender o que cada propriedade de segurança significa e como ela é assegurada através da implementação dos servidores NTP. As chaves simétricas podem autenticar servidores ou pares em um modo simétrico, por exemplo, enquanto a chave pública permite verificar a integridade de pacotes, dentre outras vantagens de segurança baseadas em autenticação.
 
7-Um determinado protocolo oferece ao HTTP um serviço confiável de transferência de dados, o que implica que toda mensagem de requisição HTTP emitida por um processo cliente chegara intacta ao servidor. De maneira semelhante, toda mensagem de resposta HTTP emitida pelo processo servidor chegara intacta ao cliente. Percebemos, nesse ponto, uma das grandes vantagens de uma arquitetura de camadas, o HTTP não precisa se preocupar com dados perdidos ou com detalhes de como esse protocolo se recupera da perda de dados ou os reordena dentro da rede. Essa e a tarefa desse protocolo e dos protocolos das camadas mais inferiores da pilha de protocolos.
 KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de computadores e a internet: uma abordagem top-down [recurso eletrônico]. 6ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
 Desse modo, qual é esse protocolo que oferece esse serviço confiável ao HTTP?
R: (X) O TCP.
Resposta correta. O TCP fornece um serviço confiável e, portanto, orientado a conexão, promovendo a entrega dos pacotes assim como eles foram enviados e em ordem. A abertura e o fechamento da conexão ocorremde forma suave. Ele também proporciona o reenvio dos pacotes caso eles sejam perdidos, devido ao seu princípio de temporização.
8-O protocolo de tempo para redes permite que dispositivos em rede (servidores, computadores, roteadores, smartphones) sejam sincronizados quanto a hora correta, baseado na coordenada universal de tempo (UTC), considerando sua localidade específica. Existem três associações ou modos em que o NTP trabalha entre os dispositivos, são elas: cliente-servidor, modo simétrico ou modo broadcast e multicast.
Sobre os modos de operação do NTP, analise as seguintes asserções:
 I. O modo de operação cliente-servidor funciona com o servidor enviando uma solicitação de tempo para o cliente, que, por sua vez, responde.
II. O modo simétrico tem como objetivo criar um backup, ao passo que pares de dispositivos trabalhem em conjunto para fornecer apoio ao outro.
III. O modo simétrico é considerado 100% seguro, sendo recomendável na maioria das implementações do NTP.
IV. O modo de operação broadcast e multicast
é utilizado quando precisamos configurar poucos clientes, mas muitos servidores de backup.
V. Quando um servidor responde a requisição de tempo correto para um cliente requisitante, estamos falando do modo de operação cliente-servidor.
Escolha a alternativa que apresente as asserções corretas:
R: (X) II e V.
Resposta correta. Parabéns! Você entendeu qual o intuito de cada modo de operação. Criados para administrar o fornecimento de tempo correto considerando a configuração da rede, os servidores a serem consultados e os erros que podem acontecer.
9- HTTP é um sistema de mão única. Os arquivos são transportados do servidor para o navegador do cliente. Somente o conteúdo da página web é transferido para exibição no navegador. Após essa transferência em determinada requisição, o servidor HTTP tem determinado comportamento e por isso o HTTP é chamado de protocolo sem estado. Nesse contexto, analise as asserções a seguir:
 (1) Os arquivos são transferidos, mas não baixados, de modo que não são copiados para a memória do dispositivo receptor.
PORQUE
(2) O servidor não tem memória, por isso não guarda o objeto que recebe.
 Agora, sobre as asserções, assinale a alternativa correta:
R: (X) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da
I.
Resposta correta. O servidor HTTP tem essa característica chamada de protocolo sem estado e por isso não guarda informação alguma sobre clientes. Se logo depois que o mesmo objeto é requisitado, ele é requisitado novamente, o servidor vai mandá-lo novamente porque não o armazenou, isto é, não lembra que acabou de enviar esse objeto.
10-O NTP é um protocolo utilizado para sincronização de relógios em dispositivos conectados à rede mundial de computadores, a Internet. De um modo simples, é ele quem define as regras para que os dispositivos conversem entre si para definir a hora correta. Assim, todos os dispositivos, sejam computadores ou smartphones, você pode configurar o relógio com o protocolo NTP em servidores ou mesmo diretamente no seu sistema operacional (Windows, Linux, Android).
Dessa maneira, do modo técnico, o servidor NTP trabalha com uma associação do tipo cliente-servidor, quando:
R:(X) O NTP funciona como servidor ao fornecer o tempo e, ao mesmo tempo, funciona como cliente ao passo que consulta o tempo em outros servidores. 
Resposta correta. Ótimo! O NTP é servidor e cliente ao mesmo tempo, contudo, seu funcionamento é muito mais do que apenas requisitar e fornecer a hora correta, no meio desse processo é necessário consultar diversos servidores, analisando as melhores opções devido a atrasos que podem ocorrer, a carga em que cada servidor está submetido, tornando, assim, o trabalho do NTP um tanto complexo.

Continue navegando